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Vendas

Pinterest – O que a mania do momento pode fazer pelo seu e-commerce.

By 20/04/2012abril 8th, 2022No Comments

Pinterest é a nova hype social do momento, que começa a invadir a timeline de muitas pessoas e vem crescendo de forma assustadora, chamando a atenção não só das pessoas, mas também de empresas e, consequentemente, dos marketeiros digitais.

Mas o que ele é e como funciona? Como pode ser usado?

A rede, que existe desde 2010, é uma modernização da mania de recortar imagens interessantes e pendurar no quadro do quarto, uma coisa muito comum entre adolescentes da década de 90, mulheres na maioria, tanto elas correspondem a mais de 80% dos usuários (fonte: Gartner).

O próprio nome  da rede remete a esse comportamento: pin (alfinete) interest (interesse). Nos Estados Unidos atingiu 10 milhões de usuários em apenas nove meses. É o maior crescimento já visto em uma rede social. Nem o Facebook conseguiu um número expressivo em tão pouco tempo.

Como um grande mural visual, na Pinterest o usuário compartilha tudo o que julgue ser interessante no formato de imagens e vídeos. Uma grande sacada é permitir que o usuário divida todo esse conteúdo em boards (quadros), que funcionam como temas.

Os usuários compartilham conteúdo individualmente (pinar) ou entre si (repinar), poder dar like, seguir outros usuários e também comentar os pins de seu interesse, gerando um imenso volume de tráfego com essa troca de informações. E mais: compartilhar isso tudo automaticamente no Facebook.

Segundo Daniel Ribas, coordenador de Marketing da JET E-Commerce, “agora que começa atrair a atenção dos brasileiros e ganhar popularidade, as empresas começam a  explorar esse interessante canal de relacionamento”. Então vamos ver como você pode tirar proveito para alavancar seu negócio.

Por causa do crescimento acelerado, apenas quem é convidado pode entrar na rede, mas não desanime. Solicite um convite pelo site. Ele chega no máximo em 2 dias. A partir daí o processo de criar a conta é muito simples e bem explicado.

Enquanto espera, capriche no preparo das imagens que irá compartilhar. O apelo da rede é absolutamente visual, cheia de imagens lindas e bem produzidas. Então não faça por menos, capriche o máximo na produção, seja lá qual for o seu segmento de atuação. Seja criativo para atrair o máximo de atenção possível para sua imagem!

Quem frequenta a rede procura por novidades, então aproveite para lançar novos produtos. Separe o conteúdo por painéis (boards) para que tudo fique organizado. É possível configurar uma imagem de destaque para o painel, então escolha a melhor. Um jeito legal de separar o conteúdo: moda, noite, dia, lançamentos, etc. Você pode ainda apostar na segmentação, pois quanto mais específico o assunto ou produto, maior é a chance de fazer sucesso e atingir o público de forma mais direta.

Estimule o engajamento entre usuários e sua marca. Isso é muito importante porque eles podem dar repin, like, RT e comentar, divulgando seu conteúdo para a rede deles. Isso é uma forma a mais de divulgar seu produto, gerar buzz e tráfego para sua loja.

Use os boards para criar campanhas em datas sazonais, como Dia das Mães, Namorados, Natal, etc. A rede permite que você divulgue em outros lugares o link direto para essa pasta, assim você pode postar no Facebook, Twitter e até divulgar na sua loja.

As possibilidades dessa rede são grandes e as chances de atrair novos consumidores é igualmente proporcional, mas precisa existir pró-atividade por parte do lojista.

“Sustentar a presença da empresa na Pinterest pode ser até mais fácil do que em outras redes sociais, que demandam um nível de interatividade maior entre lojista, seguidores e fãs da marca. Com a vantagem de poder ter o conteúdo e atividades compartilhados automaticamente no Facebook”, conclui Ribas.

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