Skip to main content
Plataforma JET

Datas comemorativas do 2º semestre de 2024: confira 11 soluções JET para turbinar suas vendas! 

By 27/05/2024julho 10th, 2024No Comments

As datas comemorativas têm enorme importância para o varejo, afinal, estamos nos referindo a períodos nos quais aumenta o tráfego na web, assim como a intenção de compra. 

No caso do e-commerce, trata-se de uma excelente oportunidade para abordar o consumidor com uma mensagem personalizada, inclusive aquele que faz parte da base de clientes. 

Assim, cuidar com antecedência dos conteúdos e das campanhas que serão trabalhadas ao longo do ano é uma forma de o e-commerce manter um fluxo ativo de comunicação com seu público-alvo. 

Além de avaliar a importância de cada uma das datas comemorativas, verificando se têm pertinência com o seu negócio, é preciso proporcionar a melhor experiência para o consumidor. 

E, internamente, é preciso que a equipe explore adequadamente todos os recursos disponíveis para otimizar os investimentos realizados nas datas comemorativas. 

Neste artigo, apresentamos 11 soluções JET para elevar os resultados das lojas virtuais nos períodos promocionais e mostramos quais datas comemorativas poderão ser exploradas no 2º. semestre de 2024. 

Soluções JET para datas comemorativas 

Com mais de 23 anos de atuação no segmento, a JET trabalha de forma ininterrupta no desenvolvimento de sua plataforma.  

Por isso, tem um sistema de vendas omnichannel, escalável e com foco na conversão. Entenda melhor as principais funcionalidades e como elas podem ajudar a elevar os resultados da loja nas datas comemorativas.

1. JET Store Front

O JET Store Front foi desenhado para ser a espinha dorsal de operações de comércio eletrônico, proporcionando uma experiência nativa altamente performática e adaptável aos mais variados modelos de negócio. 

A solução é compatível com o padrão GA4 e foi otimizada para obter máxima indexação pelos motores de busca. 

Assim, funcionalidades como geração automática de sitemap, dados estruturados e metadados asseguram que os produtos sejam encontrados mais facilmente e que sejam apresentados de maneira atraente nos resultados de busca. 

Com essa abordagem revolucionária à tecnologia de front-end, a JET garante que os varejistas possam oferecer não apenas produtos, mas experiências de compra excepcionais. 

O JET Store Front foi especificamente desenvolvido para alcançar os melhores índices de performance, melhorar a taxa de conversão e entregar resultados superiores, o que é fundamental em datas comemorativas. 

E a solução tem outro diferencial importante para os períodos de maior tráfego na web: maximiza os resultados dos anúncios. 

Isso acontece porque o tempo de carregamento excessivo pode levar o usuário a abandonar a página antes de consumir o conteúdo, resultando em cliques desperdiçados e na perda de vendas potenciais. 

Por outro lado, um aumento no número de usuários que acessam a página e iniciam uma sessão pode significar maiores chances de conversão. 

Por isso, com o JET Store Front, a loja também consegue mais conversão para os seus anúncios, o que é essencial para as ações realizadas nas datas comemorativas, quando há maior tráfego, mas também mais concorrência entre as lojas.

2. JET Search

Desenvolvido para aprimorar a experiência do cliente na loja durante o processo de compra, o JET Search possibilita personalizar a exibição de produtos e as buscas realizadas no site. 

O resultado disso para o e-commerce é imediato: performance até 70% maior no carregamento dos produtos. 

O diferencial do JET Search é que, por meio de operação simples, é possível parametrizar o comportamento da busca do usuário. 

Dessa forma, dependendo da sua necessidade, a loja define como será feita a busca do termo digitado: em “nome”, “descrição” ou “descrição resumida do produto”. 

Além de direcionar melhor essa orientação da busca, a solução permite uma atuação mais estratégica nesta frente por meio do uso de algumas ferramentas específicas, como as buscas patrocinadas, por sinônimo e termos mais buscados. 

