Skip to main content
Webinar/Eventos

Santil escala operação, sem perder a essência de empresa familiar

By 28/05/2025maio 29th, 2025No Comments

Com 46 anos de atuação no mercado brasileiro, a Santil destaca-se como uma das principais distribuidoras do país em materiais elétricos e iluminação. 

A empresa, que começou com uma loja na rua Santa Ifigênia, região central de São Paulo, tem investido há alguns anos nas vendas baseadas em omnicanalidade. 

Além do e-commerce, mantém hoje quatro lojas físicas na capital paulista e um Centro de Distribuição (CD) no bairro da Água Branca. 

Karina Bassani, sócia e diretora financeira da Santil, compartilhou a experiência da operação no podcast Central do Varejo. Naka Sakaue, sócio da Goakira, e Gustavo Chachap, CXO da JET, receberam a executiva para um bate-papo.  

Cliente da JET há mais de 10 anos, a Santil tem empregado as novas tecnologias a favor das estratégias que valorizam a relação mantida com os clientes. “Conseguimos, nos últimos anos, olhar para os vários canais de venda para escalar a operação, com profissionalismo e respeitando as necessidades do nosso público”, explicou Karina. 

Um dos desafios é justamente lidar com diferentes perfis de clientes, uma vez que a empresa atua com o modelo B2B, atendendo grandes e médias empresas, mas também vende no varejo. 

Neste último caso, o foco do trabalho é direcionado aos profissionais especializados, como eletricistas e instaladores. 

Além das vendas realizadas diretamente para eles, trata-se de um grupo primordial na orientação das compras dos consumidores finais. 

Para valorizá-los cada vez mais, a empresa lançou um programa específico, o Santil Pro, que cadastra e oferece vantagens para os profissionais que atuam nessa área.  

“Hoje nossa performance no digital é muito boa, porque a marca concorre no preço, mas investe muito na qualidade do atendimento, para passar mais segurança para o cliente”, comentou Karina, observando que hoje a integração dos canais está consolidada. 

“Não existe diferenciação entre os diferentes pontos de venda e, assim, um potencializa o outro”, complementa. 

Para conferir a íntegra do episódio e entender melhor os projetos da empresa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-wryRkte2kc 

E, para conhecer a loja, visite: https://www.santil.com.br/ 

E não deixe de acompanhar as novidades da Central do Varejo.  

Compartilhe