Skip to main content
Dicas para Vender Mais

O que uma boa plataforma de e-commerce deve ter para vender mais?

By 05/10/2021dezembro 22nd, 2022No Comments

Obter sucesso em uma loja virtual vai além de ter produtos com valor competitivo, um tempo de entrega ágil e fazer um bom uso do marketing digital. O lojista precisa ter uma plataforma de e-commerce eficiente, que ofereça o suporte adequado em todas as ocasiões.

Ter um site com layout intuitivo, que carrega as páginas de forma rápida e não sofra quedas repentinas é essencial no varejo online. Além de tornar a compra mais segura, esses fatores fazem com que o cliente tenha uma boa experiência de compra e dê preferência para os seus produtos em uma próxima oportunidade.

Uma outra questão que deve ser considerada na escolha de uma plataforma para site de vendas é saber se ela tem condições de acompanhar o crescimento do seu e-commerce. Ou seja, não basta saber se a plataforma suporta o tráfego atual do seu site, mas sim se ela tem condições de rodar o site em caso de aumento no número de acessos.

Portanto, para que você consiga entender o que uma boa plataforma de e-commerce deve ter para vender mais, vamos trazer nos próximos tópicos mais detalhes sobre os critérios que devem ser adotados na escolha.

Plataforma para sites de vendas: como contratar a mais adequada?

O crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos (mesmo com a crise, o faturamento tem subido acima da inflação) atrai a atenção de dois tipos de empresários: os que têm uma loja física e resolveram ampliar a oferta de seus produtos para os canais online; e de quem decidiu empreender e optou por ter um negócio online. 

As operações podem ter características diferentes, mas os desafios são comuns. Ambos precisam começar praticamente do zero, respeitando as particularidades do ambiente digital. 

A primeira questão a ser considerada na escolha da plataforma de e-commerce é se a solução é escalável. Ou seja, se tem condições de acompanhar o crescimento da operação. 

Nem todo mundo leva esse aspecto em conta, o que é um erro. Diferentemente do que acontece na loja física, as oportunidades de crescimento são maiores no digital e podem ocorrer rapidamente. 

Afinal, não há limitações geográficas e a expansão da linha de produtos pode ser viabilizada, por exemplo, a partir do estabelecimento de novas parcerias. 

Porém, no início da operação, é normal que o lojista comece devagar, até para testar suas possibilidades. O ideal, então, é trabalhar com uma plataforma para criar site de vendas que tenha um sistema escalável. 

Na prática, isso significa que ela vai conseguir atender à evolução do negócio. Fique atento: vários sistemas disponíveis no mercado podem ser um empecilho para a expansão da loja e isso nem sempre fica claro nas negociações iniciais. 

Outro ponto fundamental é certificar-se da idoneidade da empresa e da experiência dela no mercado. 

Com o crescimento registrado nessa área, o número de fornecedores de plataformas de e-commerce se multiplicou. 

Contudo, o background das operações conta muito nessa hora, porque o desenvolvimento de soluções tecnológicas para essa área exige estrutura e investimento na área de inovação. 

Verifique, então, o histórico do fornecedor, analisando a sua lista de clientes. 

A adesão de varejistas importantes do mercado significa que a empresa tem a confiança do mercado. 

A plataforma JET tem uma posição privilegiada nesse quesito. O seu sistema hoje é usado por mais de 15 mil lojas ativas, entre as quais os maiores e-commerces do Brasil.

Tecnologia da plataforma de e-commerce

Pois bem, sabendo da importância de escolher uma plataforma de e-commerce adequada para a sua loja, agora é o momento de avaliar a tecnologia da ferramenta certa. Mas afinal, como saber qual plataforma para site de vendas oferece a melhor tecnologia?

É possível definir alguns critérios básicos para tomar a melhor decisão. Nesse sentido, a primeira questão a ser considerada é se a plataforma oferece solução omnichannel. Com isso, você garante que seus clientes poderão realizar compras no canal que preferir, seja no WhatsApp, site, marketplace e afins. 

