Num ambiente competitivo como o do e-commerce, é importante manter-se ativo, desenvolver estratégias que ajudem a estimular o consumo, correto?
As promoções de vendas são ideais para isso, porém, os resultados nem sempre é possível manter os resultados em alta. Isso acontece por diversas razões, como a falta de cuidado no planejamento.
A seguir, vamos apresentar dicas importantes para que suas promoções de vendas deixam de ser realizadas no automático e, assim, voltem apresentar bons resultados. Confira!
Para que serve uma promoção de vendas?
A resposta pode parecer um tanto óbvia, mas não é bem assim. As promoções de vendas servem para diferentes propósitos dentro da estratégia de marketing da marca.
Por isso, o primeiro passo para desenvolver uma ação promocional de sucesso é estabelecer os objetivos:
- Vender mais? Que tipo de produto?
- Apresentar novos produtos?
- Atrair novos clientes?
- Fidelizar os antigos?
- Diminuir a taxa de abandono de carrinho?
- Conquistar um novo tipo de público para o e-commerce?
- Aumentar a conversão do site?
- Conseguir elevar o ticket médio da loja?
- Ampliar as vendas nas datas promocionais?
- Tornar a marca mais conhecida?
- Aproximar-se dos clientes?
- Ampliar o número de cadastros?
- Obter mais informações sobre o cliente?
A lista de possibilidades é praticamente infinita, daí a importância do planejamento. Organizar com antecedência a estratégia de vendas faz muita diferença, uma vez que os esforços serão direcionados para algo que vai impactar nos números do e-commerce.
Nas lojas virtuais, é bem simples realizar ações promocionais. Plataformas de e-commerce como a JET NEO permitem que a configuração seja feita com apenas alguns cliques.
Estamos falando sobre a distribuição de cupons de desconto, ações do tipo “leve 3, pague 2” ou de oferta de kit de produtos. É possível também programar o envio de notificações e de e-mails para promoções mais elaboradas.
Contudo, sem a devida orientação estratégica, a loja desperdiça boas oportunidades de negócio. Promoção de vendas não serve apenas para aumentar as vendas. Elas podem – e devem – ser empregadas de forma mais inteligente, visando a melhora dos resultados no longo prazo.
Vamos abordar isso de forma mais detalhada nos próximos tópicos. Acompanhe!
Como organizar ações promocionais?
Estabelecida a necessidade de ter um pensamento estratégico por trás da iniciativa, vamos analisar os aspectos mais práticos das ações promocionais.
Prazo
Determinar prazos específicos para as promoções não é um mero detalhe. Não se engane, é importante que o consumidor perceba que existe ali uma condição realmente diferenciada e que será válida por determinado período de tempo.
No comércio eletrônico, pela facilidade na oferta de cupons de desconto, é comum ver essa estratégia ser banalizada. O resultado disso? Os resultados de conversão tendem a cair com o tempo e, o que é pior, a loja perde credibilidade.
Divulgação
Lembra-se que chamamos atenção para a questão do planejamento? Ele é imprescindível para que a equipe consiga traçar uma estratégia adequada de divulgação.
Google Adwords, Facebook Ads, ações no Instagram e no Twitter, sem falar na preparação de banners para a loja e de e-mails que realmente funcionem. Não faz sentido deixar de aproveitar as ferramentas disponíveis na internet para ativar a promoção de vendas.
Mensuração
Se foi tudo devidamente preparado, não deixe de avaliar o retorno obtido em cada uma das iniciativas.
O e-commerce é um setor dinâmico, por isso, é importante aproveitar as oportunidades para entender melhor o comportamento do seu público. Mapear o que funciona melhor rende aprendizados que, no longo prazo, impactam diretamente no ROI – Retorno sobre Investimento.
Num ambiente no qual as lojas virtuais têm cada dia mais opções para ativar as vendas, é essencial saber para onde direcionar as verbas.
Uma dica para melhorar o desempenho das suas ações de comunicação? Invista em testes AB. Eles são simples de se organizar e ajudam a loja a entregar a mensagem certa, para o público correto e no melhor momento possível.
Alinhamento estratégico
Esse é um “detalhe” muitas vezes ignorado pelos gestores, o que é um erro. Promoções de vendas visam ao aumento dos resultados do e-commerce, mas devem estar alinhadas com o posicionamento da marca.
Esse objetivo deve ser perseguido em todas as etapas do processo. Da mecânica empregada à identidade visual aplicada à comunicação.
É comum vermos promoções de vendas que destoam totalmente das propostas da loja. Não caia nessa armadilha: mantenha o foco estratégico, não use algo que deprecie a imagem da sua marca.
Como planejar uma promoção de sucesso?
Separamos 10 dicas práticas que vão garantir o sucesso da sua promoção de vendas. Confira:
- Analise as condições do seu e-commerce, identificando as oportunidades que possam ser ativadas com promoções de vendas.
- Estabeleça um planejamento estratégico, indicando ações para curto, médio e longo prazos.
- Priorize as datas especiais. Comprovadamente, as vendas aumentam nos períodos festivos e a loja deixará de fechar bons negócios se ignorar as comemorações. A título de informação, saiba que a Black Friday de 2018 movimentou 2,6 bilhões de reais, resultado 23% acima do registrado em 2017.
- Negocie com os seus principais fornecedores. Eles podem se envolver diretamente nas ações, concedendo descontos para melhorar a oferta. Fora isso, a parceria é importante para garantir que não haja problemas no abastecimento da loja.
- Certifique-se de que não haverá dificuldades para atender à demanda maior de público. O pior que pode acontecer é a loja atrair o público e não conseguir atendê-lo por questões logísticas ou operacionais da plataforma.
- Cumpra as promessas. Reputação é algo que precisa ser valorizado, então, não se descuide. Lembre-se de que uma experiência malsucedida pode se propagar rapidamente pela internet, fazendo muitos estragos para o negócio.
- Estude todas as possibilidades de divulgação e assegure-se de ter um material que valorize a comunicação da loja.
- Não se descuide dos números. A mensuração é importante para corrigir eventuais falhas na estratégia e para que a loja consiga aprimorar suas estratégias de vendas.
- Independentemente do objetivo da promoção, lembre-se de que a valorização da experiência do usuário é ponto chave para o sucesso das lojas virtuais. Ou seja, aproveite a oportunidade para exibir a excelência do seu negócio.
- Respeite o cliente. Mesmo que a proposta seja atrair novos consumidores (é válido fazer uma ação com esse objetivo), cuidado para não ter problemas com o público fiel à loja. Para minimizar os riscos, use as ferramentas de segmentação para direcionar as mensagens para quem interessa.
Como você viu neste artigo, não é tão complicado organizar melhor as promoções de vendas. Infelizmente, no dia a dia, muitos detalhes passam despercebidos, o que pode impactar negativamente os resultados.
Por isso, atenção com o planejamento estratégico. Cuidar bem dessa atividade faz muita diferença, principalmente no quesito investimentos: ações realizadas com antecedência podem ser otimizadas! E quem hoje não precisa fazer mais com menos?
Gostou do artigo? Tem mais alguma dica para promoções de sucesso? Compartilhe com a JET.