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Recursos para E-commerce

Entenda como a tecnologia RFID pode ajudar o e-commerce

tecnologia RFIDEficiência no controle de estoque é uma das prioridades para qualquer operação, afinal, isso reflete diretamente na rentabilidade da empresa.

Se uma venda não se concretiza devido a indisponibilidade do produto, a marca não apenas perde aquele faturamento, como prejudica sua imagem perante o cliente.

Por outro lado, em tempos de margens reduzidas, não vale a pena manter itens no estoque durante muito tempo, imobilizando um capital que poderia ser empregado em outra frente.

É por isso que, no dia a dia do e-commerce, gestão de estoque deve ser tratada como algo estratégico, o que demanda atenção de todas as áreas e, principalmente, investimento.

Ele é necessário para que a empresa possa acompanhar a evolução nessa área, adotando soluções que facilitem o trabalho e o tornem mais eficiente.

Esta é uma das vantagens das etiquetas RFID, que usam a radiofrequência para rastrear os objetos. Com isso, é possível identificar vários produtos de uma vez, até porque a leitura alcança grandes distâncias.

Mas, como detalhamos neste artigo, a adoção desse tipo de tecnologia não agiliza apenas o controle do inventário. O seu uso tem se estendido para outras frentes do negócio, como a própria melhora da operação logística dos negócios online.

Continue a leitura e entenda como funciona a tecnologia RFID e quais são as vantagens para o e-commerce.

Como o RFID funciona no e-commerce?

O RFID, que significa Radio Frequency Identification, é empregado no varejo a partir do uso das chamadas “etiquetas inteligentes”. 

Com a utilização de microchips instalados nos materiais, as informações são transmitidas, via antena, para softwares específicos ou mesmo ERPs.

A solução é considerada mais eficiente do que o código de barras padrão, em razão de três fatores principais: agilidade, precisão e possibilidade de transmitir um volume maior de informações sobre o produto.

Além do controle do inventário, a tecnologia tem sido bastante útil como solução antifurto, uma vez que o lojista tem como rastrear a mercadoria com mais facilidade.

Ou seja, o uso do RFID extrapola a gestão de estoque, otimizando várias etapas da logística da operação.

Refletindo sobre o e-commerce, o uso da solução tem sido importante inclusive na last mile, permitindo o acompanhamento de todas as etapas do transporte do produto, até a entrega para o consumidor final.

Desde o ano passado, os próprios Correios passaram a oferecer esta possibilidade para os clientes, apostando nos benefícios oferecidos pelo sistema:

– não é necessário aproximar o código de barras de uma encomenda de um leitor;

– as tags podem ser lidas dentro de caixas ou pacotes — a leitura tem alcance entre 8 e 10 m;

– é possível capturar dados de forma dinâmica;

– várias tags RFID podem ser lidas simultaneamente, em segundos.

Por que RFID é importante para o omnichannel?

O RFID vem sendo adotado de forma gradativa pelo mercado nos últimos anos (em substituição ao sistema padrão do código de barras) e a tendência é que as empresas acelerem os investimentos na solução.

A razão é simples: a gestão de estoque tornou-se mais complexa com a consolidação das operações omnichannel.

Por exemplo, para quem trabalha com vitrine infinita, vendendo na loja física itens do e-commerce e vice-versa, é importante que o controle das mercadorias seja muito mais preciso.

Pesquisas realizadas nessa área indicam que a adoção da solução aumenta de 65% para 98% a precisão do inventário, o que pode fazer muita diferença na rentabilidade da operação.

Pesa, neste caso, tanto a garantia de disponibilidade do produto, como a agilidade no momento da entrega.

O e-commerce ganhou adesão de um público mais diversificado nos últimos anos, contudo, estamos falando de consumidores exigentes, principalmente em relação ao prazo de entrega.

Quem atua com prazos menores leva vantagem sobre a concorrência, tanto é que vimos um movimento importante por parte dos grandes players para reduzir o tempo de espera das mercadorias.

Aprimorar a acurácia do estoque é um dos desafios das operações omnichannel, afinal, mesmo o cliente que opta pela compra na loja física, costuma fazer pesquisas prévias nas plataformas digitais.

Se o foco é melhorar a experiência do cliente, uma das questões prioritárias é garantir que ele conclua o processo com mais agilidade, não sendo impactado, por exemplo, por uma eventual ruptura de estoque.

Quais as vantagens para o varejo?

Refletindo sobre o emprego dessa solução, é importante considerar também a possibilidade de reunir mais informações sobre os produtos.

Num ambiente no qual se cobra cada vez mais das empresas, hoje é fundamental que elas consigam gerenciar melhor toda a cadeia de suprimentos.

O RFID facilita esse processo, porque os dados não se limitam ao que foi impresso no código de barras. Como as informações são armazenadas num microchip, é possível gerar relatórios completos, incluindo dados sobre o fornecedor, além de lote, data de fabricação etc.

Neste sentido, mais do que cuidar apenas da disponibilidade do produto, estamos falando sobre fazer um controle mais criterioso sobre todo o processo, da fabricação (se for o caso) até a entrega.

Por que controle de estoque é tão importante?

A adoção da tecnologia RFID atende às premissas do novo ambiente empresarial, no qual se destaca a necessidade de se atuar com sistemas integrados.

Neste sentido, para que a sua gestão de estoque possa ser usada como vantagem competitiva, é importante ter em mente que problemas na entrega dos produtos podem ter efeitos mais graves do que a simples perda da venda.

No ambiente digital as marcas estão bem mais expostas, portanto, é preciso assegurar que o consumidor tenha experiências positivas com a loja.

Os sistemas empregados na gestão do e-commerce têm tudo a ver com essa história. Afinal, quanto mais recursos para os gestores, melhores os resultados.

Assim, além de estudar o emprego desse tipo de solução, é essencial hoje que a empresa se certifique de que a sua plataforma de e-commerce disponibilize informações sobre:

– Comportamento e jornada de compra

Melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo.

– Relatório de carrinhos abandonados

Eles são úteis para a análise do comportamento do consumidor para tomadas de decisão ágeis, recuperando mais vendas.

– Estatísticas gerais

Visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados, pedidos e uma série de estatísticas disponíveis a um clique.

– Análise de visitas na loja virtual

Obtenha uma tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento.

A maximização dos resultados do e-commerce é uma meta que pode ser alcançada por meio da adoção de medidas simples em prol da organização da operação.

A gestão de estoque se insere nesse contexto. Quanto mais criterioso o processo de tomada de decisão, melhor para o desempenho do e-commerce.

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