Experiência do cliente é atualmente um fator decisivo não apenas na atração, como na retenção de clientes.
Por isso, o desafio para qualquer empresa é proporcionar processos de compra que coloquem a conveniência do consumidor em primeiro plano.
Neste sentido, a prioridade é deixar o cliente satisfeito, correspondendo às suas expectativas.
Agora, imagine a situação: a pessoa entra na sua loja, escolhe o produto, mas não consegue concluir a compra porque o item está esgotado. Chegou até o checkout, mas não encontrou a cor ou o modelo de sua preferência.
Pior ainda é constatar que a loja tem o produto em estoque, mas o item não estava disponível naquele canal selecionado pelo cliente.
A Prateleira Infinita JET foi desenvolvida justamente para atender esse tipo de demanda, permitindo que a loja virtual venda o estoque de qualquer lugar, a qualquer hora.
Indicada para vendedores de loja, representantes e afiliados, a solução, então, possibilita que a empresa faça a sua gestão de estoque com mais eficiência, além de proporcionar um processo de compra mais fluido para os clientes.
Isso porque é possível não apenas fazer a integração entre todos os canais, administrando o estoque numa única plataforma, como deixar que o consumidor escolha o que é mais conveniente para ele naquele momento: pode receber um link para pagamento ou realizar o pagamento presencial.
Prateleira infinita valoriza o comportamento omni do cliente
O comportamento omnichannel do consumidor, indicada há alguns anos como tendência para o varejo, hoje é uma realidade.
Na prática, isso significa que os clientes nem mesmo diferenciam os canais on e offline. O que importa é a experiência de compra com a marca, independentemente de onde ela vai ocorrer.
Neste cenário, não faz sentido que as empresas ainda atuem com sistemas de vendas que não sejam devidamente integrados.
Num ambiente concorrido como o do varejo, com alta pressão nos custos operacionais, é fundamental ter soluções que ajudem a otimizar o negócio.
Neste sentido, soluções de prateleira infinita têm impactos positivos, gerando:
Aumento nas vendas
Isso é possível porque a loja reduz o risco de perder vendas em razão da indisponibilidade do produto. Como atua com sistemas integrados na gestão do estoque, consegue ampliar a oferta, apresentando mais modelos, cores e variedades.
Clientes mais satisfeitos
Pense em você como consumidor: volte retorna naquela loja onde não encontrou o produto desejado? Provavelmente, não, até porque são altas as chances de conseguir concluir a compra num concorrente.
O comportamento do público não é diferente. As pessoas querem ter opções de escolha em termos de cores, tamanhos, modelos etc.
E, quando isso não acontece, há uma quebra de expectativa e, invariavelmente, isso prejudica a percepção que tem daquela marca.
Gestão mais eficiente
Internamente, ao ter como oferecer os produtos do e-commerce na loja física e vice-versa, a loja ganha eficiência na gestão do estoque.
Esta é uma das vantagens da integração: a empresa pode atuar com estoques reduzidos no ponto de venda, o que reverte em economia para a operação.
Equipes com mais autonomia
Além das vantagens operacionais, outro fator crucial é a possibilidade de assegurar autonomia para o time de vendas.
Independentemente de onde o profissional fica alocado, ele tem como atender à demanda do cliente, cuidando de todo o processo da venda de forma personalizada.
Se o cliente está na loja física, o vendedor tem como encontrar o produto para a pessoa e concluir a compra, de acordo com a conveniência do cliente.
Ou seja, estamos falando de colocar em prática uma das premissas básicas dos negócios de sucesso, que é a venda consultiva.
Se a transação teve o e-commerce como ponto de partida, o procedimento também é simples, uma vez que o cliente pode optar pela retirada do produto em loja ou recebê-lo em sua residência.
O diferencial, neste caso, é que o vendedor tem autonomia, por exemplo, para conceder frete gratuito ou outro tipo de vantagem para que o cliente conclua a compra.
Voltando ao que citamos no início, o principal, neste caso, é valorizar a conveniência do cliente, proporcionando-lhe a melhor experiência possível.
Isso vai assegurar que a loja consiga não apenas realizar a venda, mas garantir um relacionamento diferenciado com seu público.
No cenário atual, a escolha da plataforma de e-commerce não deve ser baseada apenas na sua eficiência na venda; é importante considerar o quanto ela contribui para a construção da imagem da marca e na otimização da experiência do cliente.
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