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Dicas para Vender Mais

Unboxing Experience: 5 estratégias para aprimorar a jornada de experiência do cliente

By 06/03/2023abril 3rd, 2023No Comments

Com mais concorrência no comércio eletrônico, que cresceu muito nos últimos anos, é importante que as empresas cuidem melhor de suas estratégias, procurando alternativas que ajudem a agregar valor ao seu negócio.

O unboxing cumpre exatamente essa função, permitindo que a loja estabeleça um contato diferenciado com o cliente, aprimorando a sua experiência com a marca.

Neste artigo, vamos entender melhor as estratégias que podem ser empregadas e como o e-commerce pode ampliar seus resultados ao investir nessa frente.

O que é unboxing experience?

O termo unboxing se popularizou entre os influencers, quando estes recebem produtos para divulgar. Mas, afinal, o que significa o termo unboxing experience? Na tradução, o termo unboxing significa tirar o produto da caixa.

Desse modo, o unboxing experience se refere à experiência do usuário quando recebe o produto que comprou. Como sabemos, os efeitos visuais e o cuidado com os detalhes são essenciais para uma experiência completa. 

Além disso, em tempos de redes sociais, o unboxing experience é também sobre a divulgação do seu produto e da sua marca. Isso porque uma embalagem atraente induz o consumidor a divulgar o unboxing nas suas redes, o que alimenta o marketing orgânico.

Unboxing experience: porque ele é importante

 O comércio virtual tem muitas vantagens: variedade, possibilidade de comparar preços e condições de pagamento, economia etc.

No entanto, existe uma lacuna entre o momento da compra e o recebimento do produto que pode gerar certa ansiedade ou até reduzir o entusiasmo do consumidor.

Uma maneira de reverter essa situação é o unboxing experience. Lembre-se de que o “tirar da caixa” (seria isso numa tradução literal) não se restringe à embalagem, mas envolve outros aspectos que podem ajudar a impactar o cliente naquele momento da sua jornada de compra.

Portanto, mais do que uma ação pós-venda, trata-se de uma experiência valiosa para melhorar o branding do e-commerce, conquistar o consumidor e, claro, diferenciar a empresa da concorrência.

A importância da embalagem para a marca

Não é novidade que os nossos desejos são despertados pelo que os nossos sentidos captam do ambiente. Embora todos eles tenham papel importante, a visão se destaca como fator que exerce influência maior que as outras percepções.

Por isso, há muito tempo, muitas empresas bem-sucedidas reconhecem a importância de uma embalagem atrativa. 

Bonitas, inovadoras, rústicas e saudosistas, ousadas ou sofisticadas, elas chamam a atenção do consumidor, agregam valor ao produto e ainda ajudam a formular uma imagem para a marca.

No e-commerce, elas ganham destaque especial. O momento em que o cliente recebe sua encomenda é, de fato, seu primeiro encontro com o produto adquirido.

A proposta, então, é que a entrega evoque sensações agradáveis que façam a pessoa pensar que valeu a pena esperar para receber o produto.

Portanto, a embalagem é uma representante da marca nas mãos do cliente. Ela cria uma disposição mental positiva para receber e apreciar a compra, o que é essencial para agradar e fidelizar o consumidor, reduzindo o custo de aquisição.

Ainda tem dúvidas sobre a importância do unboxing? Então, pense no que algumas marcas extremamente valorizadas fazem no mercado, como a Apple. Ela cria toda uma expectativa para esse momento, encantando seus fiéis usuários.

Como tornar o unboxing experience inesquecível

Depois de entender a importância do unboxing experience, que tal descobrir algumas ideias criativas para aplicar essa estratégia?

1 – Invista na qualidade da embalagem

Uma boa embalagem é aquela que o cliente quer guardar, mesmo que ele já não precise dela para acondicionar o produto. Ela encanta pelo design, pela identificação com a marca ou pelas lembranças que evoca.

Por isso, invista em um bom design e em materiais de qualidade. Devido ao transporte, sempre necessário no e-commerce, ela deve ser resistente para chegar intacta à casa do cliente, fazendo com que ele tenha uma boa percepção da empresa.

2- Transmita a identidade da marca

Cada empresa atinge um público diferente, com características completamente distintas. Além disso, seus produtos também apresentam uma imagem que deve ser condizente com a embalagem.

Portanto, se o seu público é seleto e sua empresa quer transmitir a ideia de sofisticação e exclusividade, sua embalagem deve refletir esses conceitos no design e no material utilizados. Aliás, até a experiência de entrega pode ser feita de forma diferenciada.

Se, por outro lado, a ideia é evocar as sensações da roça ou da fazenda, aposte em materiais rústicos e que tenham até mesmo o cheirinho do campo. São esses detalhes que criam uma experiência completa e inesquecível.

