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SEO

SEO: aprenda a usar a meta description

By 06/11/2015novembro 24th, 2022No Comments

Um dos principais elementos da otimização para a busca, o famoso SEO, é a meta description. Em bom português, meta descrição, que é a descrição do conteúdo que será apresentado na página. É este elemento de texto, inserido no código do seu site que fará o seu cliente encontrar aquela oferta, produto ou serviço que só você tem.

A meta descrição, junto com as palavras-chave e o seu conteúdo propriamente dito são elementos que guiam os robôs de busca através dos sites. Como são invisíveis aos olhos dos visitantes, muitas vezes estas descrições nem mesmo são publicadas, mesmo que a sua plataforma ofereça este campo.

Criar este texto, cujo comprimento ideal é de 160 caracteres, descreve o que o seu cliente encontrará e, junto com as palavras-chave, orienta os robôs de busca.

Palavras-chave e tags

Palavras-chave – ou tags – são a forma de organizar a informação da web de forma a agregar elementos semelhantes e criar relação entre eles. Também chamados de metadados, ajudam a classificar páginas, seus conteúdos e arquivos relacionados.

Ao agrupar informações, as tags permitem encontrar com mais facilidade outros conteúdos relacionados. As palavras-chave, como todos devem saber, são fundamentais para os mecanismos de busca.

Como isso funciona na prática do SEO?

Para encontrar um conjunto de informação, o site de busca usa uma lista de palavras-chave, usadas para mostrar os resultados mais importantes sobre um determinado tema ou assunto. Isso economiza tempo e processamento, pois assim, não é preciso “ler” cada palavra na página – o robô procura apenas os metadados.

O SEO usa estas informações para melhorar suas páginas para os robôs de busca, como você já sabe. E a meta description é central. É a partir dela que surge a palavra-chave (ou tag) em destaque e a maior adequação do conteúdo ao foco da busca realizada pelo usuário. É assim que o mecanismo de busca garante a sua utilidade e relevância para o internauta – e é lá que conquistamos novos clientes.

Para que serve a meta description?

  • Mostrar qual é o conteúdo: uma descrição rápida e direta do conteúdo da página e o assunto.
  • Atração de novos visitantes: a meta description avisa ao internauta o que existe na sua página.
  • Snippet de busca: nos mecanismos de busca, esta descrição (lembre-se: 160 caracteres) aparece logo abaixo do resultado da busca e ajuda a atrair o visitante.
  • Divulgação nas redes sociais: por definição é a meta description que é exibida quando compartilhamos o produto (ou página) nas redes sociais.

Dicas para criar boas meta descriptions

  • Seja verdadeiro: não invente, descreva exatamente o que está na página.
  • Atenção ao tamanho: meta description tem, no máximo, 160 caracteres. Respeitar este limite garante acesso à informação completa – e é mais atraente ao internauta.
  • Objetividade e sedução: sim, é preciso ir direto ao ponto e ao mesmo tempo atrair a curiosidade. A meta description funciona quase como um outdoor: você tem três segundos para capturar o cliente.
  • Não confunda com propaganda: sim, a meta description é para chamar a atenção, mas não é publicidade. É conteúdo e organização de informação, fundamentais para o funcionamento da internet.

Ilustração: Kwame Baldwin

 

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