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SEO

Conheça 11 técnicas cruciais de SEO para loja virtual

O crescimento do e-commerce mantém-se em ritmo acelerado, o que é uma excelente notícia para quem pretende abrir um negócio ou expandir sua operação de vendas pela internet. 

Mas, para obter destaque, não basta ter uma presença online, é preciso que ela seja sólida o suficiente para gerar tráfego recorrente e, claro, fazer com que esses visitantes possam ser convertidos em compradores. 

Para que isso aconteça, o primeiro passo é necessário montar uma estratégia vencedora e que conte com as melhores ferramentas de marketing digital.  Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), que consiste em um conjunto de técnicas para otimizar o site a fim de ranquear melhor nos motores de busca e assim maximizar o alcance da página. 

Qual a importância da busca orgânica 

Antes de abordarmos as táticas que podem ser empregadas nessa frente, é importante o registro sobre o comportamento da audiência em relação ao e-commerce. A principal forma de entrada do público é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador. Logo em seguida, como indica o relatório da Conversion, vem o tráfego de busca orgânica (27,8%) e busca paga (17,7%). Mas as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais Detalhe: nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental, por isso os investimentos feitos pelas plataformas de e-commerce para aprimorar continuamente seus sistemas. O JET Search é um bom exemplo. Desenvolvida para aprimorar a experiência do cliente na loja durante o processo de compra, a funcionalidade possibilita personalizar a exibição de produtos e as buscas realizadas no site.  

O resultado para o e-commerce é imediato: performance até 70% maior no carregamento dos produtos.  

O diferencial do JET Search é que, por meio de operação simples, é possível parametrizar o comportamento da busca do usuário.  

Assim, dependendo da sua necessidade, a loja define como será feita a busca do termo digitado: em “nome”, “descrição” ou “descrição resumida do produto”.  

Além de direcionar melhor essa orientação da busca, a solução permite uma atuação mais estratégica nesta frente por meio do uso de algumas ferramentas específicas. 

A adoção de sistemas desse tipo é fundamental no atual cenário do comércio eletrônico, até porque o objetivo é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o visitante queira gastar tempo navegando no site, garantindo uma probabilidade maior de retorno.  Para otimizar as tarefas nessa área, listamos abaixo 11 técnicas de SEO para loja virtual e veja como elas são fundamentais para potencializar os seus resultados. 

Quais são as melhores técnicas de SEO para e-commerce? 

1- Pesquisar a palavra-chave 

Pesquisar a palavra-chave é o primeiro passo para identificar quais aquelas que mais se encaixam para divulgar o seu produto ou serviço.  Nessa escolha, deve-se estar atento ao volume de buscas, relevância das palavras escolhidas e dificuldade de ranqueamento. Conhecer bem o seu público-alvo ajuda bastante a realizar essa tarefa com êxito. Afinal, uma boa investigação de como ele se comporta facilita na hora de criar uma comunicação mais poderosa. Vale lembrar que hoje temos diversas soluções disponíveis no mercado para ajudar a loja nesse planejamento. 

2- Evitar ranquear as mesmas palavras 

Umas das técnicas mais importantes de SEO para loja virtual é evitar ranquear as mesmas palavras-chave para várias páginas do site. Lojas online normalmente contam com um vasto catálogo de produtos. Com isso, criam-se muitas URLs. Ter esse cuidado é fundamental para que as palavras não se prejudiquem entre si. Uma maneira funcional de fazer isso é listar as páginas e palavras-chave utilizadas em cada uma delas, tornando assim mais fácil o processo de visualização de quais já estão sendo usadas. 

3- Incorporar palavras-chave 

Para potencializar o uso do SEO, é importante incorporar as palavras-chave escolhidas em diversos locais do site, tais como: títulos, subtítulos, parágrafos iniciais, descrições, nomes dos arquivos, tags de imagens, meta título e URLs. Negligenciar esse posicionamento estratégico pode ter um impacto negativo na forma com que o motor de busca enxerga o seu site e, consequentemente, no ranqueamento. 

