Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Planejamento do e-commerce para 2016

By 04/01/2016dezembro 5th, 2022No Comments

O planejamento é a fase mais importante do e-commerce, sempre. A cada ano, é importante manter os planos atualizados e prontos para fazer sua loja crescer e ganhar cada vez mais mercado. Nesta primeira semana, é importante avaliar seus resultados durante 2015, estabelecer seus indicadores e planejar as suas ações em todas as áreas do e-commerce.

Contexto para o planejamento

O cenário brasileiro para o e-commerce em 2016 mostra que já temos metade da população conectada à internet (110 milhões de brasileiros com acesso à banda larga). O e-commerce movimentou 63 bilhões de reais em 2015, com tíquete médio de R$ 350.

O acesso mobile é importantíssimo, usado por 52 milhões de pessoas e é um dos grandes focos para todos.

O calendário do planejamento

Em 2016, além das datas já estabelecidas, teremos as Olímpiadas em agosto e as Paraolimpíadas em setembro, ambas no Rio de Janeiro.

Para checar as datas relacionadas aos seus produtos é importante não só consultar as principais datas do ano, em calendário específico, mas pesquisar o contexto e criar um bom briefing para os eventos que se adequam à sua marca.

Crie um briefing com todos os detalhes da ação: contexto, objetivos, posicionamento da marca, com todos os detalhes, como datas de início e fim; metas e objetivos. Ao fim de cada uma verifique se cumpriu as metas e conquistou objetivos e já atualize o documento para o próximo ano.

Metas e objetivos do planejamento

Sempre invista mais tempo no planejamento que na execução. Como o foco são as pessoas, é preciso garantir que você terá tempo para descobrir e acompanhar comportamentos. A execução de suas ações em geral fica mais simples com este planejamento.

É preciso, sim, ter metas e objetivos claros, por exemplo, aumentar faturamento em x%; melhorar a conversão em Aumentar visibilidade dos produtos ou da marca.

Lembre: você precisa planejar as ações em SEO, para o marketing, eventos e relacionamento tanto com os seus clientes como com os fornecedores. Planeje bem e saia na frente da concorrência.

Foto: Samuel Mann, CC-BY

Compartilhe