Estima-se que o Brasil tenha hoje mais de 140 milhões de usuários de internet. Para os negócios, sabe o que isso significa? Que não existe restrição. O e-commerce pode ser adotado por empresas de todos os setores econômicos.
Moda e acessórios, por exemplo, que enfrentou certa resistência no início do comércio eletrônico, hoje figura como uma das áreas mais atrativas e tem apresentado excelentes resultados em termos de faturamento.
De acordo com a lista dos mais vendidos, itens de perfumaria, cosméticos, saúde, casa e decoração, além de eletrodomésticos, também estão entre as categorias mais procuradas pelo público.
Quer entender melhor o desempenho das vendas via internet? Confira as informações que separamos para este artigo!
Por que investir no comércio eletrônico?
Antes de analisarmos as particularidades dos setores que mais vendem pela internet, vale a pena entender os principais motivos para se investir no comércio eletrônico. Nesse sentido, uma das principais razões é a popularização do acesso a internet.
Atualmente, basta ter um smartphone para acessar sites e apps de e-commerce. Essa popularização, inclusive, é um dos motivos para o crescimento do e-commerce.
Outro ponto que deve ser levado em conta é a conveniência do cliente na hora de fazer as compras. No e-commerce o consumidor pode fazer a compra em qualquer hora e lugar, sem se preocupar com horário comercial e deslocamento.
Levando em conta a gestão do negócio, um fator positivo do comércio eletrônico para o vendedor é a maior facilidade para gerir o processo de vendas. Por meio de um sistema integrado é possível acompanhar o andamento dos pedidos, bem como o estoque e a logística de entrega.
Qual o potencial de crescimento do comércio eletrônico?
Para além dos produtos mais vendidos na internet e as facilidades de gestão no comércio eletrônico, há outros fatores que contribuem para o potencial de crescimento desse setor. Desse modo, vamos mostrar nos tópicos abaixo alguns dos fatores que apontam o potencial de crescimento do comércio eletrônico:
* O e-commerce atingiu R$ 118,6 Bi em vendas no 1o semestre de 2022, representando um crescimento de 6% versus 1S21, crescendo em todas as regiões do país.
* Os meses de janeiro a março impulsionaram o crescimento do semestre e shoppers concentram suas vendas de terça-feira a sábado.
* A categoria de Alimentos e Bebidas apresentou crescimento expressivo no e-commerce no 1S22, crescendo 128% em pedidos versus 1S21.
Quais são os produtos mais vendidos na internet?
Quem está planejando investir em um e-commerce em 2023 deve saber o que mais vende na internet. Embora não atue com todos estes produtos, essa lista pode auxiliar no direcionamento de mercado, ajudando o comerciante na formação do seu nicho.
Assim como ocorre há alguns anos, os itens eletrônicos dominam o top 5 dos produtos mais vendidos na internet, tendo os notebooks e os smartphones no topo. Outro item com grande busca no e-commerce são os livros, bem como os games.
Portanto, confira na lista a seguir quais são os produtos mais vendidos na internet:
- Notebooks
- Smartphones
- Livros
- Smartwatches
- Games
- Cadeira de escritório
- Produtos de LED
- Alto-falantes bluetooth
- Fones de ouvido sem fio
- Produtos detox
De olho em 2023
Seja para quem ainda está iniciando ou para aqueles que já estão estabelecidos no varejo eletrônico, é importante avaliar quais segmentos ganharam força no 1º semestre do ano passado. Dessa forma, vale o destaque para a categoria “Alimentos e Bebidas”.
Conforme o levantamento NIQ Ebit – Webshoppers 46, a categoria Alimentos e Bebidas teve um crescimento de 128% no 1º semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Outra categoria que ganhou destaque nesse período foi “Perfumaria e Cosméticos”, que teve um aumento de 24%.
Além destas duas categorias que lideraram o crescimento entre os produtos mais vendidos na internet, vale o destaque para os itens de saúde, que registraram um aumento de 15%. O ponto negativo fica por conta da telefonia, que teve uma queda de 18% nas vendas no 1º semestre de 2022.
Como ter um e-commerce de sucesso?
Como mostramos neste artigo, quem pretende investir numa operação de comércio eletrônico tem altas chances de sucesso, em razão do potencial de crescimento da área.
Analisar as categorias de produtos que mais vendem pela internet é um bom começo para quem está pensando em empreender nessa área e para quem já atua no setor com loja física.
Pense nisso: se você tem uma marca estabelecida, implantar um e-commerce é a forma mais rápida e acessível de aumentar o faturamento do seu negócio e também de inseri-lo no contexto atual do mercado de consumo, que demanda operações baseadas no conceito omnichannel.
Se a marca não atua com nenhum desses produtos mais vendidos na internet, sem problemas. Os mercados de nicho têm se mostrado bastante atraentes para os investidores, justamente em função da baixa concorrência.