Quem trabalha com vendas sabe a importância e o tempo que se gasta para gerenciar o estoque e as demais atividades relacionadas à comercialização de produtos.
Erros em qualquer uma dessas tarefas podem gerar um impacto péssimo para a empresa e influenciar negativamente no resultado final.
Por isso, entender como funcionam as necessidades e demandas internas é o primeiro passo para realizar uma gestão de produtos com êxito. Tanto as lojas virtuais quanto as físicas, cada uma com as suas características, precisam otimizar esses processos logísticos. Isso é fundamental para o sucesso da empresa, além de evitar grandes dores de cabeça.
Para auxiliar você a fazer isso de maneira prática e funcional, listamos, no post de hoje, uma série de dicas, que vão ajudar o seu negócio a dar um salto de qualidade na gestão de produtos. Boa leitura!
Entender o conceito de gestão
Pode parecer óbvio, mas, para fazer uma boa gestão de produtos, é preciso saber o que isso significa na teoria, para depois achar as melhores maneiras de colocá-la em prática. Uma classificação geral nos diz que a gestão de produtos é uma função que faz parte do ciclo organizacional da empresa e envolve etapas como planejamento, orçamento e divulgação.
Muitas pessoas confundem o trabalho de marketing feito em cima do produto com o gerenciamento total, algo que vai muito além.
Podemos dizer que uma gestão completa precisa passar pela compreensão de todos os elementos teóricos e também ter uma experiência com testes, para ver o que funciona ou não dentro da realidade do seu negócio — lembrando que, por mais que existam ferramentas universais, muitas podem funcionar melhor em determinados tipos de empreendimento.
Acompanhar toda a trajetória do produto, desde a sua concepção até a entrega final, é uma boa forma de fazer um gerenciamento eficiente, afinal, isso traz um olhar mais clínico acerca do conjunto.
Favorecer a localização dos produtos
A fácil localização dos produtos é fundamental tanto em lojas físicas quanto em virtuais. Durante a jornada de compra, o cliente gosta de ter acesso e independência para encontrar e analisar os itens.
Em espaços físicos, pode até parecer mais difícil, mas é preciso dar prioridade ao perfil do cliente (especialmente em relação àqueles com gostos parecidos) e, a partir disso, realizar um mapeamento que favoreça a visualização desses produtos-chave.
Se, junto a eles, for possível colocar produtos complementares, também é uma excelente maneira de encaixar uma nova venda sem que seja preciso fazer um grande esforço.
Nas lojas virtuais, ter um mecanismo de busca eficiente no site e uma boa exposição — incluindo, aqui, a qualidade da imagem, o nível de detalhamento e a acuidade da descrição do produto — é crucial. Quantas vezes um bom produto fica com vendas abaixo do esperado e não se sabe o motivo? Verificar como ele está sendo apresentado ao público é um dos primeiros passos para tentar encontrar os motivos e melhorar os resultados.
Ter um gerenciamento inteligente de estoque
O gerenciamento inteligente de estoque ajuda muito a otimizar o processo e manter tudo em ordem. Imagine a frustração do cliente ao colocar algo no carrinho de uma loja virtual e depois ficar sabendo que esse produto não está mais disponível. Com certeza, ele vai se sentir incomodado com essa situação, e você correrá o risco de perdê-lo por um problema evitável.
Para lojas virtuais, é essencial contar com a ajuda da tecnologia para que esse tipo de questão não aconteça. Há várias ferramentas que permitem esse gerenciamento inteligente. Nas lojas físicas, a tecnologia também pode ajudar bastante, até por evitar o trabalho manual, que, além de custoso, é maçante e não traz 100% de garantia.
Para quem enfrenta dilemas com vendas não concluídas e carrinhos deixados em aberto, esse apoio tecnológico também é excelente por permitir ações como enviar lembretes para que o cliente não esqueça de finalizar a compra e atualizar automaticamente os preços.
Focar um sistema rápido de entrega
Receber pedidos diários é excelente para qualquer loja, porém, isso pode se tornar um problema, caso o sistema de entrega não seja eficiente. Uma boa gestão de produtos deve incluir essa parte — afinal, ela é o cartão de visitas para os clientes. Uma entrega com problemas pode manchar a imagem da empresa e jogar por água abaixo todo o esforço feito para ter um preço competitivo, divulgar o produto e prospectar clientes.
Além disso, a rapidez ajuda a evitar acúmulos de produtos a serem entregues, o que pode contribuir para erros, extravios de mercadorias, danos materiais, entre outros fatores prejudiciais ao negócio.
Isso nos mostra que é preciso ter uma estrutura funcionando perfeitamente, que leve em consideração desde a separação do pedido, passando por embalamento, emissão da nota fiscal, e definição da forma de entrega até procedimentos de segurança, para que seja mantida a qualidade do produto durante o processo.
Uma dica importante é sempre ter mais de uma opção, especialmente em caso de empresas que terceirizam a entrega. Assim, caso um parceiro falhe, é possível contar com o apoio de outro.
É essencial também oferecer opções para o cliente visualizar as formas de entrega e os valores praticados para essa ação — o custo do frete, por exemplo. No caso de muitos pedidos, é possível fazer contratos que favoreçam tanto a logística quanto a questão financeira, como no caso dos Correios.
Com base nas dicas acima, podemos dizer que uma gestão de produtos eficiente é mais do que uma necessidade, trata-se de um diferencial competitivo para o seu negócio, pois reflete profundamente na experiência final do cliente e em como a sua empresa é vista no mercado.
Vale lembrar que qualquer investimento em softwares e demais ferramentas auxiliares para essa jornada não deve ser visto como gasto, mas sim com algo capaz de trazer um grande retorno e até mesmo a expansão dos negócios.
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