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Dicas para Vender Mais

Veja como entender o perfil do seu cliente vai ajudá-lo a ter mais resultados de negócio

Conhecer o perfil do cliente é uma das mais importantes estratégias para quem está à frente de qualquer negócio. Para começar, independentemente da área de atuação, isso fará com que a empresa não gaste dinheiro nem tempo tentando alcançar pessoas que não estão interessadas em adquirir os seus produtos, serviços e soluções. No artigo de hoje, mostramos como você pode entender o perfil do seu cliente e fazer com que o seu negócio tenha mais resultados, extraindo o máximo do potencial que ele pode proporcionar. Acompanhe! 

A importância de entender o cliente 

Quando mencionamos “conhecer o perfil do consumidor”, o que a maioria dos gestores pensa é que deve saber exatamente o que seu público-alvo gostaria de comprar, bem como a forma como quer ser tratado. Afinal, esses são os dois principais pontos que qualquer empresa precisa saber para se consolidar nesse mercado cada vez mais competitivo. No caso do e-commerce, vale o registro de que o segmento cresceu em proporções elevadas nos últimos anos — mesmo enquanto o país passava por dificuldades, as vendas online continuavam a aumentar exponencialmente. Para se ter ideia, em 2015 o setor faturou R$ 41,3 bilhões. E, em 2025, a previsão é que este valor ultrapasse a cifra de R$ 200 bilhões. Neste mesmo período, o PIB brasileiro saiu de cerca de R$ 5 trilhões para R$ 11,7 trilhões (que é a expectativa para este ano). Ou seja, as vendas online alcançaram um salto significativo, bem acima da média registrada na economia. Essa movimentação é resultado da entrada de novas empresas no comércio eletrônico, seja com operações nativas ou por meio da adoção do omnichannel. Houve uma mudança no comportamento do consumidor e o digital assume, cada vez mais, um papel prioritário. Neste contexto, tornou-se ainda mais necessário conhecer bem o público-alvo, os seus desejos, dificuldades e dores. Sendo assim, compreender hábitos de consumo, passatempos favoritos e outras características individuais dos clientes é um poderoso diferencial para conseguir atrair ainda mais o foco deles para o seu negócio. Como a disputa pela atenção das pessoas tem sido muito acirrada, as suas informações, desejos e expectativas são dados que valem ouro para uma empresa de e-commerce que deseje se destacar. 

Benefícios de conhecer bem o perfil do consumidor 

O primeiro benefício que podemos observar quando uma empresa consegue identificar bem o seu público-alvo é a economia com as estratégias de marketing e divulgação dos seus produtos ou serviços. Se você conhece bem o seu potencial comprador e sabe exatamente onde ele está, fica mais fácil direcionar suas estratégias de comunicação. Assim, você evita alcançar pessoas que não têm interesse nas suas soluções. Além disso, sabemos que as estratégias de marketing custam caro, portanto, ao focar diretamente o seu público, a loja virtual economiza um bom dinheiro com ações para pessoas que não comprarão com ela. Outra vantagem importante é o fato de haver mais pessoas satisfeitas com os seus produtos e serviços. Se quem comprar de você for apenas quem efetivamente gosta das suas soluções, a chance de ter pedidos cancelados, devoluções ou reclamações é menor. No cenário atual, é fundamental considerar ainda a relevância da personalização. Quanto mais conhecimento, mais condições a empresa terá de oferecer uma experiência adequada para as necessidades do seu público. 

As informações importantes para definir o perfil do consumidor 

Agora que entendemos a importância de conhecer o público-alvo e os benefícios que essa estratégia tem para o seu negócio, mostraremos como é possível reunir informações para garimpar os seus consumidores dentre a multidão. 

Pesquisa de mercado 

A pesquisa de mercado é uma excelente alternativa para descobrir o perfil dos seus clientes, principalmente como eles conheceram a sua empresa e os produtos que costumam comprar com mais frequência. Por meio dessa ferramenta, é possível saber o que os seus consumidores pensam sobre a sua marca ou se os seus produtos estão atendendo às necessidades deles. Hoje, com os recursos do digital, as empresas têm à disposição inúmeras ferramentas que podem ser usadas para fazer a captação desse tipo de dado, portanto, o mais importante é a estratégia. 

