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Webinar/Eventos

Mercadão dos Óculos: digital é fundamental para aquisições de clientes

Neste episódio do podcast Central do Varejo, Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, compartilha os bastidores do sucesso da rede, uma das principais do país. 

O bate-papo foi conduzido por Daniel Zanco, sócio-fundador da Central do Varejo, e Rodrigo Amaral, head consultant da JET, que é a patrocinadora dessa temporada do podcast. 

Em 2012, a rede de óticas Mercadão dos Óculos nasceu com o propósito de se tornar uma franqueadora. 

Em 2014, após testar o melhor formato para a loja e a linha de produtos mais adequada para alcançar um público mais abrangente, a rede deu início à expansão. 

O ritmo de crescimento foi acelerado nos últimos anos, com destaque para o período de isolamento social. 

Segundo Gustavo, de 2020 para 2021, a rede registrou um aumento de 62% no faturamento, em razão, principalmente, da participação das lojas de rua. 

A solidez do negócio é evidenciada pela alta taxa de multifranqueados (58% deles possuem de 2 a 10 lojas), indicando a rentabilidade e o sucesso do modelo.  

“O segmento ótico é atraente pela necessidade contínua de óculos, e o Mercadão dos Óculos tem se destacado ao investir em marcas próprias de lentes e armações, combinando tecnologia e estilo”, enfatizou Gustavo durante o podcast.  

O executivo lembrou que a empresa, desde o início, prioriza a democratização do acesso aos produtos, assegurando a oferta de produtos de qualidade. 

Para isso, a tecnologia tem sido uma grande aliada tanto na etapa de produção, como nas vendas. 

As lojas contam hoje com totens digitais, responsáveis por proporcionar uma experiência de compra personalizada e otimizada para os clientes.  

“Essa tecnologia também é fundamental para que os vendedores ofereçam a consultoria técnica necessária e, assim, validem melhor a decisão do consumidor”, detalhou. 

A expansão da rede hoje está fundamentada em algumas frentes. Com forte presença em São Paulo e na região sul do país, a operação mira agora o grande potencial de crescimento de outras áreas do Sudeste, além de Norte e Nordeste. 

“Há muito potencial de crescimento no Brasil”, afirmou Gustavo, lembrando que, além do envelhecimento da população, o uso crescente das telas tem demandado mais atenção dos usuários para problemas relacionados à visão. 

Entre os modelos de operação para expandir os negócios, o Mercadão de Óculos aposta no lançamento das lojas smart (container) que, com 16 metros quadrados, é ideal para atender locais de grande circulação. 

Outra frente importante é a abertura do mercado internacional: hoje já são três unidades próprias em Portugal e há planos também para as primeiras lojas na Argentina, na Colômbia e no México. 

Com relação à estratégia no digital, o foco são as ações de aquisição de clientes, direcionando-os para as lojas físicas, onde a conversão é maior e o atendimento é personalizado. 

A meta do Mercadão dos Óculos é alcançar 1.000 lojas e consolidar sua posição como referência em inovação e distribuição no setor óptico. 

Para entender melhor as estratégias da operação, acesse aqui a íntegra do podcast. E saiba mais sobre a rede no site. 

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