Quem tem um e-commerce, sabe da importância do investimento na divulgação do negócio. No entanto, diante do aumento de possibilidades no ambiente digital, as dúvidas nessa área também são recorrentes. Quais estratégias geram mais retorno para o comércio eletrônico?
Este artigo vai ajudar você a entender melhor as oportunidades no Google Adwords. Explicamos as diferenças entre os anúncios na Rede de Display e na Rede de Pesquisa da plataforma, além de mostrar as vantagens que a sua loja pode obter com esse tipo de publicidade.
A importância da comunicação para o e-commerce
É importante esclarecer: na execução das estratégias de comunicação do e-commerce é crucial contar com o apoio da mão de obra especializada.
Afinal, por mais que os gestores estudem sobre o assunto, é difícil superar quem se dedica à atividade no dia a dia. É natural que os especialistas tenham maior domínio das técnicas e acesso às ferramentas que precisam ser empregadas nessa área.
Ciente da relevância das agências têm para o sucesso do e-commerce, a JET e-business mantém desde 2017 um programa específico para promover a aproximação entre quem tem um e-commerce e empresas que atuam na área de comunicação.
O JET Network reúne mais de 60 agências, todas devidamente certificadas e preparadas para ajudar na implementação das operações online.
Entenda como funciona o Google Adwords
Ainda que a execução das campanhas seja realizada por empresas especializadas, os gestores de e-commerce devem entender o potencial dos diversos tipos de publicidade online e ter noção sobre o seu funcionamento.
O conhecimento sobre o assunto ajuda na orientação estratégica dos projetos, o que tende a aumentar os resultados e garante que as ações tenham continuidade.
Dito isso, vamos analisar algumas questões relacionadas ao Google Adwords:
* Os investimentos na plataforma de publicidade do Google Adwords são considerados prioritários para o comércio online, principalmente em razão do retorno rápido.
* Não é difícil entender a atratividade dos links patrocinados: pense no seu comportamento como consumidor. O Google é a porta de entrada para a internet.
* Outra questão importante é o uso dos aparelhos celulares. O emprego desses dispositivos mudou a dinâmica do acesso ao Google, que agora acontece com mais frequência.
Para fazer a configuração dos anúncios do seu e-commerce no Adwords, você terá que escolher entre:
* a Rede de Pesquisa, para aparecer na página de buscas do Google;
* e a Rede de Display, que envolve os sites parceiros da empresa. Segundo os dados oficiais da plataforma, hoje são mais de 2 milhões de endereços.
Vamos compreender melhor as diferenças no próximo tópico.
Rede de Pesquisa versus Rede de Display
Como você já deve ter entendido, um dos principais diferenciais entre a Rede de Pesquisa e a Rede Display é o local de exibição do seu anúncio.
As duas opções são importantes para o resultado das campanhas do comércio eletrônico, tudo vai depender dos seus objetivos naquele momento.
A página de busca do Google e os seus canais próprios (específicos para a Rede de Pesquisa) são um espaço privilegiado, afinal, o usuário chegou até ali por que digitou um termo específico.
Assim, com um bom trabalho de planejamento da palavra-chave, aumentam bastante as chances de a mensagem da marca ser vista por alguém que tem interesse em fazer negócios com a empresa.
De forma sucinta, podemos indicar ainda outras duas vantagens importantes dos anúncios na Rede de Pesquisa:
- o pagamento feito por clique, o que evita o desperdício de verba.
- a facilidade na alteração do conteúdo e do formato de exibição. Para aproveitar essa vantagem, é importante monitorar tudo de perto e fazer testes. É dessa forma que você poderá aumentar o retorno da sua campanha de links patrocinados.
Outra distinção importante entre os dois tipos de anúncio é o formato: na Rede de Busca adota-se o padrão Google (limite de 25 caracteres de título e 70 caracteres no corpo do anúncio).
No caso da Rede de Pesquisa, os anúncios podem ser em formato de texto, gráficos, vídeos ou banners. Detalhe: é possível segmentar as campanhas apenas para mobile.
Ainda em relação à programação dos anúncios, é importante lembrar, também, que no caso dos links patrocinados não basta ter verba para investir. É preciso atender aos critérios ditados pela empresa.
Além do valor do lance para a palavra-chave, o Google considera o índice de qualidade do anúncio, que leva em conta a taxa de cliques, a qualidade da página de destino e a relação da palavra-chave com o produto anunciado.
No próximo tópico vamos explicar melhor como funciona na prática a Rede de Display!
Rede de Display: confira as vantagens
Como dissemos, ao optar pela Rede de Display a mensagem do e-commerce vai ser exibida na rede de parceiros do Google.
Ela reúne sites importantes e todos eles, segundo o Google, passam por uma avaliação prévia. Ou seja, em tese, estamos nos referindo a endereços que cumprem as regras definidas pela plataforma.
Além do ambiente de qualidade, há outros fatores que devem ser considerados pelos anunciantes:
1. Segmentação mais refinada
Uma das vantagens da Rede de Display são as possibilidades de segmentação. Ela alcança um grande volume de pessoas, mas o anunciante tem como refinar a entrega.
Primeiro, pelo “corte” do público-alvo. Nesse caso, além dos dados básicos do perfil socioeconômico, o anúncio pode ser direcionado de acordo com a localização geográfica do público ou pelo seu interesse em determinado assunto.
Segundo, pelo canal. Para quem atua com produtos de nicho, é um benefício importante ter como escolher sites específicos, que têm a preferência do cliente.
Terceiro, pelo contexto. A proposta é analisar a compatibilidade entre os sites e os anúncios. Assim, a segmentação será feita a partir da categoria do site (turismo, educação, saúde, esporte etc.) e, claro, do uso da palavra-chave incluída na mensagem.
2. Remarketing
Outro diferencial importante da Rede de Display é a possibilidade de uso do remarketing.
Nesse caso, o Google irá exibir o anúncio para pessoas que já buscaram aquele tipo de produto ou serviço.
É uma estratégia relevante para e-commerce, principalmente por causa dos resultados. A taxa de conversão dessas campanhas geralmente é superior.
3. Anúncios interativos
Num ambiente no qual a disputa pela atenção do público é cada vez mais acirrada, o uso de anúncios mais bem trabalhados é um atrativo para as lojas online.
Pensando no e-commerce, os resultados das campanhas podem melhorar bastante, por exemplo, com o emprego de imagens dos produtos.
Entre as possibilidades em termos de chamadas, lembre-se de que suas mensagens podem destacar:
– ofertas em datas especiais;
– promoções;
– cupons de desconto para determinado item.
Independentemente do tipo de anúncio, o mais importante é pensar que o uso do Google Adwords deve fazer parte do seu planejamento estratégico. Assim como acontece com outras estratégias de comunicação, as iniciativas não devem ser isoladas. Os investimentos se complementam.
Não se esqueça, também, de analisar bem o perfil dos seus fornecedores. Ter empresas especializadas na área de e-commerce é uma vantagem, na medida em que a experiência é uma grande aliada para a otimização dos resultados.
Neste artigo nos detivemos mais nas vantagens do uso da Rede de Display, mas se tem outras dúvidas sobre o assunto, leia nosso artigo sobre Adwords para e-commerce.