Quando um comentário endossa a qualidade do produto de interesse do consumidor, há muito mais motivos que ele finalize um pedido. As opiniões negativas também são outro lado bom da moeda. Elas transmitem confiabilidade e transparência, características indispensáveis ao comércio eletrônico. Os chamados reviews são, portanto, pontos necessários para o ambiente, mais e mais social, e para uma boa conversão.
Foi com opiniões dos clientes que a Amazon começou a se estabelecer no mercado. A partir do sucesso da maior varejista on-line do mundo, a técnica se espalhou entre empresas de vários portes e segmentos.
Conhecer as experiências de outras pessoas com o objeto de desejo funciona por que mostra como o produto atendeu a necessidades normalmente iguais a do interessado. “Por isso é tão importante ao moderar os comentários dar voz também àqueles que não gostaram do produto. Os reviews negativos farão o consumidor acreditar no que lê, para decidir se compra ou não o item visto”, explica Marcelo F. Silva, gerente de marketing da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico.
Os comentários têm ainda um caráter social, que promove o engajamento do consumidor, que se sente parte de todo o processo. As redes sociais contribuem para esse comportamento participativo. Atualmente, é bem vista qualquer iniciativa de empresas que prega a aproximação do cliente com a plataforma.
Estímulo ao comentário
Apenas disponibilizar a ferramenta nas lojas virtuais não vai garantir que o consumidor deixe sua opinião. Portanto, estimule-o. “Deixe frases visíveis, que levem o cliente a escrever sobre o produto. Claro, sem tentar influenciar o conteúdo. Deixe o consumidor livre para falar sinceramente de sua opinião”, finaliza Silva.
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Temos a mesma opinião do Marcelo e uma pesquisa interna nos mostrou um significativo aumento de trafego em clientes que liberam os comentários como anônimos.
Para ver: http://www.ecommercebrasil.com.br/discussoes/index.php/topic/302-comentarios-anonimos-podem-gerar-vendas/page__pid__807#entry807