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Clientes, Experiência e Atendimento

Programas de benefícios atraem e fidelizam e-consumidores

By 16/09/2011abril 8th, 2022No Comments

O e-commerce é um modelo de negócios como outro qualquer. De um lado está o vendedor e do outro, o consumidor, quase sempre interessado nos melhores preços. Só que vender pela internet exige dos empresários um maior poder de negociação, onde ganham aqueles que oferecem as condições de pagamento mais flexíveis e ainda vantagens como uma entrega mais ágil. Programas de fidelidade também podem ser uma boa ferramenta para a conquista permanente do cliente virtual.

Algumas empresas mantêm um programa de recompensa, mas é importante frisar que nem todas o fazem da forma adequada. A prática mais comum no mercado é a inclusão de programas de pontuação, onde cada compra vale pontos para descontos nas transações futuras. Ainda há a possibilidade de transformar a pontuação em brindes específicos, que poderão ser escolhidos pelos clientes em outras ocasiões. As premiações podem acontecer de acordo com a criatividade de cada empresa.

Porém, o que não é muito comum é a inclusão de programas para os clientes recém-chegados ao site de vendas virtuais. Ao oferecer benefícios, que não seja apenas o frete grátis, o cliente irá se sentir prestigiado e especial. Segundo Marcelo F. Silva, da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico, aliar o bom preço a outro fator competitivo, como um bônus para a segunda compra, é um diferencial. “A conduta ajuda a trazer novos clientes. Até por conta disso, é importante deixar claro ao cliente assíduo que ele também é especial e bolar alguma vantagem para ele.”

Programa para os clientes fiéis

O programa de fidelidade precisa se adaptar ao modelo de compras virtuais, sem isso não terão chances de dar certo. Por isso, os clientes podem ser comunicados por meio das mídias sociais e também por meio do e-mail marketing. As duas formas são válidas, por que elas continuam no ambiente virtual, em que a compra foi feita.

As premiações ou outros formatos de benefícios não precisam estar vinculados as próximas compras desses clientes. Podem acontecer, inclusive, quando eles estiverem há muito tempo sem comprar na loja virtual.

Os empresários com lojas físicas e virtuais podem desenvolver programas de fidelização para que um canal impulsione o outro. “A tendência multicanal está cada vez mais estabelecida. Se o cliente da loja física receber um bônus para experimentar o e-commerce da empresa e tiver uma boa experiência, ele será fiel aos dois ambientes de compra. Sem contar a propaganda boca a boca, rede em rede, que pode impulsionar”, acredita Silva.

Já tem um programa de fidelidade que é um sucesso? Divida a sua experiência e deixe uma opinião!

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