Investir no processo de separação, etiquetação e de embalagem é a melhor forma de identificar as fraudes na entrega do produto, quando o cliente alega que recebeu uma caixa vazia, apesar de lacrada. Todo esse procedimento, chamado de pick and pack, garante o domínio em situações fraudulentas e também permite encontrar erros internos, caso em que é preciso ressarcir o cliente.
De acordo com a consultora em comércio eletrônico, Solange Oliveira, também conhecida como E-commerce Girl, é importante que o problema não seja recorrente. “O segredo é o controle. Com bons processos é possível identificar onde é realizada a fraude”, afirma.
Contar com uma transportadora confiável é a outra metade do processo. A logística e a equipe devem estar preparadas para os desafios do comércio eletrônico, que ainda passa por um apagão de mão de obra especializada. Muitas vezes, a empresa virtual precisará tomar à dianteira e educar as partes integrantes.
Loja segura
A transmissão da confiança ao consumidor começa na plataforma e vai até a maneira como as informações estão dispostas na loja virtual. Para Solange, descrever “os processos da loja virtual, manter uma área abrangente de perguntas frequentes e incluir boas orientações de compra ajudam o cliente a entender que aquela loja virtual não é amadora”.
A saúde financeira da empresa pontocom está diretamente ligada ao bom gerenciamento, nisso se inclui saber lidar com as situações críticas. Para Marcelo F. Silva, gerente de marketing da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico, “tudo na loja deve caminhar para o sucesso, o que depende exclusivamente de uma plataforma de qualidade e de uma gestão profissional”.
Comente!