Redes sociais 

As redes sociais também são uma excelente fonte de dados para conhecer melhor um público. Isso ocorre porque as plataformas digitais oferecem mecanismos de pesquisa que mostram o comportamento de um segmento em específico. Você pode, por exemplo, descobrir as páginas que determinado grupo de pessoas, com certa idade, costuma seguir, bem como o seu grau de escolaridade, região do país, entre outras informações. 

Landing pages 

As landing pages ocupam um espaço importante nas estratégias das lojas virtuais. O objetivo principal é angariar informações sobre essas pessoas, a fim de definir o seu perfil e entender melhor seus interesses. Vale o registro de que, para fazer isso, é necessário oferecer conteúdos e materiais que sejam atrativos para o público, até para convencer os visitantes a fornecerem informações relacionadas aos seus hábitos de consumo. 

Mineração e análises de dados 

Todo movimento que fazemos na internet estão devidamente registrados nas diferentes plataformas. Apesar das regras que existem sobre esse tipo de informação, ainda é possível utilizá-las para encontrar um público em especial. Para isso, é necessário minerar, identificando dados que sejam relevantes para o seu negócio e que tragam mais pessoas para visualizar suas ofertas e provar de suas soluções. 

Relatórios gerados pelas plataformas de e-commerce 

Outra fonte de dados essencial são os relatórios gerados pelas próprias plataformas de e-commerce. Como exemplo, podemos citar o JET Analytics que, com camadas de IA, fornece diversos relatórios para auxiliar na gestão do negócio e o aumento das vendas, incluindo Análise RFM, fundamental para aprimorar as estratégias de retenção de clientes.  Com alguns cliques a loja virtual tem acesso ao:   – Comportamento e jornada de compra   – Relatório de carrinhos abandonados   – Estatísticas gerais   – Análise de Visitas à Loja Virtual   – Tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento.   Essas informações obtidas na própria plataforma de e-commerce podem ser usadas para desenhar as estratégias de vendas e de marketing. E, quando correlacionadas a outras informações, podem gerar valiosos insights para a tomada de decisões também em outras áreas do negócio.   

Os tipos de consumidor de e-commerce no Brasil 

Neste tópico, reunimos alguns dados sobre o perfil do consumidor brasileiro.  Em geral, em termos sociodemográficos, podemos destacar as mulheres são maioria no e-commerce (mais de 60%), atuando no crescimento das categorias de beleza e perfumaria (73% do faturamento), moda e acessórios, pet shop (63% ambos), móveis (60%), eletroportáteis (59%), saúde (58%) e eletrodomésticos (53%). As demais categorias, como telefonia, eletrônicos, casa e construção e informática, são predominantemente masculinas. Com relação à região, segundo dados da ABComm, hoje a região Sudeste abrange 55,8%, seguida pelo Sul do país e pelo Nordeste, praticamente empatados com 16% do mercado. Com relação à idade, a faixa entre 35 a 44 anos é responsável por 35% das vendas concretizadas. Mas se destacam também, representando cerca de 20% cada, as faixas entre 25 e 34 anos e 45 a 54 anos. Em termos de classe social, a classe C responde pela maior parcela das vendas (54,5%). Na B, o índice é de 32,4 e, na D, de 13,4%. Definir o perfil do cliente é uma estratégia que demandará certo tempo, afinal, você deverá fazer pesquisas e ter muita atenção na análise do comportamento das pessoas que compram em seu estabelecimento virtual, para descobrir os seus padrões de consumo.  Ao conseguir definir um público correto, contudo, o seu negócio alcançará um nível superior de performance. Gostou do artigo? Quer saber mais sobre este assunto? Baixe agora este infográfico sobre Comportamento do consumidor: tendências 2025
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