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Régua de relacionamento no e-commerce: o que é e como ela pode fidelizar clientes?

By 18/02/2020agosto 16th, 2023No Comments

Construir um bom relacionamento com os clientes é uma das principais estratégias adotadas pelas empresas que atuam na internet para garantir boas vendas.

O ambiente online permite maior proximidade com a marca, o que gera uma boa experiência em todos os pontos de interações.

Um cliente realmente satisfeito pode oferecer novos negócios à organização, além de compras frequentes e recorrentes. Então, para fortalecer essa relação, uma interessante estratégia é utilizar a régua de relacionamento no e-commerce.

Neste artigo, você compreenderá o que representa esse conceito, como aplicá-lo e ainda os benefícios que podem ser alcançados. Acompanhe e veja como essa ação pode ajudar a aumentar as vendas no seu negócio!

O que representa a régua de relacionamento no e-commerce?

A utilização do e-mail marketing para promoção da marca é muito importante, concorda? Essa técnica é uma das mais antigas adotadas pelas empresas, mas ainda está entre as primeiras colocações na conquista de resultados.

Infelizmente, muitas pessoas acabam utilizando essa ferramenta de forma equivocada, enviando lixo eletrônico e prejudicando as campanhas. Porém, se adotada adequadamente, os efeitos podem ser significativos.

Pensando em melhores práticas, a régua de relacionamento no e-commerce é uma técnica que utiliza o e-mail marketing de forma bem estratégica.

Consiste em criar um fluxo de mensagens para cada etapa do funil de vendas. Assim, a empresa consegue direcionar e-mails para as pessoas certas, no momento mais adequado.

Como executar essa estratégia?

Para executar a régua de relacionamento no e-commerce, é importante planejar quais serão as mensagens enviadas e os momentos certos. Veja, a seguir, algumas dicas para obter sucesso:

Mensagem de boas-vindas

Quantas visitas o seu site recebe mensalmente? Os profissionais que trabalham com marketing se empenham em transformar esse fluxo de pessoas em leads, ou seja, capturar os dados de contato, como nome e e-mail, para posicioná-los no funil de vendas.

Dessa forma, uma estratégia de nutrição pode ser tomada, levando aquela oportunidade até o fechamento de uma compra. Para isso, são utilizadas ações como as landing pages, específicas para a captura dos dados.

Então, para gerar melhor experiência ao usuário e fortalecer o relacionamento, é interessante que a pessoa receba uma mensagem assim que fornecer seus dados.

Nesse e-mail, a proposta é agradecer o cliente pelo cadastro e explicar sobre o fluxo de mensagens, deixando claro a frequência e o conteúdo dos envios.

Recuperação de carrinho abandonado

Outro bom momento para entrar em contato com o lead é quando ele adiciona um produto ao carrinho de compras, mas não finaliza, abandonando o carrinho.

Nesse caso, o visitante já demonstrou o interesse nos produtos ou serviços, indicando que representa uma grande possibilidade de se converter em cliente. Por isso, envie uma mensagem que o faça retornar e concluir o processo. Pode ser um simples pedido de retorno ou um cupom de desconto para a conclusão.

Grande intervalo de tempo sem compras

Sabe aquele cliente que fazia negócios recorrentes, mas que, por algum motivo, anda sumido? Ele merece a sua atenção! Sempre que um consumidor ficar um longo período sem comprar, o envio de uma mensagem é importante.

A régua de relacionamento no e-commerce ajuda a trazer de volta aquele consumidor que não faz novos negócios há algum tempo.

Datas comemorativas com promoções

Datas comemorativas são grandes oportunidades para fortalecer o relacionamento e gerar aumento nas vendas. Carnaval, Natal, Réveillon ou datas comerciais, como a Black Friday, podem gerar um grande faturamento em curto período.

Para isso, programe mensagens para seu público. Pode ser a divulgação de um cupom promocional, uma liquidação ou mesmo o lançamento de novos produtos.

Quais são os benefícios da régua de relacionamento no e-commerce?

Agora que você já sabe como criar a régua de relacionamento no e-commerce, mostraremos os principais benefícios dessa estratégia.

Aumenta o engajamento com a marca

Com os envios programados dos e-mails, o engajamento do público com a marca se potencializa bastante. A empresa estará sempre na mente do usuário, aumentando a probabilidade de que ele faça um pedido.

Além disso, com uma melhor experiência gerada, todas as estratégias de marketing criadas pela empresa, como postagens nas redes sociais, podem ser compartilhadas com maior engajamento, espalhando o conhecimento da marca até mais pessoas.

Retorna usuários inativos

Entre as dicas que fornecemos para enviar os e-mails, estava os clientes inativos, e isso é um grande benefício para as vendas.

Os clientes que estão sem comprar por um determinado período passam a receber mensagens programadas no intuito de chamá-los para fazer novos negócios com a marca. Essa estratégia pode proporcionar um aumento considerável no faturamento.

Facilita o processo de fidelização

É muito mais rentável vender para um cliente que já conhece a marca do que traçar planos de atração de novos consumidores. Não que isso não tenha que ser feito, muito pelo contrário, mas vender para os seus clientes é mais barato e fácil, portanto, deve ser priorizado.

Para isso, a fidelização é fundamental e ela é conquistada a partir de um bom relacionamento. Manter-se em contato com o público, estar presente em diferentes momentos e abrir canais de comunicação são atitudes que estreitam o relacionamento e geram uma grande experiência do cliente com a marca. Em resposta, compras frequentes e recorrentes são criadas.

Agiliza a resolução de problemas

Por fim, um dos grandes benefícios em utilizar a régua de relacionamento no e-commerce é a possibilidade de solucionar os problemas de forma rápida e eficiente.

Problemas infelizmente acontecem, por mais que todas as ações sejam tomadas para evitá-los. O importante é que a empresa tente desenvolver as soluções de forma ágil, mantendo a satisfação do público.

Com o envio de e-mails de forma frequente, um consumidor que teve algum problema pode usar esse canal para buscar a solução, antes que aquilo seja levado a outro nível.

Portanto, como vimos em nosso artigo, a régua de relacionamento no e-commerce é uma grande estratégia, capaz de criar benefícios como os que listamos.

Para ter sucesso, siga as dicas mostradas e esteja sempre em contato com seu público, mantendo bons relacionamentos e oferecendo uma experiência agradável com a marca.

Agora que você já sabe o que é a régua de relacionamento no e-commerce, confira nosso guia sobre Jornada do Cliente.

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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