4- Colocar links internos 

Usar links internos é uma ótima maneira de melhorar o SEO para loja virtual, pois ajuda o algoritmo do Google a entender como funciona a hierarquia do seu site e o que você considera ser mais relevante. Eles funcionam basicamente como uma espécie de âncora e valorizam as palavras-chave mais importantes. É essencial ter o cuidado para não usar links internos demais, já que essa prática pode causar o efeito contrário e prejudicar as compras em seu portal. 

5- Valorizar a arquitetura do site 

Uma loja virtual que possui uma arquitetura bem organizada ganha muitos pontos em termos de usabilidade, ranqueamento e conversões. Também ajuda tanto o Google como os usuários a “se acharem” no seu site mais facilmente, o que é fundamental para a qualidade da experiência proporcionada. Uma dica é focar na simplicidade e na intuitividade. Ou seja, permitir que o visitante rapidamente identifique como funciona o seu comércio eletrônico, tendo assim maior facilidade para navegar. É importante também garantir que o site seja desenvolvido a partir do conceito do mobile first, afinal, grande parte dos acessos ocorre via dispositivos móveis. 

6- Integrar com as mídias sociais 

A força das mídias sociais é imensa. Por isso, uma boa estratégia de SEO para loja virtual deve levar esse fator em conta. Integrar o e-commerce com as redes sociais ajuda a atrair mais visitas, favorece a recorrência e torna a experiência mais completa. É importante compartilhar os seus links nas redes sociais da empresa e também adicionar botões de compartilhamento no site, incluindo aqui blog, páginas de produtos e homepage. 

7- Usar o link building 

O link building é uma forma de mostrar para os motores de busca o quanto o seu conteúdo é relevante. A melhor maneira de fazer isso é ter sites parceiros (confiáveis) que criem direcionamentos para as suas páginas. Você pode fazer o mesmo criando links que levem o usuário para endereços relevantes. 

8- Estar atento às mudanças do algoritmo 

Tanto o mercado quanto o algoritmo do Google apresentam seguidas mudanças. Dessa forma, é preciso estar atento, porque o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Há inclusive mudanças que podem impactar significativamente o andamento das ações, trazendo assim a necessidade de que haja um rápido direcionamento, a fim de manter a qualidade do tráfego obtido e não perder posições no ranqueamento. 

9- Fazer varredura de erros 

É normal um site apresentar erros. Isso é mais comum naqueles que têm muitas páginas, como as lojas virtuais.  Sabendo disso, é essencial fazer, de tempos em tempos, uma varredura para verificar se existe algum problema. Algumas das ocorrências mais comuns e que prejudicam o SEO são: – Links quebrados; – Erro no servidor; – Acesso negado; – Conteúdo duplicado. Caso haja grande recorrência desses erros, existe o risco do seu site ser desindexado, já que o Google pode considerar que ele está propiciando uma experiência negativa para os usuários. 

10- Manter o site atualizado 

Manter o site atualizado é uma forma do Google entender que a sua empresa se preocupa em oferecer algo novo para os usuários, fator que é muito valorizado no ranqueamento. Além disso, demonstra a seus clientes maior profissionalismo e desejo de oferecer soluções mais completas. Renovar o conteúdo, trocar os banners com frequência e criar promoções são algumas maneiras de fazer isso. 

11- Entender o SEO como um processo contínuo 

Uma estratégia de SEO precisa ser entendida como um processo contínuo, já que não se trata de algo que se faz apenas uma vez. Para que haja sucesso, é necessário constante monitoramento das ações e dos resultados. Esse hábito leva ao aperfeiçoamento da estratégia, o que serve também como uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois não são todos que conseguirão investir tempo e dinheiro para tirar melhor proveito dessa ferramenta. Por isso, não deixe de aplicar as dicas aqui expostas. Elas ensinam como utilizar o SEO para loja virtual da melhor forma possível e, com isso, obter grandes resultados.  E já que o assunto são as técnicas de SEO aplicadas ao e-commerce, que tal saber mais sobre o assunto? Leia agora este artigo sobre Avaliações de clientes: priorize esses conteúdos para ter destaque no Google AI Overview. 
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