Os indicadores do setor de e-commerce têm sido positivos em 2024. A 50.ª edição do Webshoppers, um dos principais estudos da área, confirma que fechamos o primeiro semestre com um resultado 18,7% acima do registrado no mesmo período de 2023.
No volume de pedidos, categorias como livros, flores, cestas e presentes, papelaria e escritório tiveram um crescimento médio de 56,5%.
Outro dado positivo: houve uma evolução de 25,7% no número de shoppers ativos no e-commerce.
Os números são promissores e representam boas oportunidades para os novos entrantes e possibilidades de avanço para quem já tem um negócio online e pretende crescer.
No entanto, para aproveitar todo o potencial do segmento, é importante estar atento à movimentação do setor. Afinal, ter um negócio bem-sucedido depende de alguns fatores, como a agilidade para se adaptar às novas tendências.
Reunimos neste artigo alguns dados que ajudam a entender o crescimento do e-commerce e indicamos os aspectos que devem ser considerados no planejamento dos negócios.
Por que o momento é promissor para o e-commerce?
Uma boa notícia para quem pretende investir no comércio online: o crescimento do setor deve voltar a registrar dois dígitos, retomando o ritmo antes da pandemia.
E, como é algo consistente, está mais do que evidente que não se trata apenas de um boom ou de “modismo”. São posições consolidadas para o comércio eletrônico, até em razão do comportamento do consumidor, hoje omnichannel.
E os dados indicam que a performance das lojas virtuais tem sido superior. Segundo o relatório da e-Bit/Nielsen, que acaba de divulgar a 50.ª edição do seu estudo sobre o setor, as lojas que operam exclusivamente no canal online continuam acelerando o crescimento e aumentando a participação no e-commerce.
Em 2024, elas responderam por 65% do faturamento. Em 2023, esse percentual estava na casa dos 51%. Para se ter ideia, o faturamento delas cresceu 48,7%.
Acesso à internet continua crescendo
Outro aspecto relevante é a importância conquistada pela internet no país. Os números continuam avançando.
A pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor de Internet, indica que o Brasil tem hoje 156 milhões usuários. Isso significa que 84% da população do país está conectada.
Ou seja, como atestado pela instituição, estamos próximos à universalização do acesso.
A edição mais recente da TIC Domicílios mostrou que a maioria da população usuária de internet (58%) declarou utilizar apenas o telefone celular para acessá-la, enquanto 41% a utilizam pelo telefone celular e pelo computador.
Setores em alta no e-commerce
Para entender a dinâmica do setor no Brasil, confira as categorias que têm apresentado os melhores resultados de vendas online, com crescimento acima da média quando comparamos 2023 e 2024:
Perfumaria, cosméticos e saúde – 26%
Alimentos e bebidas – 47%
Saúde – 29,8%
Bebês e Cia – 30.1%
Esporte e Lazer – 19.2%
Como indicam os dados, os crescimentos têm sido expressivos. Em termos de negócios, pense nisso: ao mesmo tempo que o mercado brasileiro tem grandes players, ele também tem espaço para empreendedores que estão começando agora, e nos mais diferentes setores.
O brasileiro está disposto a comprar praticamente tudo pela internet, o que pode ser uma excelente oportunidade para quem tem loja física e pretende expandir a operação ou para os que estão interessados em tornar-se um empreendedor digital.
Como se preparar para aproveitar as oportunidades do setor?
Ter boas estratégias de vendas é o primeiro passo para quem pretende entrar no comércio online ou escalar sua operação.
Conseguir analisar as experiências do usuário de forma mais abrangente é um passo importante para ser bem-sucedido na implementação de estratégias centradas no cliente.
Se pretende seguir nessa linha, estude com atenção a possibilidade de implementar estas iniciativas:
Customer Experience
Contempla a adoção de medidas que priorizam a experiência do cliente, do início ao fim da jornada de compra. Ou seja, é importante avaliar desde as ações de comunicação, até os serviços de pós-vendas, passando, claro, pelo processo de venda em si.
No e-commerce, hoje é essencial disponibilizar operações omnichannel, investir em checkout inteligente e valorizar o conceito de mobile first.
Customer Success
Ter estruturas dedicadas ao Sucesso do Cliente é uma aliada nesse tipo de trabalho. A orientação para a área é priorizar a fidelização do cliente, desenvolvendo estratégias que permitam que o e-commerce consiga se antecipar aos problemas.
Para isso, é importante monitorar, de forma efetiva, o nível de satisfação dos clientes com a sua empresa. No comércio eletrônico, as operações podem fazer isso na própria plataforma ou a partir do envio de e-mails.
Ter uma estratégia customer centric nem sempre vai exigir grandes investimentos. A base é o comprometimento com as experiências que serão proporcionadas ao consumidor, pensando sempre em manter relações duradouras.
Como manter as vendas aquecidas?
Ainda visando o segundo semestre de 2024, é importante ter ações específicas para as datas comemorativas.
Dia das Crianças
A data é relevante para quem tem produtos voltados para o público infantil, claro, mas também é possível usar o tema para outras categorias de produto.
Nos últimos anos tem sido registrado um crescimento importante nas vendas do varejo de moda. Além das iniciativas voltadas às crianças, por que não fazer algo que remeta às lembranças de infância do seu público?
Trabalhar com elementos lúdicos nessa época é uma opção, até porque as pessoas começam a entrar no clima de brincadeira.
Halloween
Essa proposta do Dia das Crianças também vale para os festejos do Halloween. Principalmente para o público jovem, estamos falando de uma data que gera muito burburinho.
Como ocorrem diversos tipos de eventos relacionados ao Dia das Bruxas, é importante analisar a movimentação nas vendas de alguns nichos específicos, como alimentos, bebidas, fantasias, moda jovem, maquiagem artística e decoração.
Dependendo da faixa etária do público, usar o Halloween como tema na comunicação pode ser uma forma de atrair a sua atenção.
Black Friday
Principal data para o comércio eletrônico mundial, a Black Friday exige atenção redobrada de todas as áreas.
A oferta de produtos com preços competitivos é regra básica para ter sucesso no período, mas existem outras iniciativas que podem contribuir para o aumento das vendas, como o anúncio de “condições especiais” para determinado grupo de clientes.
A comunicação tem um papel estratégico no período, até pela enorme quantidade de campanhas que devem invadir a internet na semana do evento.
Fique atento: além de ganhar novos clientes, é importante cuidar daqueles que são fiéis à marca. Portanto, prepare a loja para receber um fluxo maior de consumidores, verificando se terá como fazer o atendimento.
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