O mercado em todo o mundo está se transformando em razão da consolidação do comportamento omnichannel do consumidor.
Na comunicação, devido ao sucesso das estratégias de Inbound Marketing, as empresas viram a necessidade de criar canais de comunicação e informação, colocando todo o foco do trabalho no cliente e não mais no produto.
Os consumidores estão mais exigentes e buscam marcas que investem no conhecimento. Nesse sentido, é muito importante criar diferentes canais de atendimento, de forma integrada. Resulta daí a necessidade de atuarmos com sistemas omnichannel.
No artigo de hoje vamos mostrar como essas soluções estão transformando o mercado. Boa leitura!
O que é omnichannel?
O marketing digital apresenta diversas ferramentas interessantes para expandir o conhecimento da marca e buscar novos consumidores.
Parte-se aqui do entendimento de que o público busca as informações em diferentes canais, como redes sociais, blogs com conteúdos relevantes, chat online ou nas formas mais tradicionais, como e-mail e telefone.
Disponibilizar várias formas de contato do cliente com a marca é fundamental para manter uma empresa competitiva no mercado. Porém, uma preocupação que deve ser levada em conta é a experiência do usuário.
Cada interação com a marca gera uma resposta. Se o cliente tem suas solicitações atendidas, ele ficará satisfeito e poderá retornar.
Porém, se suas necessidades não forem resolvidas, além de não fazer mais negócios com a empresa, ele pode passar essa informação adiante, criando o marketing negativo.
Então, as equipes de marketing enxergaram que criar vários canais de comunicação é importante, mas esses meios devem ser integrados de forma que todos criem boas experiências.
Esse é o conceito de omnichannel no marketing: criar e disponibilizar vários canais de comunicação, de forma integrada, sendo que o consumidor pode transitar entre os meios e obter o máximo de satisfação.
Como as empresas estão utilizando essa solução?
As empresas estão abrindo diferentes canais de comunicação e possibilitando a busca de informações. E essa mudança é visível em todos os processos.
Pense na última compra que você fez. Como ocorreu? Um vendedor simplesmente ligou para você, oferecendo um produto desconhecido ou você buscou informações e comparou ofertas antes de realizar a compra? Provavelmente a resposta foi a segunda opção.
Essa é a transformação que o mercado está recebendo. As empresas estão criando condições para que os consumidores busquem as informações. Aquelas vendas forçadas e anúncios invasivos não têm mais espaço na atual realidade do mercado.
Porém, com a dinâmica que os meios digitais apresentam, a integração é necessária. Por isso, ao observar sites de empresas de sucesso, percebe-se que você pode acessar as redes sociais, entrar em contato com um representante pelo chat, ler conteúdos relevantes — tudo isso no mesmo ambiente, de forma integrada.
Como essa integração está revolucionando o mercado?
Vamos mostrar alguns pontos em que o omnichannel tem promovido grandes avanços:
1. Experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos pilares do omnichannel. A ideia é justamente oferecer uma boa experiência em qualquer ponto de interação. Não importa a forma com que o cliente busca a empresa, ele deve ser encantado e ter suas necessidades atendidas.
2. Processo de compra rápido e fácil
Com o omnichannel, as estratégias de vendas são mais eficientes. Essa mudança passa para o consumidor, que consegue realizar todo o pedido de forma simplificada.
Para ter bons números no mercado online é preciso se preocupar com essa agilidade e facilidade. Se o processo for complexo, outras marcas estarão prontas para receber seus clientes.
Um bom exemplo de como as compras podem ser facilitadas é o JET Omni, que conta com soluções como o Venda Assistida, que possibilita ao lojista vender o estoque do e-commerce na loja física ou no televendas. Para isso, basta enviar o link do checkout via WhatsApp ou e-mail.
Outra funcionalidade importante, pensando no conceito omnichannel, é a solução Código do vendedor no check-out. Como funciona na prática? A loja cria códigos identificadores para seus vendedores, o que facilita a oferta de condições especiais para o consumidor, além de garantir uma gestão de venda mais eficiente.
Do ponto de vista operacional, a ferramenta proporciona inúmeros benefícios, como:
– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site;
– aprimoramento da gestão das vendas, uma vez que a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado.
– aumento das vendas e o ticket médio do e-commmerce por meio da atuação do vendedor, que pode disponibilizar descontos e fretes grátis para os clientes que usarem o seu código.
E, para que as lojas consigam atender o cliente no canal que ele considerar mais conveniente, o ideal é dispor de soluções como o JetHub.
Ele facilita a conexão entre os lojistas e os principais marketplaces do mercado, de forma inteligente e segura, respeitando as particularidades e processos de negócios da empresa.
Assim, utilizando tecnologias de integração, é possível fazer o monitoramento 24×7 de toda comunicação da operação de e-commerce.
Trata-se uma funcionalidade prioritária para o mercado atualmente, uma vez que os marketplaces lideram hoje as vendas via e-commerce e são uma excelente opção para a empresa diversificar seus canais de vendas.
Com o JET HUB, a loja gerencia todas as suas ações que serão realizadas nessas operações por meio da própria plataforma.
3. Integração entre departamentos
Outra mudança promovida pela integração de meios de contato é a melhora na comunicação interna da empresa. Os diferentes setores trabalham unidos, criando soluções integradas.
Esse envolvimento pode melhorar os números do negócio e ajudar inclusive na satisfação e no empenho dos colaboradores.
Então, sua empresa está criando soluções integradas?
Como vimos em nosso artigo, o omnichannel é a integração de todos os canais de vendas e atendimento.
Essa solução investe na experiência do usuário, oferecendo diferentes meios de interação para o público. Os consumidores podem experimentar diferentes canais, mantendo sempre o padrão de excelência no atendimento.
As empresas devem acompanhar essa transformação e entender que essas soluções podem promover diversas melhorias, tanto para os consumidores como para os negócios. O foco agora deve estar no cliente!
E então, como a sua empresa está se adequando às transformações do omnichannel?!
Gostou do artigo? Quer entender melhor os benefícios de atuar com uma plataforma omnichannel? Conheça neste artigo os diferenciais de 12 funcionalidades da plataforma JET.