Uma das principais regras do comércio virtual é “não deixe o cliente abandonar o carrinho de compras“.
Porém, na prática, muitas empresas ainda dificultam o checkout ao exigir o preenchimento de longos formulários com perguntas, muitas vezes, desnecessárias.
Se o seu objetivo é evitar esse erro e dar aquele empurrãozinho para o consumidor fechar o negócio, precisa ler este post e descobrir as vantagens do social login.
A propósito, você sabe o que é o social login? Quer entender de que forma ele melhora a experiência do consumidor no seu e-commerce e aumenta o índice de conversões? Então, acompanhe!
O que é e por que usar o social login?
Hoje em dia, são poucos os usuários da internet que não têm contas em pelo menos uma rede social. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são apenas alguns dos exemplos mais comuns.
Para acessá-las, todos esses usuários já possuem login e senha, que utilizam com certa frequência ou já mantêm gravados em seus aparelhos para preenchimento automático.
Quando o e-commerce trabalha com uma plataforma que permite o social login no momento de cadastro, o cliente tem a alternativa de acessar utilizando seu nome de usuário de alguma das redes sociais.
Dessa forma, ele não precisa preencher um longo formulário nem memorizar um user name e senha diferentes para cada loja virtual que frequenta. Por isso, o social login é uma das principais tendências para o comércio online.
O JET Checkout, uma solução desenvolvida pela JET e-business, é um ótimo exemplo. Ele permite a utilização dos mesmos dados de login das redes sociais para acessar a loja virtual, tornando o processo de compra simples e eficiente.
Quais as vantagens do social login em e-commerce?
Entenda por que é importante sua loja utilizar plataformas que já oferecem o social login como uma solução tecnológica para facilitar a vida dos consumidores:
Agilidade no acesso e validação
Preencher formulários em cada e-commerce que o consumidor acessa tem se tornado uma prática cada vez menos comum. Embora algumas empresas ainda insistam no login próprio, ele tende a afastar os clientes.
Além da demora no preenchimento, um fator de desistência é a criação de um nome de usuário e senha para cada site visitado. Para piorar, eles exigem características diferentes: mínimo de X caracteres, só letras, letras combinadas a números e símbolos especiais etc.
Como resultado, o cliente não se lembra de todos os nomes de usuário e senhas criados. Em um novo acesso, ele precisará informar que esqueceu seu login e aguardar um link por e-mail para validar a nova opção.
Percebe como, em uma época na qual as pessoas querem que tudo seja rápido, isso contribui para a desistência? Os números mostram exatamente essa realidade:
– Cerca de 80% dos usuários se sentem irritados quando um site exige que eles criem contas específicas para navegação;
– Mais de 90% dos usuários tendem a deixar um site que requer login específico;
– Quando perdem os dados de login, 92% dos usuários deixam um site em vez de continuar com o procedimento de redefinição.
Esse cenário é conhecido como password fatigue, ou fadiga de senhas. O social login acaba com esse problema, pois torna o acesso ao seu site simples e rápido.
Aumento da taxa de conclusão de compra
A taxa de abandono de carrinho é um dos números que o e-commerce precisa baixar para alavancar suas vendas. Para isso, nada melhor que descobrir o que faz um consumidor deixar os produtos que havia escolhido e eliminar essas barreiras.
Pesquisas mostram que:
– 59% dos compradores abandonaram o carrinho pelo menos uma vez porque o site pediu informações pessoais que eles não se sentiram confortáveis em compartilhar;
– 10% deixaram o processo de compra porque consideraram o checkout longo e confuso;
– Quase 25% declararam que abandonaram o carrinho porque o e-commerce exigiu a criação de uma nova conta de usuário.
Portanto, para reduzir sua taxa de abandono de carrinho e aumentar o percentual de compras, a dica é facilitar o login e o checkout. O acesso via redes sociais é, hoje, uma das melhores alternativas para atingir esse objetivo.
Facilidade para uso em dispositivos móveis
Hoje, o mundo é mobile. As pessoas pesquisam produtos (e compram) por meio de dispositivos móveis. Preencher formulários ou mesmo digitar senhas em smartphones pode ser incômodo, principalmente quando elas estão em deslocamento.
O social login evita que os consumidores desistam por esses motivos. É muito mais fácil realizar esse acesso apenas clicando no botão da rede social escolhida do que preenchendo dados, garantindo o sucesso nas vendas.
Maior engajamento do cliente
Lembre-se de que seus clientes mais entusiasmados com as mídias sociais consideram que suas próprias vidas estão integradas a essas plataformas. Dessa forma, a utilização do social login é uma forma de fazer parte dessa experiência.
Portanto, facilite o compartilhamento de “histórias de compra”, reviews e até mesmo de wishlists com os contatos dos usuários. O uso do social login torna todo esse processo mais simples, produzindo engajamento e aumentando a consciência da sua marca.
Criação de banco de dados
Um banco de dados preciso é essencial para as estratégias de vendas dos negócios online. O problema é que muitos usuários admitem que, quando uma empresa apresenta longos formulários, eles preenchem com informações erradas e incompletas.
Porém, isso não acontece quando o e-commerce usa o social login. Ele permite que sua empresa tenha acesso a endereços de e-mail e mais de 200 dados verificados, sem irritar seu usuário e obtendo um perfil comportamental exato.
Produção de informação personalizada para o cliente
Nas redes sociais, as pessoas mostram o que são. Não se trata apenas dos comentários que fazem ou das publicações que curtem, mas elas clicam e acessam conteúdos diversos que revelam ao sistema o que elas de fato desejam.
Essa é uma oportunidade para estudar o comportamento de seus consumidores, descobrir suas necessidades e o que é relevante para eles. Esses dados são essenciais para oferecer produtos compatíveis com as expectativas dos clientes.
A associação das informações do perfil do usuário nas redes sociais permite que o e-commerce o aborde com as mercadorias e promoções de seu interesse. Assim, suas ofertas serão sempre irresistíveis.
Ao descobrir como seus atuais clientes pensam e agem, sua empresa pode desenvolver ações de venda que se ajustam às expectativas do seu público e obter resultados extraordinários.
Além disso, ela pode ajudá-lo a definir quais são as características de sua audiência mais qualificada. A extrapolação desses dados vai levá-lo a maximizar os resultados de suas campanhas.
Descobriu por que o social login é imprescindível para atrair visitantes do seu site, conquistar os consumidores, reduzir o abandono de carrinho e alavancar suas vendas? Quer outras sugestões para fazer seu e-commerce deslanchar?
Então, você não pode perder o material que preparamos especialmente para isso. Faça o download do nosso e-book Plano de Negócio para E-commerce e descubra soluções simples para promover o sucesso do seu negócio online.
Sim, já tenho visto essa forma de cadastro em alguns sites, mas não sei ainda quais informações o social consegue carregar?
Hoje eu trabalho com e-commerce e estou usando a plataforma da Loja Integrada que ainda não oferece essa forma de cadastro e não tenho acesso a ferramenta de cadastro para alterar os dados do checkout, eu também acho que muitas informações requeridas não são necessárias.
Mas é coisa da plataforma, eu ainda não posso fazer nada.