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Clientes, Experiência e Atendimento

Por que a indústria precisa de um e-commerce?

By 09/10/2023outubro 26th, 2023No Comments

Por que a indústria precisa de um e-commerce? 

Foi-se o tempo em que as atenções da indústria poderiam se concentrar apenas na relação B2B.  

Nos últimos anos, até em razão do crescimento no uso das plataformas digitais por parte do consumidor final, tornou-se prioritário diversificar os investimentos, abrindo possibilidades de contato direto com o público. 

Com as soluções tecnológicas disponíveis hoje, é possível ter uma plataforma de e-commerce que atenda diferentes públicos, o que significa que a empresa consegue vender online tanto no mercado B2B como adotar outros modelos de vendas. 

Neste contexto, o principal é o entendimento do processo de transformação digital do ambiente corporativo, que implica em empregar os recursos digitais para ampliar as possibilidades de negócios. 

Como vamos ver neste artigo, a adoção do e-commerce vai muito além de vender por meio de um site.  

Trata-se de integrar as operações de venda do fabricante, que devem ser vistas agora sobre a perspectiva da omnicanalidade. 

Quais as vantagens de ter um e-commerce? 

Refletindo sobre os benefícios que o e-commerce pode gerar para a indústria, um dos mais importantes é, certamente, a possibilidade de maior contato com seus consumidores finais. 

Essa é uma questão de extrema relevância, principalmente quando consideramos que, cada vez mais, as vendas devem ser baseadas no relacionamento mantido com o cliente. 

Partindo dessa premissa, devemos considerar que o consumidor está no comando. Ou seja, a decisão de onde e como comprar, deve partir dele. 

Nesse sentido, uma empresa bem-sucedida é aquela que consegue ampliar as oportunidades de contato com o seu público, deixando com que ele escolha qual o canal de sua preferência para se relacionar com a marca. 

Vale o registro de que essa mudança no comportamento do consumidor não aconteceu por acaso. Ela tem sido determinada por uma série de fatores, como a maior facilidade de acesso às informações sobre produtos e serviços. 

Hoje o consumidor não tem apenas tem mais informações disponíveis sobre as empresas, como consegue comparar as soluções de cada empresa e, ainda, conhecer as opiniões de outros clientes. 

Neste ambiente mais “fluido”, não faz muito sentido que a indústria perca a oportunidade de aproximar-se de seus clientes, até porque esse conhecimento muitas vezes é importante no desenvolvimento de estratégias de apoio para a sua rede de revendedores. 

Sintetizando, podemos afirmar que a indústria se beneficia por conseguir: 

* aumentar sua participação no mercado; 

* manter contato direto com os clientes; 

* fazer negócios com maior margem de lucro; 

* e buscar maior estabilidade e controle da marca. 

Como fica a relação com o varejo? 

Como já adiantamos, o fabricante pode obter várias vantagens ao estabelecer a venda direta de seus produtos.  

Contudo, até pela natureza do negócio da indústria, é óbvio que não se pode ignorar a importância de se preservar a relação mantida com os parceiros. 

Para isso, o primeiro passo para quem decidiu ter um e-commerce é contar com soluções tecnológicas que atendam às demandas específicas do negócio. 

Assim, evitam-se os conflitos e valoriza-se a relação ganha-ganha, ampliando as possibilidades de vendas e de contato com o público final. 

Para atuar dessa forma, é preciso estudar qual ou quais modelos de negócio serão adotados: B2C (Business to Client), B2B (Business to Business), B2B2B (Business to Business to Business), D2C etc. Cada modelo tem sua aplicação, vantagem e característica. 

Na escolha da plataforma de e-commerce, é importante considerar uma solução que tenha: 

Gestão de parceiros. Assim, é possível selecionar os distribuidores que farão a entrega, escolhendo-os, por exemplo, conforme a faixa de CEP vinculada. 

Produto restrito. Com essa opção, o consumidor pode ter acesso restrito por perfil, sendo obrigado, por exemplo, a entrar em contato com a loja para acessar informações e finalizar a compra. 

Importação de regras de ICMS. O administrador pode importar a sua tabela de alíquota ICMS e definir para qual perfil de clientes (B2B/B2C) ela estará liberada. 

Por que o e-commerce é importante? 

Além dos fatores relacionados ao dia a dia da empresa, é importante considerar que a adesão ao e-commerce significa acesso a uma modalidade que cresce de forma exponencial. 

As vendas online tiveram um salto enorme nos últimos anos.  

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das vendas em e-commerce no país alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023. 

O valor, que representa um aumento de 2% na comparação com o mesmo período de 2022, é um índice menor do que o registrado nos últimos anos (quando o setor se acostumou a crescer dois dígitos), mas é um sinal importante de recuperação. 

Considerando que o segundo semestre tem grande importância nos resultados do segmento, a ABComm projeta que devemos chegar à cifra de R$ 185,7 bilhões até o final de 2023. 

A segunda edição do E-commerce Trends, da Octadesk e Opinion Box, traz outros dados importantes sobre o comportamento dos clientes: 

– entre os entrevistados (a amostra se concentrou em quem comprou pela internet nos últimos 6 meses), 58% compra mais online do que em lojas físicas. 

– 22% declarou preferência pelas lojas físicas; 14% compra igualmente nos dois canais e 6% opta pela internet. 

– um dado positivo e que confirma a relevância do online: 85% compra pela internet pelo menos uma vez por mês. E a frequência de quem compra online também aumentou: em 2022 eram 12% comprando uma vez por semana, agora em 2023, são 17%. 

Além do aumento da demanda por parte do público, é importante destacar ainda o fato de a indústria, ao adotar o e-commerce, conseguir melhorar os seus processos de gestão. 

Isso acontece quase que naturalmente, na medida em que se multiplicam as ferramentas que podem ser usadas para fazer o controle das vendas. 

E essa facilidade não se restringe ao site, mas alcança todas os canais: mobile, WhatsApp, redes sociais, televendas e marketplaces. 

Com todos os processos devidamente registrados numa plataforma única, a eficiência da operação tende a aumentar, até pela possibilidade de realizar ações específicas para cada canal. 

Como você viu, não há mais restrições para que a indústria adote o e-commerce.  

Com o planejamento adequado, é possível diversificar os modelos de atuação, inclusive preservando a relação com os parceiros de negócio. 

Gostou do artigo? Veja também este artigo sobre E-commerce B2B e B2C: como trabalhar a comunicação em cada um? O conteúdo traz dicas importantes para a diversificação dos modelos de negócio. 

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