Difícil pensar hoje nas relações de consumo, sem considerar a importância do digital.
Neste sentido, é prioritário analisar as possibilidades da publicidade online e offline para assegurar o crescimento dos negócios.
As relações de consumo têm passado por muitas transformações nos últimos anos e para ter sucesso as empresas precisam adequar-se aos novos comportamentos do público.
Neste artigo, mostramos porque é importante direcionar os investimentos para o marketing digital. Confira!
Por que o digital se tornou fundamental para os negócios?
Para começar, temos que analisar os dados quantitativos do crescimento da internet. Em 2021, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 90,0%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
Em termos absolutos, são 65,6 milhões de domicílios conectados.
Um aspecto importante desse aumento da conectividade é que a internet ganhou força em todas as regiões.
A pesquisa mostra, por exemplo, crescimento na conectividade em áreas rurais, que saiu de 57,8% e chegou a 74,7% dos domicílios em 2021.
Quando se olha para os usuários, a situação é ainda melhor. Entre os 183,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade no país, hoje 84,7% utilizam a internet – estamos falando de um total de 155,7 milhões de pessoas.
A proporção de pessoas conectadas também aumentou em todas as faixas etárias. Para o grupo de 60 anos ou mais, passou de 44,8% para 57,5%. Este foi o maior crescimento proporcional apresentado no levantamento, superando, pela primeira vez, os 50% na faixa etária.
Uma das possíveis explicações é a pandemia de Covid-19, que teria levado os idosos a acessarem mais a internet em função das medidas de isolamento social.
Para a população de 50 a 59 anos, esse percentual também subiu significativamente: de 74,4% para 83,3%.
A partir desses dados de acesso à internet, fica evidente a necessidade de as empresas investirem na publicidade online. Se as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas ao digital, não faz sentido ignorar essas plataformas nos esforços de divulgação das marcas.
Como principais argumentos para a consolidação da publicidade online, podemos indicar:
Alcance
Além do alto número de usuários de internet, temos que considerar o fato de que o brasileiro figura, há alguns anos, como um dos líderes em termos de tempo de navegação.
Com isso, o alcance de uma inserção em mídias online supera em muito o das mídias offline.
Mensurabilidade
Toda ação publicitária na Internet pode ser mensurada. Isso oferece ao anunciante um maior controle sobre sua comunicação, possibilitando uma análise mais fiel quanto à sua eficiência em termos de visualização x conversão.
Valor do investimento
Uma das vantagens das plataformas digitais é a possibilidade de as empresas conseguirem diversificar suas ações.
E, entre as possibilidades, é possível usar a mídia paga e também ações que atraem a audiência a partir das técnicas de SEO. Ou seja, a marca consegue otimizar suas iniciativas, tornando-se relevantes nas buscas orgânicas.
Nas redes sociais, essa lógica também é seguida. Assim, com criatividade é possível alcançar um número expressivo de visualizações, melhorando a presença digital da marca.
Com o aumento da concorrência, hoje não é tão simples conseguir engajamento sem investir em impulsionamento dos posts, mas ainda assim os custos são bem menores quando comparados à publicidade offline.
Conexão direta com as vendas
O consumidor escolheu as plataformas digitais como sua mídia preferida por sua praticidade e agilidade.
Esses atributos são os mesmos que beneficiam a empresa anunciante. Quando o consumidor visualiza sua comunicação na internet, ele está a apenas um clique de distância de seu site ou e-commerce.
Neste contexto, a publicidade online, por sua dinamicidade, diminui o esforço necessário do cliente para chegar à página de seu negócio.
Tais fatores são os principais responsáveis pela consolidação da mídia online. Não que a mídia tradicional tenha se tornado desnecessária, mas, sem dúvida alguma, sua soberania no mercado publicitário não tem mais sentido.
Por que investir em publicidade?
Analisada a importância da publicidade online, vale também reforçar a necessidade dos investimentos.
Em períodos mais complicados para a economia, como foram os últimos anos, é normal que os empresários se questionem: devo investir em publicidade? O recomendado é manter ou reduzir as verbas? Nem uma alternativa nem outra, o ideal é aumentar os recursos destinados para essa área.
Isso porque períodos de retração podem beneficiar, por exemplo, pequenas e médias empresas.
Pela dimensão do negócio, elas têm mais facilidade para aproveitar as oportunidades que surgem diante da necessidade de “reorganização” das forças do mercado.
Fique atento: com menos dinheiro no bolso, o consumidor costuma pesquisar mais, buscar alternativas para otimizar sua renda.
Reside aí a importância de se investir em publicidade. Marcas mais bem posicionadas têm mais chances de se diferenciar da concorrência e atrair a atenção do consumidor.
Há diversas estratégias que podem ser adotadas, o mais importante é desenvolver um plano de marketing consistente.
Ao fazer o seu planejamento, considere que as estratégias online e offline devem ser alinhadas, de forma a explorar o que for mais efetivo para o seu negócio.
O foco é o consumidor: quais são os canais mais importantes para ele? O cliente da sua marca não faz esse tipo de distinção, o que ele busca são empresas que possam atender à sua demanda, independentemente do meio que será usado para abordá-lo.
Como você pode perceber, não há dúvidas de que o momento atual exige aumento dos investimentos e não redução, nem manutenção das verbas, até porque há muitas opções para serem utilizadas em prol da sua empresa.
Resolvido o dilema, mão à obra. É hora de trabalhar, colocar seus planos em prática!
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