Avaliando as estratégias para as datas comemorativas, contar com o JET Search significa aprimorar as ações realizadas em cada período, justamente pela possibilidade de fazer configurações específicas para promover, por exemplo, os itens em promoção.

3. JET Envios

Cuidar bem da logística da operação é um dos desafios para as lojas. Além de serviços eficientes, boas práticas nessa frente representam mais vantagem competitiva, uma vez que os custos de frete são fatores que influenciam na decisão de compra do cliente online. 

Nos períodos promocionais, essa disputa tende a se tornar ainda mais acirrada, uma vez que o consumidor encontra mais opções de ofertas nessa frente por parte das lojas. 

Neste sentido, o JET Envios é uma solução que facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete. 

Sem a necessidade de contrato com as transportadoras, a loja pode integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto. 

Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores. 

E, na mesma linha, com o JET Envios os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras. 

A integração com o sistema da Smart Envio ainda facilita o pagamento, uma vez que a loja paga apenas os fretes que utilizar. 

Outra facilidade que pode influenciar a decisão do cliente de forma positiva: o consumidor tem acesso a uma página de tracking pública, devidamente personalizada com a marca da loja, para que possa acompanhar todos os status de suas entregas. 

Internamente, a gestão ganha mais eficiência, uma vez que os pedidos são gerados instantaneamente pela plataforma. A partir daí, basta imprimir as etiquetas personalizadas por transportador e disponibilizar para os compradores os códigos de rastreio. 

4. Venda Assistida

Desenvolvida para empoderar o vendedor e oferecer uma experiência diferenciada de compra para os clientes, essa solução é ideal para ativar as vendas nas datas comemorativas. 

Isso porque ela possibilita unir o melhor dos dois mundos: a facilidade da compra à distância, com o atendimento personalizado encontrado na loja física. 

Do ponto de vista operacional, o Venda Assistida eleva as taxas de conversão porque permite ao e-commerce: 

– vender o estoque do e-commerce na loja física. 

– vender via redes sociais e WhatsApp, compartilhando link de pagamento do seu checkout. 

– que o time de vendas tenha acesso a carteira de clientes, inteligência de vendas, venda presencial ou via link de pagamento, agilidade e controle das vendas. 

– criar e gerenciar um time de call center focado em vendas. 

5. Temporizador de produtos no carrinho

Muitas vezes o cliente seleciona os produtos de sua preferência, mas acaba não concluindo a compra.   

As razões para que isso aconteça são bem variadas, porém, é comum que ele se distraia no ambiente digital, por uma ligação telefônica, a chegada de alguém, uma mensagem no WhatsApp, enfim, diferentemente do que acontece numa loja física, nem sempre temos a atenção total do cliente.  

A proposta do Temporizador de Produtos é acionar o senso de urgência, diminuindo as chances de que a compra não seja concluída.  

O funcionamento da solução JET é simples: quando o cliente acessa a loja e adiciona produtos no carrinho, o temporizador começa a rodar. Com isso, ele tem um tempo determinado para finalizar a compra.  

Sintetizamos, abaixo, os benefícios deste recurso que pode fazer muita diferença nos resultados de vendas em datas comemorativas:  

cria um senso de urgência: a contagem regressiva do temporizador cria uma sensação de urgência para os clientes, incentivando-os a finalizar a compra antes que o tempo acabe. Isso pode aumentar as taxas de conversão e reduzir o abandono de carrinho.  

– aumenta a exclusividade: o temporizador destaca que o produto está disponível por um tempo limitado. Isso ajuda a aumentar o senso de exclusividade do produto e, consequentemente, incentiva o cliente a comprar.  

– personalização da mensagem: a ferramenta permite que o vendedor crie mensagens personalizadas para os clientes que adicionam produtos ao carrinho, incentivando-os a finalizar a compra antes que o tempo acabe. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e a reduzir o abandono do carrinho.  

