Publicada anualmente desde 2005, a pesquisa TIC Empresas mede a presença das tecnologias de informação e comunicação em companhias com 10 ou mais pessoas ocupadas. O objetivo da pesquisa é investigar o acesso à infraestrutura, bem como o uso e a apropriação que o setor privado faz das novas tecnologias, mapeando a percepção sobre possíveis benefícios gerados às suas atividades.
A pesquisa de 2014 traz alguns dados interessantes: 62% das empresas que tem acesso à Internet declararam possuir um website – entre as grandes (com mais de 250 pessoas ocupadas), a proporção é de 86%. Já a proporção das que adotaram as redes sociais segue em crescimento: 45% delas possuem perfil próprio, enquanto em 2012 apenas 36% das companhias reportaram manter perfil nesses canais. A preocupação com a imagem e atualização das redes sociais também ficou clara, uma vez que 72% das empresas que possuem perfil, mantêm uma área ou responsável pelo seu monitoramento, e mais da metade delas postam todos os dias (20%) ou pelo menos uma vez por semana (38%).
O comércio eletrônico é praticado por 21% das companhias com acesso à Internet. O e-mail é o canal mais utilizado para as vendas (por 79% das empresas), enquanto o website é usado por 58%. As redes sociais (31%) e sítios de compra coletiva (19%) são menos utilizados para o comércio.
E é nas tabelas sobre o comércio eletrônico que surgem grandes surpresas: ainda existem empresas que acreditam não ser possível vender seus produtos ou serviços pela internet. Segundo a pesquisa apenas 16% das empresas com acesso à internet (e mais de 10 funcionários) participaram do comércio eletrônico.
Veja os gráficos, produzidos no portal de dados do CETIC.br
Foto: eGuidry, CC-BY