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Marketing e Campanhas

RTM, Real Time Marketing no seu e-commerce

By 17/10/2016dezembro 22nd, 2022No Comments

A popularização da internet mudou o parâmetro em diversas áreas do mercado, fazendo com que as empresas alterassem sua forma de atuação. Sendo assim, o setor de comunicação não é diferente. Por isso o Real Time Marketing se tornou uma necessidade para atender à demanda do público.

Isso porque as redes sociais exigem ações quase que instantâneas das marcas, a fim de se posicionar sobre os assuntos mais falados no momento. Desse modo, o RTM transformou-se numa estratégia muito popular para que as marcas criem relações com seu público de forma instantânea. 

Portanto, para que você conheça mais sobre marketing de relacionamento e competição em tempo real e como ele pode impulsionar as vendas do seu e-commerce, confira os próximos tópicos deste artigo. Iremos falar melhor sobre o que é Real Time Marketing e como implantá-lo na sua loja virtual.

O que é RTM (Real Time Marketing)

Apesar do nome, Real Time Marketing, o termo foi cunhado por David Meerman Scott, um dos maiores especialistas em Relações Públicas do mundo. Meerman explica o RTM como uma oportunidade de as marcas explorarem assuntos do momento para impulsionarem seus produtos e serviços.

Um excelente exemplo de estratégia de RTM, em razão do pioneirismo, foi a atuação da Adidas na Copa do Mundo do Brasil de 2014. A Adidas montou um time com cerca de 40 profissionais de Relações Públicas para cobrir o evento in loco. Esses profissionais exploravam cada faceta de um jogo, por meio de imagens, vídeos, comentários e memes, que eram criados e comunicados antes, durante e após cada partida. 

Isso significa produzir conteúdo criativo para explorar os significados de um grande evento ou de uma notícia bombástica – ou até mesmo do último meme que brotou no território digital. O objetivo é ser muito replicado e construir reconhecimento para a marca.

Vantagens do marketing de relacionamento em tempo real

Em tempos nos quais as mídias digitais ditam as tendências de consumo e a reputação da marca junto ao público, é fundamental que o e-commerce pense em formas de se comunicar de maneira assertiva. 

Sendo assim, uma das principais vantagens do RTM para o e-commerce é o engajamento nas redes sociais. Além disso, é possível usar o marketing de relacionamento e a competição em tempo real para segmentar e definir o público-alvo.

Ademais, outra vantagem relevante do Real Time Marketing para o e-commerce é o feedback oferecido pelos clientes. Uma vez que a marca soluciona problemas de maneira ágil ou até mesmo é acessível para solucionar dúvidas, ela passa a ter preferência no consumo futuro.

Então, confira na lista a seguir quais são as principais vantagens do marketing de relacionamento em tempo real para o seu e-commerce:

  • Aperfeiçoar o público-alvo da marca;
  • Obter relevância digital;
  • Melhorar a imagem da empresa junto ao público;
  • Facilitar o feedback e interação com os clientes.

Como usar essa estratégia no seu e-commerce

Um dos pilares do sucesso da estratégia de RTM é o monitoramento da marca nas mídias sociais e sua análise, em tempo real e de forma contínua. Em outras palavras, sem Inteligência de Comunicação, o RTM é impossível. 

Essa inteligência permitirá não apenas detectar oportunidades de viralização da marca em eventos, mas também antecipar possíveis crises e atacá-las de forma proativa nos mais diversos canais. Os primeiros “sinais de fumaça” de uma crise para a marca sempre aparecem primeiro nas redes sociais. 

A antecipação dessas tendências aumenta em muito as chances de sucesso no gerenciamento de crises. Isso porque, ao avaliar o mercado e observar as tendências, é possível que a sua marca lance tendências e dite qual será o assunto do momento.

Outro ponto importante para o sucesso do RTM é buscar o engajamento do consumidor em cada etapa de sua jornada. É fundamental entender que, atrás de cada dado coletado, há uma pista que pode significar o sucesso ou o fracasso de uma ação de comunicação. 

Por isso, conhecer o consumidor e abordá-lo de forma precisa e personalizada é o “pulo do gato” no engajamento do público com a marca.

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