– oferta de incentivos: o vendedor pode oferecer incentivos para os clientes que finalizam a compra dentro do prazo do temporizador, como descontos ou brindes. Isso pode aumentar as taxas de conversão e a fidelidade do cliente.  

– facilidade de uso: a ferramenta é fácil de usar e pode ser integrada facilmente ao carrinho de compras do site do vendedor, sem exigir conhecimento técnico avançado.  

6. Produto Personalizado

Essa funcionalidade foi desenvolvida para que o e-commerce aumente as vendas e fidelize o cliente, oferecendo opções para adquirir produtos únicos, personalizados por ele mesmo. 

O objetivo, ao personalizar a experiência do cliente, é agregar valor ao produto, e o e-commerce tem a vantagem de adotar um visual totalmente adaptado ao layout da sua loja. 

7. Código do vendedor no check-out

A proposta desta funcionalidade é permitir que o e-commerce leve o vendedor da loja física para a digital.  

Mais uma vez, este é um diferencial importante para que o e-commerce deixe de atuar apenas com vendas passivas e possa trabalhar melhor no direcionamento de suas estratégias. 

Com a ferramenta, com alguns cliques, a loja cria códigos identificadores para seus vendedores, o que facilita a oferta de condições especiais para o consumidor, além de garantir uma gestão de venda mais eficiente. 

Do ponto de vista operacional, a ferramenta proporciona inúmeros benefícios, como: 

– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site; 

– aprimoramento da gestão das vendas, uma vez que a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado. 

– aumento das vendas e o ticket médio do e-commerce por meio da atuação do vendedor, que pode disponibilizar descontos e fretes grátis para os clientes que usarem o seu código. 

8. JET Checkout

O modelo de checkout foi pensado para otimizar a taxa de conversão de vendas da loja. Para isso, adota o conceito de guest checkout (compra de convidado), que permite que os compradores que não tenham cadastro (senha) na loja também possam realizar pedidos. 

O modelo gera aumento da conversão, garante mais velocidade na primeira compra e facilidade da recompra. 

O JET Checkout conta ainda com outros diferenciais importantes para facilitar o fechamento da venda, como: 

– Open Front-end 

Liberdade total para customização visual da loja e do carrinho de compras; 

– Carrinho não obstrutivo 

O usuário tem acesso ao resumo do pedido a qualquer momento durante a jornada de compra; 

– Identificação rápida 

O processo de cadastro é simples e intuitivo, tudo na mesma tela. 

– Auxílio visual 

O processo de preenchimento do cartão é simples e visual, facilitando e aumentando a sua conversão. 

– Identificação automática para recompra 

A identificação de recompra é automática e no final do processo o usuário é também convidado a criar um login para acompanhar o pedido. 

9. JET HUB

O JetHub foi desenvolvido para facilitar a conexão entre os lojistas e os principais marketplaces do mercado, de forma inteligente e segura, respeitando as particularidades e processos de negócios da empresa. 

Assim, utilizando tecnologias de integração, é possível fazer o monitoramento 24×7 de toda comunicação da operação de e-commerce. 

Trata-se de uma funcionalidade prioritária para o mercado atualmente, uma vez que os marketplaces lideram hoje as vendas via e-commerce e são uma excelente opção para a empresa diversificar seus canais de vendas. 

Com o JET HUB, é possível gerenciar todas as suas ações que serão realizadas nessas operações por meio da própria plataforma. 

Nos períodos das datas comemorativas, é fundamental que a loja esteja integrada com os marketplaces, uma vez que os grandes players costumam investir bastante nos eventos, não apenas em mídia, mas também em ofertas mais atrativas para os clientes. 

10. Ferramentas de gestão

Desenvolvidas especificamente para facilitar a gestão de vendas da operação, as ferramentas de gestão da plataforma JET contam com diferenciais exclusivos nessa frente, como: 

– Sistema administrativo com interface amigável, navegação intuitiva e autonomia sobre os dados. 

– Dashboard completo, que permite visualizar rapidamente a evolução de vendas, perfil dos clientes, carrinhos abandonados e produtos mais vendidos. 

