O Real Time Marketing é hoje uma necessidade para atender à demanda do público que passa boa parte do seu tempo conectado às plataformas digitais.
Para as marcas, podemos afirmar que as redes sociais exigem ações quase que instantâneas, a fim de se posicionar sobre os assuntos mais falados no momento.
Neste contexto, o RTM transformou-se numa estratégia muito popular para que as empresas criem relações com seu público de forma instantânea.
Portanto, para que você conheça mais sobre marketing de relacionamento e competição em tempo real e como ele pode impulsionar as vendas do seu e-commerce, confira os próximos tópicos deste artigo.
Iremos falar melhor sobre o que é Real Time Marketing e como implantá-lo na sua loja virtual.
O que é RTM (Real Time Marketing)
Apesar do nome, Real Time Marketing, o termo foi cunhado por David Meerman Scott, um dos maiores especialistas em Relações Públicas do mundo.
Meerman explica o RTM como uma oportunidade de as marcas explorarem assuntos do momento para impulsionarem seus produtos e serviços.
Na prática, isso significa produzir conteúdo criativo para explorar os significados de um grande evento ou de uma notícia bombástica – ou até mesmo do último meme que brotou no território digital. O objetivo é ser muito replicado e construir reconhecimento para a marca.
Vantagens do marketing de relacionamento em tempo real
Em tempos nos quais as mídias digitais ditam as tendências de consumo e a reputação da marca junto ao público, é fundamental que o e-commerce pense em formas de se comunicar de maneira assertiva.
Sendo assim, uma das principais vantagens do RTM para o e-commerce é o engajamento nas redes sociais.
Além disso, é possível usar o marketing de relacionamento e a competição em tempo real para segmentar e definir o público-alvo.
Outra vantagem relevante do Real Time Marketing para o e-commerce é o feedback oferecido pelos clientes.
Uma vez que a marca soluciona problemas de maneira ágil ou até mesmo é acessível para solucionar dúvidas, ela passa a ter preferência no consumo futuro.
Então, confira na lista a seguir quais são as principais vantagens do marketing de relacionamento em tempo real para o seu e-commerce:
- Aproximar a marca do seu público-alvo;
- Obter relevância digital;
- Melhorar a imagem da empresa junto ao público;
- Facilitar o feedback e interação com os clientes.
Como usar essa estratégia no seu e-commerce
Um dos pilares do sucesso da estratégia de RTM é o monitoramento da marca nas mídias sociais e sua análise, em tempo real e de forma contínua. Em outras palavras, sem Inteligência de Comunicação, o RTM é impossível.
Essa inteligência permitirá não apenas detectar oportunidades de viralização da marca em eventos, mas também antecipar possíveis crises e atacá-las de forma proativa nos mais diversos canais.
Os primeiros “sinais de fumaça” de uma crise para a marca sempre aparecem primeiro nas redes sociais.
A antecipação dessas tendências aumenta em muito as chances de sucesso no gerenciamento de crises. Isso porque, ao avaliar o mercado e observar as tendências, é possível que a sua marca lance tendências e dite qual será o assunto do momento.
Outro ponto importante para o sucesso do RTM é buscar o engajamento do consumidor em cada etapa de sua jornada. É fundamental entender que, atrás de cada dado coletado, há uma pista que pode significar o sucesso ou o fracasso de uma ação de comunicação.
Por isso, conhecer o consumidor e abordá-lo de forma precisa e personalizada é o “pulo do gato” no engajamento do público com a marca.
Como ser mais eficiente na abordagem do público?
Ao refletirmos sobre o emprego do RTM, é importante considerarmos que, no caso dessas iniciativas, elas vão se concentrar basicamente nas redes sociais.
É óbvio que o objetivo não é concentrar todo o investimento nesse tipo de ação. A proposta é que a estratégia de comunicação seja complementada com esse tipo de conteúdo, considerando a relevância dele para visibilidade, engajamento e aumento de tráfego.
Como um bom exemplo de RTM, podemos citar o caso da Tilibra, em 2024, durante as Olimpíadas de Paris.
Na ocasião, a fotografia do surfista Gabriel Medina realizando uma manobra aérea viralizou nas redes sociais.
Atenta, a marca identificou a repercussão da imagem e preparou o lançamento de um caderno com a imagem estampada na capa.
O anúncio feito nas redes sociais teve alto engajamento, até porque tinha total pertinência com o target da marca.
Este é um aspecto fundamental no sucesso das estratégias: o alinhamento com os propósitos, afinal, o público tem exigido cada vez mais autenticidade por parte das empresas.
A repercussão gerada por determinado assunto é importante, uma vez que a proposta é se apropriar deste buzz, mas é essencial verificar se aquela abordagem faz sentido perante o posicionamento da marca.
Quais os desafios do RTM no e-commerce?
Além dessa questão do alinhamento, adotar estratégias de RTM na comunicação do e-commerce exige outros cuidados.
Para dar certo, é preciso que a empresa tenha a agilidade necessária para aproveitar o momento.
A recomendação, no caso, é preparar de antemão quais assuntos serão monitorados e ter uma equipe a postos responsável pela aprovação e, claro, execução das ações.
Definir as diretrizes que vão nortear as ações também ajuda a minimizar os riscos de a marca envolver-se em polêmicas.
É a velha história: sim, é importante explorar as boas oportunidades, mas sempre considerando que a reputação da marca é um de seus bens mais valiosos.
E, como já citamos, dificilmente a empresa conseguirá sustentar a relação com seu público investindo apenas em assuntos “quentes”. O ideal é que haja uma diversificação nos conteúdos produzidos, de forma a preservar o equilíbrio entre posts atemporais e os focados em hype.
Não há uma ciência exata nessa área. Apesar o timing e do acerto na escolha do tema, nem sempre os posts desse tipo vão obter engajamento e viralizar.
Faz parte do jogo, então, é preciso que a equipe esteja preparada para lidar com a situação e que continue investindo para adquirir os aprendizados.
Estratégias de real time marketing exigem monitoramento contínuo de trends, adoção de fluxos ágeis para criação e aprovação e, como acontece nas demais áreas do marketing digital, atenção com a análise dos resultados.
Dedicar-se à avaliação do retorno obtido, com base nos objetivos indicados previamente, é o melhor caminho para otimizar o desempenho da marca e, claro, aperfeiçoar cada vez mais as estratégias.
Gostou do artigo? Veja também este conteúdo Avaliações de clientes: priorize esses conteúdos para ter destaque no Google AI Overview.