Ademais, observe também se a plataforma para criar site oferece métricas e relatórios detalhados. Isso porque tais informações podem ser usadas para melhorar as estratégias de marketing e vendas do e-commerce. Então, confira nos próximos tópicos como avaliar a tecnologia da plataforma de e-commerce.

Infraestrutura compatível com as demandas

Muitas vezes, numa excessiva preocupação com o custo, acaba-se optando por um sistema que não resolve as demandas do cliente. 

Cuidado, uma vez que nesse caso o investimento será desperdiçado. Se o usuário não consegue fazer a compra, como o seu negócio vai evoluir? 

Para não errar, opte por plataformas desenvolvidas para suportar grandes operações de comércio eletrônico. A JET Neo, por exemplo, garante 99,9% de funcionamento do software, o maior SLA do mercado.

Ferramentas para analisar o desempenho da loja

Ter como monitorar o desempenho da loja com mais precisão é uma das vantagens do comércio eletrônico. Portanto, não abra mão de recursos nessa área. 

O JET Analytics foi desenvolvido justamente para agilizar o processo de tomada de decisão do e-commerce. 

O gestor tem acesso a diversos tipos de relatórios para analisar o comportamento e a jornada de compra de seus clientes, avaliar o perfil dos consumidores e mensurar o desempenho da loja. 

Destaque, ainda, para os relatórios de carrinhos abandonados e para os que trazem todas as estatísticas da operação — visitantes, clientes cadastrados, e-mails cadastrados, pedidos etc.

Suporte técnico para o lojista

Estrutura completa para apoiar o cliente no dia a dia é outro diferencial importante, assim como infraestrutura de hospedagem e atualizações da plataforma. 

No período da Black Friday, por exemplo, não faz sentido que a loja tenha que se preocupar com essa parte técnica. 

O volume de acesso costuma crescer muito, por isso, ter uma plataforma preparada pode fazer a diferença para os seus resultados. 

O ideal é que o fornecedor realize os testes com antecedência e trabalhe para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível.

Foco na conversão

Num mercado tão competitivo como o de e-commerce, o foco deve estar na conversão. As taxas das lojas virtuais não são altas, então, o objetivo é sempre elevar o desempenho da operação nesse quesito. 

Lembre-se de que problemas nessa área também têm a ver com a otimização dos investimentos feitos pelo comércio eletrônico. 

Se conseguimos atrair o público, mas não concluímos as vendas, como justificar os esforços empreendidos para gerar mais tráfego? 

O ideal é que se trabalhe com uma plataforma que tenha disponível os seguintes recursos: 

  • Checkout sem senha; 
  • Auxílio visual para preenchimento dos dados do cartão, com exibição dos campos em etapas; 
  • Módulo de precificação que permite criar diversas promoções; 
  • Integração com marketplaces; 
  • Customizações de front-end que proporcionam melhor usabilidade e aumento da conversão. 

Ainda visando a conversão, é crucial também avaliar os recursos que vão ajudar o e-commerce a promover os produtos, fazer a divulgação da loja. 

Entre as funcionalidades, uma das mais importantes é a possibilidade de customização do visual e da personalidade da loja, de acordo com a identidade da sua marca. 

Em função dessa questão da personalização, o mais indicado é adotar um sistema que opere com tecnologia open front-end, aberta para customização de códigos HTML, CSS e Javascript. 

É importante avaliar, também, se a fornecedora da sua plataforma mantém parcerias com as empresas que formam o ecossistema do e-commerce. 

Os programas de parceiros são importantes para que o lojista possa contar, por exemplo, com o apoio das melhores agências do mercado. 

Como você viu, existem diversos fatores que devem ser analisados na escolha da plataforma para o site de vendas. Mas não é difícil para quem entende as reais necessidades do seu negócio. 

Mais do que esta ou aquela tecnologia, procure verificar se aquela opção atende as especificidades do seu negócio. 

Compartilhe