Garantir que o comprador tenha assistência na hora da compra, recebendo um atendimento personalizado, adequado às suas necessidades.
Esta é a proposta do Personal Shopper da JET, desenvolvido para responder às exigências do consumidor omnichannel, que não diferencia mais os canais on e offline e demanda conveniência durante toda a jornada de compra.
Diante deste comportamento, o desafio para as empresas é justamente ter à disposição funcionalidades que preservem o melhor dos dois mundos, de modo que o cliente desfrute de toda a facilidade da compra online, com a conveniência da loja física.
Operacionalmente, o diferencial da ferramenta é assegurar mais autonomia para o time de vendas.
Indicado para vendedores de loja, representantes e afiliados, o Personal Shopper permite que o cliente tenha um atendimento diferenciado, o que impacta diretamente nas taxas de conversão.
Isso porque o profissional faz todo o processo de atendimento e venda diretamente da sua área restrita na loja virtual, a qualquer hora, de onde estiver. E, no final, envia o link de pagamento para o cliente via WhatsApp ou outros comunicadores.
O cliente, então, efetua o pagamento no checkout, com segurança e tranquilidade.
No cadastro do time de vendas, é possível definir quais os meios de pagamento estarão disponíveis para cada vendedor e associar um catálogo de produtos específico para eles, o que facilita bastante o trabalho no dia a dia.
E a configuração também pode ser feita por cliente ou por pedido, assegurando que a loja tenha total flexibilidade para definir os processos que serão adotados em cada situação.
Proximidade com o cliente: mais conversão!
O emprego desse tipo de ferramenta tornou-se imprescindível num cenário no qual as vendas devem ser baseadas, cada vez mais, no relacionamento.
Se a proximidade com o cliente é ponto-chave para o sucesso das operações, as lojas devem dispor de recursos que garantam mais autonomia para o seu time de vendas, ao mesmo tempo em que o gestor tem total controle do processo.
No dia a dia da loja, o personal shopper possibilita que o e-commerce:
– personalize o atendimento, porque o vendedor interage diretamente com o cliente. Assim, entende suas necessidades e tem condições de personalizar a oferta de produtos de acordo com as preferências e perfil da pessoa.
– tenha maior controle do processo de vendas, uma vez que o vendedor tem mais autonomia, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da compra e entrega do produto.
– obtenha maior engajamento do cliente, afinal, o comprador tem contato direto com o vendedor, o que reforça a proximidade com a marca, aumenta a fidelização e a possibilidade de novas compras no futuro.
O mais importante é que ao explorar melhor essas possibilidades, o e-commerce tem como diferenciar-se dos modelos convencionais de loja virtual, oferecendo um atendimento mais humano e personalizado, o que faz muita diferença na conversão.
No atual cenário, não faz sentido considerar que esse tipo de assistência na hora da venda deva ficar restrita à determinadas categorias de produtos.
Hoje temos um consumidor mais exigente e que, a qualquer momento, independentemente do tipo de compra, pode demandar algum tipo de ajuda.
O Personal Shopper tem justamente a função de orientar melhor o cliente, solucionar suas dúvidas e, assim, influenciar sua decisão de compra.
O seu papel é similar ao do vendedor da loja física que, idealmente, precisa combinar seu conhecimento sobre as mercadorias da loja com as percepções que tem a respeito das necessidades da pessoa que está na sua frente.
No digital, com os recursos disponíveis atualmente, essa experiência é ainda melhor.
Além da facilidade para a interação, os recursos permitem que as sugestões sejam ainda mais refinadas. Afinal, há como baseá-las nos dados disponíveis sobre o cliente que podem, inclusive, ser analisados com a ajuda das aplicações de IA.
Ou seja, em alguns segundos, o vendedor tem como fazer sugestões muito mais precisas e, com alguns cliques, agilizar o fechamento da compra, num ambiente seguro.
Para o e-commerce, isso não significa apenas aumento do faturamento imediato. Um trabalho bem-realizado nessa frente tende a repercutir no relacionamento estabelecido com a marca, com reflexos positivos para retenção e aumento do ticket médio.
A evolução de uma loja virtual depende de inúmeros fatores, mas nada é mais importante que a experiência do cliente. Quanto mais os processos forem fluídos, melhor para os negócios.
Gostou do artigo? Entendeu como funcionam os recursos de venda assistida da solução JET? Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas!