O Facebook Ads possui diversos formatos que se diferenciam por tamanho da foto, limitação de caracteres e exibição dentro da rede. Por exemplo, alguns aparecem no feed de notícias e o outro ao lado direito da página. Mas o que vai ser o divisor de águas na decisão de qual formato escolher será o seu objetivo ao divulgar.
Conheça as opções de anúncios que a rede social oferece e aproveite as dicas para direcionar e otimizar seus resultados, divulgando sua marca e produtos no FB.
- Anúncio do lado direito da página
- Anúncios permitidos apenas em desktop.
- Publicado em todas páginas (perfil, feed, fotos,etc).
DICA: Ótimo para divulgar sua loja virtual, promoções e novos produtos.
2. Anúncio no feed de notícias
- Anúncio permitido em desktop e mobile.
- Publicado junto às postagens de seus amigos, páginas que você curtiu, enfim, em todo o feed.
Dentro desta opção, é possível:
– Divulgar sua fan page
– Divulgar postagens e conteúdos específicos
– Divulgar sua fan page pelo histórico de Likes de seus amigos
*Opções permitem que o usuário curta a página direto do anúncio
– Divulgar postagens e conteúdos específicos pelo histórico de likes de seus amigos
– Divulgar interação de amigos dentro da fanpage (exemplo: um amigo meu compartilhou, curtiu ou comentou de uma fanpage, automaticamente isso irá aparecer no seu feed).
DICA: Perfeito para divulgar páginas, conquistar mais fans, divulgar conteúdos estratégicos, visitas direta à página, sites e engajamento dos usuários.
Para aplicativos e jogos:
Vale os dois tipos de anúncio (lembrando da limitação apenas para desktop na opção do anúncio ao lado direito) e interação de amigos também. Se o seu amigo jogar ou utilizar o app/game, o anúncio ganha destaque. E mais, o amigo ainda pode convidar outros amigos a utilizarem (como você já deve ter visto em suas atualizações).
Para localização:
Integrado direto ao Facebook Places, o anúncio destaca a localização da empresa e será exibido ao público definido de acordo com os check-ins realizados.
DICA: Divulgação de eventos, feiras, lugares em que são gravadas campanhas e etc.
Já sabe qual o melhor formato?
Agora é só definir a imagem e texto para o seu anúncio, de acordo com o número de caracteres.
Importante: o Facebook não permite que a imagem possua mais que 20% de texto. Como o anúncio é relativamente pequeno, o texto em excesso dificulta a visibilidade. Ainda mais se você estiver divulgando um produto.
Feito isso, defina os filtros de acordo com o target que deseja alcançar com a publicação.
Então escolha o orçamento e período da campanha e aproveite a divulgação de sua marca/produto na maior rede social do mundo.
ÚLTIMA DICA: Teste os anúncios. Faça investimentos menores e análise qual publicação viabiliza retornos efetivos ao seu objetivo.
Saiba mais:
Por Daniel Ribas, Líder de Projetos da JET Retail Services.