Se prepare para as compras de Natal!
20% das compras na Black Friday foram feitos no acesso simples e fácil do Smartphone;
Crescimento de 5% nos pedidos para 2,23mi;
Ticket médio cresceu +13% em relação 2015;
O PROCON registrou 845 reclamações, 300 a menos que o ano passado;
No Reclame Aqui foram 2.912, reclamações ante 4.400, 1/3 menor;
Os números demonstram o quanto o brasileiro está habituado a compra online. Mas ainda estamos longe e com um potencial de crescimento imenso.
Atualmente são 40 milhões de e-consumidores ativos [a mesma população da Argentina -olé!] porém considerando todos os consumidores em idade ativa, somente das classes A, B e C são 88 milhões de pessoas.
Portanto, você consumidor precisa ter Segurança, Confiança e Tranquilidade para fazer a suas compras.
Se você ainda faz parte dos quase 50 milhões que precisa ver o produto em mãos e ter uma experiência presencial, te convido para fazer uma reflexão.
Imagina que é final de semana e você deseja fazer as suas compras de natal. Pois bem a primeira opção pode ser enfrentar filas monumentais, pessoas se agarrando e você perdendo o seu sábado e/ou domingo de descanso…
Além de tudo isso você ainda gasta com deslocamento, estacionamento e claro a terrível insegurança e locais lotados
Pois bem, dito isso você ainda está incerto de comprar online. Tudo bem. Mas se os números acima ainda são pouco motivadores, imagine a seguinte cena: todas, absolutamente todas as opções de compras na palma de sua mão. Feitiçaria? Não, Tecnologia!
Cada vez mais o mobile commerce é representativo (1/4 dos pedidos da última Black Friday) resultado de investimentos em melhoria na experiência para todos nós comprarmos com mais facilidade e todos os itens que vem a seguir
SEGURANÇA
Existem muitas e muitas e muitas lojas virtuais, e algumas delas são até “bacaninhas”. O famoso ditado do “barato pode sair caro” também acontece na decisão de compra.
Algumas regras básicas:
- Verifique se a loja possui todos os certificados de segurança
- Verifique se o produto que está procurando de fato é o mais barato
- Todas as melhores lojas possuem um “termo de uso” ou “central de relacionamento” que muita gente não vê. Se está comprando fora dos grandes magazines invista 5 minutos do seu tempo para vasculhar esses canais (a média do ecommerce é 3,5 minutos)
CONFIANÇA
Eu entendo, você está longe dos olhos (mas perto do coração S2), não pode tocar ou ter certeza se esse é o produto mesmo que deseja comprar. Mas de novo voltamos a experiência do usuário. Pois bem…
- Veja todas as fotos, a descrição do produto e algum vídeo explicando o produto. Invista esse tempo para fazer a compra e depois você procura diferenciais (preço, prazo de entrega, parcelamento…)
- Procure no Reclame Aqui, PROCON, Proteste e verifique se aquele produto, especificamente, demora muito a ser entregue, tem uma propaganda
TRANQUILIDADE
Nada supera a tranquilidade de adquirir o produto na sua casa, no conforto do seu lar, comparando sempre as melhores opções antes de fechar o negócio.
Se programando, você pode receber todas as suas compras de Natal antes do período de festa, de um jeito barato e simples.
Sim, barato. Faça as contas: entre combustível, deixar o seu veiculo no estacionamento, mais aquele lanchinho ou suquinho pra acompanhar a sua caminhada sai mais caro que um frete…
Boas compras e boas festas!!