O crescimento do e-commerce mantém-se em ritmo acelerado, o que é uma excelente notícia para quem pretende abrir um negócio ou expandir sua operação de vendas pela internet.
Mas, para obter destaque, não basta ter uma presença online, é preciso que ela seja sólida o suficiente para gerar tráfego recorrente e, claro, fazer com que esses visitantes possam ser convertidos em compradores.

Qual a importância da busca orgânica
Antes de abordarmos as táticas que podem ser empregadas nessa frente, é importante o registro sobre o comportamento da audiência em relação ao e-commerce. A principal forma de entrada do público é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador. Logo em seguida, como indica o relatório da Conversion, vem o tráfego de busca orgânica (27,8%) e busca paga (17,7%). Mas as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Detalhe: nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental, por isso os investimentos feitos pelas plataformas de e-commerce para aprimorar continuamente seus sistemas. O JET Search é um bom exemplo. Desenvolvida para aprimorar a experiência do cliente na loja durante o processo de compra, a funcionalidade possibilita personalizar a exibição de produtos e as buscas realizadas no site.O resultado para o e-commerce é imediato: performance até 70% maior no carregamento dos produtos.
O diferencial do JET Search é que, por meio de operação simples, é possível parametrizar o comportamento da busca do usuário.
Assim, dependendo da sua necessidade, a loja define como será feita a busca do termo digitado: em “nome”, “descrição” ou “descrição resumida do produto”.
Além de direcionar melhor essa orientação da busca, a solução permite uma atuação mais estratégica nesta frente por meio do uso de algumas ferramentas específicas.
A adoção de sistemas desse tipo é fundamental no atual cenário do comércio eletrônico, até porque o objetivo é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o visitante queira gastar tempo navegando no site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Para otimizar as tarefas nessa área, listamos abaixo 11 técnicas de SEO para loja virtual e veja como elas são fundamentais para potencializar os seus resultados.