Com patrocínio da JET, o novo episódio do Podcast Central do Varejo recebeu Dorival Oliveira, VP da Arcos Dourados.
A operação é a maior franquia independente do McDonald’s no mundo e responsável por grande parte das operações da rede no Brasil.
Os números da empresa são grandiosos:
– na América Latina e no Caribe são atendidos pela companhia mais de 20 países.
– são 2,2 mil restaurantes em toda América Latina, entre unidades próprias e subfranqueadas, além de mais de 240 McCafés e cerca de 3.300 desert centers.
– No Brasil, são mais de mil restaurantes, 75 McCafés e 2 mil desert centers.
No bate-papo comandado por Gustavo Chapchap, CXO da JET, e José Fugice, sócio fundador da Goakira, o vp Dorival Oliveira revelou as estratégias que têm sido adotadas para assegurar a relevância da operação no Brasil.
“Entendo que o sucesso tem a ver com a qualidade da refeição que é oferecida, mas o principal é a experiência do cliente. Essa é uma premissa básica para todo o setor varejista”, comentou, lembrando que a marca McDonald´s se mantém ativa na mente e no coração dos brasileiros. “O cliente sabe que vai conseguir desfrutar da experiência, independentemente do momento em que chegar à loja e da sua demanda”, afirmou.
Questionado sobre o que é decisivo hoje na estratégia da marca, ele observou que o resultado é fruto de muito investimento em treinamento e na padronização. “O treinamento da equipe faz parte do DNA do McDonalds e ocorre de forma contínua. E temos inclusive as competições entre os colaboradores e a premiação é direcionada para ajuda de custo na educação”, revelou.
No Brasil, são hoje 53 mil colaboradores para responder pelo serviço das mais de mil lojas da Arcos Dourados, sendo 40% subfranqueados e 60%, próprias.
No marketing, Dorival explicou que o diferencial da marca é a proximidade mantida com o cliente, de forma que a operação seja capaz para se antecipar as suas necessidades.
“É prioritário saber ouvir o cliente e personalizar ao máximo a experiência”, destacou o executivo. Há muitas mudanças acontecendo no consumo. Não sabe o que vamos vender no futuro, mas sabemos que, seja o que for, seremos os melhores”, argumentou.
Para entender melhor as estratégias da empresa, confira a íntegra do episódio neste link.
E, para mais informações sobre a Arcos Dourados, visite o site.