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Marketing e Campanhas

O que esperar da primeira Black Friday pós-pandemia?

By 29/08/2022fevereiro 5th, 2024No Comments

Num ano marcado por tanta instabilidade na economia, será que vale a pena investir na Black Friday 2022?

A resposta é sim, porque a expectativa é que o evento ajude a movimentar as vendas do comércio.

Importante lembrar que a liquidação, já consolidada no calendário promocional como uma das mais relevantes para o varejo, é uma ocasião aguardada pelo consumidor. Isso significa que as pessoas estão mais propensas à compra.

E a BF 2022 este ano tem alguns fatores adicionais:

– a liquidação está marcada para 25 de novembro, um dia depois da estreia do Brasil na Copa do Mundo. Com isso, espera-se um ambiente mais propício, uma vez que o evento esportivo historicamente também ajuda a alavancar o consumo.

– outro fator importante é que até a realização do evento já teremos finalizado o processo eleitoral. Independentemente do resultado, a tendência é que novembro seja um período de “acomodação”, sem tantas oscilações na economia, em função das eleições.

– com relação ao poder de compra da população, reduzido em virtude da inflação, juros etc., a expectativa é que a situação melhore neste segundo semestre, por causa das medidas adotadas pelo governo para injetar mais dinheiro na economia.

Black Friday 2022: quais são as expectativas?

Diante de um quadro econômico mais favorável no segundo semestre, a intenção de compra mantém-se alta para o evento, até acima de 2021.

Segundo a pesquisa Termômetro do Consumo, divulgada pela Globo, 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto. O índice ficou em 47% no ano passado.

Na classe A, menos impactada pelas intempéries da economia atual, o número é ainda maior: 65% declararam que têm intenção de compra.

Em 2021, quando ainda vivíamos os problemas gerados pela pandemia, a BF movimentou R$ 4,2 bilhões no e-commerce, com quase 6 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 753.

Em 2022, primeiro ano efetivo do pós-pandemia, principalmente se considerarmos o fim das medidas restritivas, a expectativa é que este resultado possa ser superado.

Neste caso, como mostra a própria pesquisa, temos que levar em conta o “efeito” Copa do Mundo, que tende a ser positivo para o aquecimento das vendas.

No estudo, 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa

Quanto às categorias em alta, a primeira é a de roupas e acessórios (com 20%); seguida por eletrônicos (15%) e por compras de supermercado (14%).

Dos que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.

Um fator positivo para quem opera com e-commerce: em 2021, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday.

Este é um dado importante, porque mostra que os consumidores estão conseguindo encontrar ofertas atrativas, deixando no passado aquela história de “Black fraude”.

A importância do omnichannel

Na elaboração das estratégias para a BF 2022, é fundamental considerar que hoje o comportamento do cliente é omnichannel, ou seja, ele trafega pelos vários canais de compra e não diferencia on e offline.

Para os gestores, isso significa que a palavra de ordem para ter um bom desempenho no evento é investir na integração das estratégias.

Em 2021, o e-commerce se destacou, sendo o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday. Contudo, a expectativa é que este ano as vendas voltem a movimentar também as lojas físicas.

Veja o que dizem os consumidores: 71% dos entrevistados declaram que omnichannel oferece uma boa experiência de compra.

No dia a dia das empresas, o foco deve estar, então, na valorização da experiência do consumidor, considerando tudo o que acontece ao longo de sua jornada de compra.

E, neste caso, as operações omnichannel tendem a levar vantagem, até porque podem ter mais recursos para contornar as eventuais objeções dos clientes.

Entre as principais, para o e-commerce, custo e prazo de entrega aparecem como centrais. Essas questões que podem ser resolvidas pelas lojas que têm como disponibilizar a opção de retirada na loja.

Quais serão os produtos mais procurados na Black Friday?

Em relação aos itens mais demandados, não há mudanças significativas para 2022. A lista inclui:

– Roupas e acessórios: 34%

– Smartphones: 33%

– Eletrônicos: 33%

– Calçados: 27%

– Eletrodomésticos: 27%

– Perfumes e cosméticos: 26%

– Computadores: 23%

– Móveis: 20%

Com relação ao comportamento dos clientes neste período, os estudos confirmam que o evento tem uma condição peculiar: as pessoas começam a pesquisa até um mês antes do evento. E a movimentação se intensifica a partir da segunda semana de novembro.

Este ano, com eleições e Copa, é fundamental que os esforços das lojas sejam mais concentrados, até porque vários assuntos vão dominar a atenção das pessoas.

A boa notícia é que, como afirmamos no início, o “clima” festivo da Copa tende a gerar impactos positivos para estimular o consumo.

Estudo específico sobre o evento  confirma essa percepção: 

– 7 em cada 10 entrevistados afirmam que, em dias de jogos, o futebol se torna assunto principal nos grupos de conversa, nas rodas de amigos, no trabalho etc.

– 90% pretendem assistir às partidas em tempo real.

– 75% pretendem assistir a todos os jogos da seleção brasileira; 26% a todos os jogos dos países que gostam de acompanhar; e 19% pretendem assistir a todos os jogos. 

– 61% dos brasileiros pretendem comprar algo para acompanhar os jogos da Copa do Mundo.

– 5 em cada 10 afirmam que preferem comprar o que planejaram na Black Friday por conta das promoções. Porém, 23% pretendem antecipar as compras pois preferem já estar com as compras feitas quando a Copa começar.

Como se preparar para o evento?

