Neste episódio do podcast Central do Varejo, Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, compartilha os bastidores do sucesso da rede, uma das principais do país.
O bate-papo foi conduzido por Daniel Zanco, sócio-fundador da Central do Varejo, e Rodrigo Amaral, head consultant da JET, que é a patrocinadora dessa temporada do podcast.
Em 2012, a rede de óticas Mercadão dos Óculos nasceu com o propósito de se tornar uma franqueadora.
Em 2014, após testar o melhor formato para a loja e a linha de produtos mais adequada para alcançar um público mais abrangente, a rede deu início à expansão.
O ritmo de crescimento foi acelerado nos últimos anos, com destaque para o período de isolamento social.
Segundo Gustavo, de 2020 para 2021, a rede registrou um aumento de 62% no faturamento, em razão, principalmente, da participação das lojas de rua.
A solidez do negócio é evidenciada pela alta taxa de multifranqueados (58% deles possuem de 2 a 10 lojas), indicando a rentabilidade e o sucesso do modelo.
“O segmento ótico é atraente pela necessidade contínua de óculos, e o Mercadão dos Óculos tem se destacado ao investir em marcas próprias de lentes e armações, combinando tecnologia e estilo”, enfatizou Gustavo durante o podcast.
O executivo lembrou que a empresa, desde o início, prioriza a democratização do acesso aos produtos, assegurando a oferta de produtos de qualidade.
Para isso, a tecnologia tem sido uma grande aliada tanto na etapa de produção, como nas vendas.
As lojas contam hoje com totens digitais, responsáveis por proporcionar uma experiência de compra personalizada e otimizada para os clientes.
“Essa tecnologia também é fundamental para que os vendedores ofereçam a consultoria técnica necessária e, assim, validem melhor a decisão do consumidor”, detalhou.
A expansão da rede hoje está fundamentada em algumas frentes. Com forte presença em São Paulo e na região sul do país, a operação mira agora o grande potencial de crescimento de outras áreas do Sudeste, além de Norte e Nordeste.
“Há muito potencial de crescimento no Brasil”, afirmou Gustavo, lembrando que, além do envelhecimento da população, o uso crescente das telas tem demandado mais atenção dos usuários para problemas relacionados à visão.
Entre os modelos de operação para expandir os negócios, o Mercadão de Óculos aposta no lançamento das lojas smart (container) que, com 16 metros quadrados, é ideal para atender locais de grande circulação.
Outra frente importante é a abertura do mercado internacional: hoje já são três unidades próprias em Portugal e há planos também para as primeiras lojas na Argentina, na Colômbia e no México.
Com relação à estratégia no digital, o foco são as ações de aquisição de clientes, direcionando-os para as lojas físicas, onde a conversão é maior e o atendimento é personalizado.
A meta do Mercadão dos Óculos é alcançar 1.000 lojas e consolidar sua posição como referência em inovação e distribuição no setor óptico.
Para entender melhor as estratégias da operação, acesse aqui a íntegra do podcast. E saiba mais sobre a rede no site.