– Integração total com meios de pagamento, antifraude, marketplaces, integradores, certificações, comparadores e logística. 

– Ferramentas de promoção e marketing digital, com painel integrado às principais ferramentas Google, Facebook, Instagram e diversos recursos para gestão de promoções. 

– Workflow personalizado, o que facilita a gestão e rastreamento de pedidos dos clientes. 

11. Ferramentas de promoção

A plataforma dispõe também de uma série de funcionalidades desenvolvidas para otimizar o trabalho da área de marketing. 

Pensando nas datas comemorativas, as soluções são ideais para que o e-commerce possa refinar suas estratégias, preparando-se melhor para as vendas. 

Os clientes JET têm à disposição os seguintes recursos: 

Leve X, Pague Y 

Ferramenta de promoção que permite ao lojista cadastrar uma campanha, vincular produtos e estipular a quantidade de produtos comprados para ativar a promoção.  

Na área pública, a cada X produtos adicionados ao carrinho de compras o sistema concederá um desconto no valor do produto mais barato. 

Quem comprou, comprou também 

Módulo que permite ao lojista agrupar produtos que foram comprados juntos, em compras anteriores na loja.  

Os produtos são apresentados na página de detalhes do produto como uma sugestão ao consumidor que está interessado em um determinado item.  

A configuração é feita pelo lojista, que pode sugerir a mercadoria que deseja, otimizando assim suas estratégias de venda. 

Cupom de desconto 

Essa ferramenta é indicada para dar descontos em compras pela internet a alguns clientes por meio do envio de um código promocional (via e-mail).  

A proposta é que seja utilizada, então, para: 

– fidelizar clientes específicos; 

– promover a recuperação de pedidos não finalizados pelos consumidores; 

– incentivas as compras por meio de vales-compra ou vales-presente.  

O emprego de cupons funciona bem para o e-commerce e pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com o público prioritário da marca. 

Datas comemorativas em 2024 

No segundo semestre de 2024, confira algumas datas que podem ser exploradas pelo seu negócio: 

3º. Trimestre: 

13 de julho – Dia do Rock 

19 de julho – Dia do Futebol 

20 de julho – Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade 

28 de julho – Dia do Lingerie 

26 de julho – Dia dos Avós 

11 de agosto – Dia dos Pais 

15 de agosto – Dia da Informática 

6 de setembro – Dia do Sexo 

7 de setembro – Feriado da Independência 

15 de setembro – Dia do Cliente 

21 de setembro – Dia da Árvore 

23 de setembro – Primavera 

4º. Trimestre: 

12 de outubro – Dia das Crianças 

15 de outubro – Dia do Professor 

29 de outubro – Dia Nacional do Livro 

31 de outubro – Halloween 

2 de novembro – Finados 

15 de novembro – Proclamação da República 

20 de novembro – Dia da Consciência Negra 

29 de novembro – Black Friday 

2 de dezembro – Cyber Monday 

25 de dezembro – Natal 

Como já citado, é importante avaliar como essas diferentes datas comemorativas podem ser mais bem aproveitadas pelo e-commerce. 

Lembrando que o segundo semestre é um período no qual o varejo costuma ter resultados acima dos registrados na primeira metade do ano. 

Isso acontece porque temos datas bem relevantes em termos de apelo para o público, como Dias dos Pais e, claro, a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal.  

Pela importância das liquidações nesse período, o principal é a loja se preparar com antecedência, investindo em ofertas especiais e na preparação do e-commerce. 

Uma eventual migração de plataforma, por exemplo, exige tempo, daí a necessidade de se ter mais atenção agora com os objetivos do negócio no médio e no longo prazo. 

Fica a dica: a JET possui um time de especialistas preparado para fazer você vender mais! 

Gostou do artigo? Entendeu melhor os diferenciais da plataforma JET para as datas comemorativas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas para solucionar eventuais dúvidas. 

Compartilhe