Marketing de Performance nada mais é que o conjunto de ações de marketing digital implementadas com foco exclusivo nas metas (predefinidas e mensuráveis) que uma marca ou empresa deseja alcançar. E com um detalhe importante: no marketing de performance, você só paga se tiver resultados, sejam eles cliques, leads ou vendas – você define.
Nestas campanhas, faz todo o sentido usar as redes de afiliados para conquistar seus objetivos. As redes são compostas por plataformas, que reúnem os três protagonistas: Anunciantes; Editores (ou publishers); Usuários – também conhecidos como público alvo.
A rede de afiliados é uma ideia simples, lançada pela Amazon, que permite aos anunciantes pagar exclusivamente pela conversão. Funciona assim: o anunciante usa espaços em sites, blogs ou listas dos editores afiliados, usando conteúdo específico para conquistar cliques e ações dos usuários. Tanto editor quanto a rede são remunerados pelos resultados das ações dos usuários.
A teoria da rede de afiliados é um canal de baixo esforço, com custos pequenos. Na prática, os bons resultados vieram para quem trabalhou muito e fez o seu canal crescer – através de dedicação, criatividade e gerenciamento cuidadoso. As redes de afiliados, por pouco tempo, foram um canal seguro, que ofereciam controle total para os anunciantes cobrando comissões pequenas. No Brasil, as fraudes foram o grande problema – e acabaram por criar um circulo virtuoso.
Certos editores e sites ganharam reputação por usar boas práticas, ganhando respeito tanto das redes como dos anunciantes – e isso fez o modelo amadurecer, transformando editores em parceiros que geram muitos leads, vendas e retorno. Com isso, as redes de afiliados cresceram e as comissões subiram.
Hoje, o marketing de afiliados é uma forma mais complexa – por conta do surgimento do modelo de atribuição. Atribui-se valores diferentes aos clientes que retornam, aos novos clientes, ao primeiro clique e ao último. Criar ou usar uma rede de afiliados, por tudo isso, é um ótimo jeito de conquistar bons resultados. Garante público alvo qualificado, tem maiores possibilidades de conversão e constrói sua marca junto aos usuários.