Carolina Piza, diretora de marketing da Ricardo Almeida, é a convidada deste episódio do podcast Central do Varejo, patrocinado pela JET.
O bate-papo sobre estratégia, inovação e experiência do cliente foi comandado por Rodrigo Amaral, head content da JET, e Patrícia Cotti, sócia-diretora da Goakira.
Referência nacional de moda masculina no país, sinônimo de sofisticação, a marca chega aos 42 anos mantendo-se firme em seu propósito de entregar produtos com excelência.
“O Ricardo Almeida ainda é presente no dia a dia da empresa e continua sendo visionário“, comentou Carolina, lembrando que a marca foi pioneira no mercado de luxo no Brasil e tem conseguido preservar sua posição num segmento competitivo, mas no qual os clientes sabem valorizar produtos de alto valor.
“Com todo esse tempo de marca, o que percebemos é que ela foi lapidada”, afirmou a executiva, lembrando que a alfaiataria sempre foi o core e está presente também nas linhas casuais lançadas para atender às demandas do cliente para o dia a dia.
Modelagem, acabamento e o cuidado com o relacionamento mantido com o seleto grupo de consumidores que acompanha a trajetória da marca são os seus pontos fortes até hoje.
Na loja, essa relação com os clientes sempre foi muito próxima. O e-commerce chegou em 2020, quando a empresa teve que investir no digital.
“Estamos estruturando a omnicanalidade, mas já temos um grupo de clientes vip que compra exclusivamente no site”, detalhou Carolina, observando que, mesmo nesses casos, a experiência nas lojas é mantida, pela oferta dos serviços que são oferecidos.
Além das 20 lojas físicas e de outros 80 pontos de venda que comercializam os produtos, todos escolhidos segundo critérios bem rigorosos, a operação conta atualmente com as Casas Ricardo Almeida, extensões da essência da marca.
“Nesses locais, o tempo desacelera e a experiência de compra ganha novos significados”, detalhou a executiva. Isso porque as unidades no Belvedere, em Belo Horizonte, e no Lago Sul, em Brasília, foram projetadas para oferecer um atendimento verdadeiramente exclusivo, em um ambiente sofisticado, acolhedor e absolutamente personalizado.
E, para complementar a experiência, foi inaugurado em 2023 o Studio Ricardo Almeida, localizado na Cidade Matarazzo, em São Paulo, com mais de 700 metros quadrados.
O universo Ricardo Almeida também conta com a RA2, comandada pelos filhos e dirigida ao público mais jovem, com coleções de peças de vanguarda.
O digital tem sido muito importante para trabalhar com as novas gerações, e a marca tem investido cada vez mais em CRM para criar experiências diferenciadas para trabalhar a retenção da base de clientes. “Se o cliente não está no centro do processo, você não está no jogo”, definiu Carolina.
Para acompanhar o episódio na íntegra, clique aqui.
Confira, também, todos os detalhes da operação no site.