Realizado no início deste mês em Seattle, nos Estados Unidos, o evento apresentou as novas e principais tendências para o e-commerce, além de cases inspiradores para os congressistas.
Principais tendências
- Omnichannel: Não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. Com este cenário multicanal, o relacionamento com o consumidor é fortalecido com a marca em ambos ambientes, tanto ON quanto OFF.
- O Consumidor, personagem principal: É importante a pesquisa sobre o cliente e seu comportamento, seja no varejo físico ou virtual. A principal temática é a de acompanhar a jornada do consumidor do primeiro clique ao último, considerando e monitorando todo o percurso.
- Lojas Físicas: A importância da loja física também foi tópico do evento, quanto à sua importância de permanência no mercado. A premissa é de que sofrerão mudanças em breve: será necessária a criação de experiências virtuais, tanto online quanto no PDV.
Destaques
O evento também foi marcado pela apresentação de Cases que tem feito sucesso nos Estados Unidos, com ideias simples de produtos, serviços e usabilidade que se tornaram milionárias:
- Birchbox – Por U$10, as consumidoras, analisadas por perfil, recebem por mês uma caixinha com pequenos produtos de beleza. É um sucesso.
- Houzz – Site destinado a solução de problemas domésticos. Com parceiros, os usuários já visualizam as soluções de podem comprar os produtos no próprio site.
- Zulily – São colocados no ar milhões de sites diferentes todo dia. As ofertas e os produtos são escolhidos a partir do perfil de cada usuário. Um negócio que movimenta US$ 1,2 ano.