Referência nacional entre os corredores, a Velocità nasceu em 1996, quando um grupo de amigos, recém-saídos da universidade, abriram uma pequena loja no bairro dos Jardins, em São Paulo.
A proposta, desde aquele momento, era atender aos apaixonados pelas corridas, oferecendo produtos específicos para a prática e prestando serviços.
Foram muitas mudanças desde então, até mesmo no quadro societário, mas esta essência manteve-se como o pilar da operação: atender à demanda dos corredores.
Para se ter ideia, a Velocità foi a primeira loja do Brasil a disponibilizar o teste da pisada de forma gratuita, justamente por entender que nessa área o cliente muitas vezes vai precisar de apoio para fazer a melhor escolha.
Hoje a rede conta com cinco lojas, além do e-commerce, que tem sido o responsável por acelerar o crescimento da marca.
No novo episódio do podcast Central do Varejo, Alexandre Estefano, managing partner da Velocità, compartilhou como a empresa tem usado o digital para fortalecer os propósitos da marca.
No bate-papo coordenado por Daniel Zanco (fundador da Central do Varejo) e Rodrigo Amaral (head content da JET), o empresário explicou que um dos diferenciais do negócio é entender a importância do varejo online e apostar na força da omnicanalidade.
“No digital, o foco é investir em muita informação, avaliação de produtos, enfim, temos diversos recursos para as análises comparativas, porque sabemos que a venda consultiva é um dos atrativos da marca”, detalhou.
Desde o início, vale o registro, o conceito de comunidade também já estava presente na operação da loja, com eventos, locais para retirada de kits etc.
Em 2013, quando assumiu o negócio, Alexandre concentrou esforços justamente para promover a abertura de novas lojas e ampliar a presença do e-commerce.
A estratégia deu certo: hoje o digital representa 60% do faturamento da Velocità. E 10% das vendas online são feitas de forma assistida, confirmando a relevância da venda consultiva.
“Foi importante, naquele momento, ter uma visão diferente, apostar de verdade no varejo online. Entendemos que ele seria fundamental para acelerar nosso crescimento”, comentou.
Para o executivo, o papel do e-commerce é prestar um serviço para o consumidor, não importa onde a compra vai acontecer.
Nos próximos anos, o digital deve continuar sustentando a expansão, até por permitir uma visão muito clara do potencial de venda dos diferentes mercados.
Clique aqui para conhecer os diferenciais da loja. E, para entender as estratégias da empresa, confira a íntegra do episódio neste link.