Como vimos, novembro deve ser um período movimentado para o varejo. Uma das consequências desse maior interesse dos clientes é o aumento do tráfego na internet.

Para quem tem um negócio, é fácil concluir que crescem as chances de a loja conseguir ampliar sua base de clientes, alcançando um público diferente do usual.

Contudo, é bom lembrar que a disputa pela atenção da audiência também será mais acirrada. Ou seja, é preciso ter estratégias específicas para extrair o melhor da Black Friday.

Separamos alguns pontos fundamentais. Confira:

1. Planeje-se!

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas perdem negócios no período da Black Friday porque não se planejam. É importante pensar com antecedência numa estratégia que possa tornar a sua loja mais atrativa.

Avalie com atenção o seu estoque de produtos e veja quais itens devem ser melhor trabalhados. Não se engane, o consumidor nessa época está sim atrás de promoções. Pense nisso: o que você pode fazer para oferecer condições de preço mais adequadas no período?

Como ainda temos algum tempo até o evento, quem sai na frente consegue negociações mais vantajosas do ponto de vista financeiro. E isso vale tanto para os seus fornecedores, como para os parceiros das áreas financeira e de logística.

Outra questão que precisa ser considerada diz respeito à parte operacional. Será que a sua plataforma de e-commerce está preparada para suportar um volume maior de tráfego? Ela dispõe das ferramentas necessárias para realizar promoções?

Nesse sentido, não deixe de planejar, também, as ações de comunicação. 

Se vai organizar a sua casa para receber os visitantes, é imprescindível que todos recebam o convite, correto? Trazemos algumas dicas sobre o assunto no próximo tópico. Confira!

2. Cuide da comunicação

Nos dias que antecedem a Black Friday, o seu e-commerce deve ter ações que ajudem a atrair a atenção do público. Se organizou ofertas especiais, procure promovê-las, usando todos os canais disponíveis.

Porém, no dia 25 de novembro, data da Black Friday, a estratégia deve ser diferente: desligue os plug-ins sociais, uma vez que isso vai deixar o tempo de carregamento da sua página mais rápido. Lembre-se de que a meta é aumentar o seu índice de conversão.

Para que esse trabalho seja mais efetivo, não se esqueça que precisa de uma vitrine vendedora. 

Portanto, prepare banners e invista bastante na divulgação das suas “iscas”. Fique atento: use expressões que comprovadamente funcionam para seduzir os clientes, como “só hoje”, “ainda dá tempo”, “última chance” etc.

3. Garanta a melhor experiência para o seu cliente

Assim como acontece com outras datas comemorativas, na Black Friday temos que aproveitar a oportunidade de ter contato com um público diferente para trabalhar a reputação do nosso negócio.

Pensando nisso, certifique-se de que o ambiente oferecido ao cliente é o melhor possível. Como se multiplicam o número de ofertas que aparecem na internet, é preciso garantir que a sua loja passe a segurança necessária para o consumidor.

Para começar, estabeleça políticas claras para as suas vendas. Quanto mais informações o usuário encontrar, mais confiança ele terá para realizar as compras.

Não abra mão, também, das inúmeras ferramentas que ajudam a tornar a loja mais segura. Sistemas antifraude e checkout transparente são funcionalidades importantes para o dia a dia do e-commerce e, num período de maior concorrência, podem fazer a diferença nos resultados de vendas.

Se o objetivo é facilitar a vida do cliente, é crucial ainda contar com uma plataforma que ofereça soluções que agilizam o processo de fechamento da venda, como o checkout sem senha e auxílio visual para preenchimento dos dados do cartão, com exibição dos campos em etapas.

Outro aspecto fundamental, considerando o comportamento atual do público, é a integração com marketplaces. Eles costumam ter bastante movimento nesse período, o que significa que sua loja pode ser beneficiada caso consiga atender à demanda do cliente também nesse canal.

4. Monitore os seus resultados

Não se descuide da análise das interações feitas pelos seus clientes. O aumento das suas vendas na Black Friday depende também do atendimento prestado ao consumidor. Além disso, apesar da importância da data para converter mais negócios, as informações coletadas no período podem ajudar em suas estratégias futuras.

Como garantir o aumento das suas vendas?

Aumentar as vendas no período da Black Friday é o objetivo principal não apenas do e-commerce, como do varejo de uma forma geral. Compreensível, uma vez que não podemos deixar de aproveitar uma situação na qual as pessoas estão mais propensas à compra.

Para garantir que os seus clientes sejam bem-sucedidos nessa missão, a JET está fazendo a sua parte. As equipes de TI já estão trabalhando para assegurar a estabilidade da plataforma e garantir o desempenho positivo das lojas.

Em 2022 a sala de guerra montada para o período do evento deve contar com 30 profissionais atuando no esquema 24 por 7 desde a quinta-feira, 24 de novembro, até o final da tarde de sábado.

Além de triplicar a infraestrutura da plataforma, a JET quadruplicou a base de servidores e está realizando diversos testes de desempenho, de stress e de segurança.

Essa preocupação com a data tem razão de ser: em 2021 os clientes da JET tiveram um crescimento médio acima de 60% nas conversões e um aumento de 40% no volume transacionado.

Os bons resultados foram comemorados, afinal, demonstram que os esforços para a Black Friday foram bem-sucedidos, ajudando os clientes a atender à demanda.

Preparado para vender mais na Black Friday 2022? Quer ampliar as vendas da sua loja? Confira nosso artigo Categorização de produtos no e-commerce. Você vai encontrar dicas de como deixar sua loja bem preparada para o evento!

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