3- Incentive a formação de coleções

Essas ações são muito praticadas no varejo e sempre trazem excelentes resultados. Quem nunca viu a mãe correndo ao mercado para colecionar latas comemorativas de biscoitos, leite condensado e até papel higiênico?

Crie um conjunto de embalagens úteis para outras finalidades e com um design coordenável. Informe isso em seu site e em um informativo na primeira entrega ao usuário. 

Além da experiência, trata-se de um incentivo para que ele volte a comprar em breve.

4- Personalize

Sua empresa pode entregar uma encomenda para o cliente nº 78.346 ou para a Maria. Em qual das duas situações você acredita que a pessoa se sentirá surpreendida e valorizada pelo negócio, caracterizando uma verdadeira ação de marketing pós-venda?

Além disso, sua estratégia pode conter uma mensagem personalizada para o consumidor. Se você tem uma loja de calçados femininos e Maria é uma cliente fiel, espera-se que sua plataforma já saiba como prever suas preferências, certo?

Então, por que não aproveitar o seu unboxing para apresentar essas sugestões à Maria, de forma personalizada? 

Ela pode receber um cartão caprichado, parabenizando-a pelo bom gosto e apresentando um QR Code para consultar as opções que sua loja preparou especialmente para ela.

Essa não é uma experiência muito comum, mas tem o potencial de ganhar clientes, encantá-los com seu atendimento e criar oportunidades de venda.

5- Valorize o produto

Alguns recursos simples garantem um efeito visual capaz de valorizar o seu produto e criar um clima de sofisticação e mistério. Saiba quais são eles:

  • Embrulho em papel suave: Envolver o produto em um papel mais fino e sofisticado acrescenta uma camada a mais de mistério, emoção e delicadeza ao unboxing. Eles podem ou não conter uma impressão com o seu logotipo, tornando a experiência ainda mais personalizada;
  • Adesivos: Você pode utilizá-los para fechar a caixa ou até mesmo esse papel suave que adicionou à embalagem. Lembre-se de não usar um produto genérico, mas um adesivo com sua logo para fortalecer a marca;
  • Enchimento: Em alguns casos, é importante acrescentar uma proteção ao produto. Para isso, existem bolinhas ou flocos de isopor, espumas, sacos de ar e plástico-bolha. No entanto, eles não são visualmente atrativos, não podem ser considerados um diferencial de marketing e ainda trazem sua cota de prejuízos ao planeta. Se o seu produto não precisa dessa proteção, mas seu objetivo é usar um enchimento para agregar volume e criar uma percepção visual melhor, aposte em outras opções. Papel colorido amassado é uma alternativa interessante.
  • Cartões corporativos e material promocional: Parabenize o cliente pela compra por meio de um cartão corporativo. Além disso, incentive-o a voltar à loja com algum tipo de código promocional que possa ser aplicado na próxima compra. Você também pode transformar o cliente atual em um defensor da marca, adicionando um desconto com o qual ele possa presentear um amigo. Assim, a sua loja conquista fidelização e marketing gratuito no mesmo pacote;
  • Brindes e amostras: Também são uma ótima maneira de agradar o cliente e ainda fazer propaganda de outros produtos. A recomendação é enviar amostras de mercadorias da sua loja ou fazer uma parceria com negócios que lidam com o mesmo público-alvo. Uma loja de lingerie, por exemplo, pode enviar uma pequena amostra de um creme para massagem. Da mesma forma, o outro negócio pode pensar em maneiras de divulgar seus produtos aos clientes deles, ampliando a carteira de ambos.

Quais são as vantagens do unboxing experience?

Oferecer um produto embalado de forma atrativa é certamente o principal benefício do unboxing experience. No entanto, investir nessa experiência do consumidor traz diversas outras vantagens, principalmente no e-commerce.

Uma destas vantagens, portanto, é a fidelização do cliente. Na medida em que o produto oferece qualidade e atende às expectativas do cliente, é mais provável que o cliente retorne para fazer mais compras na sua empresa.

Além disso, o unboxing experience é uma forma de agregar valor ao produto e valorizar a identidade visual. Criar uma embalagem que remete à sua marca nos pequenos detalhes, que relacione a excelência dos produtos é algo que sempre torna a experiência diferenciada.

Ademais, confira na lista a seguir os principais benefícios do unboxing experience para o seu produto e a sua marca:

  • Fidelização de clientes;
  • Proximidade da relação entre empresa e clientes;
  • Agrega valor ao produto;
  • Estímulo à divulgação nas redes sociais;
  • Valorização da identidade visual.

Exemplos de embalagens de clientes JET

O unboxing experience é algo que deve ir de acordo com o produto e a marca, variando cores, formatos, texturas e afins. No entanto, é sempre válido ver exemplos positivos, que podem inspirar a criação de embalagens diferenciadas.

Sendo assim, trazemos aqui dois exemplos de embalagens de clientes JET. O primeiro caso é da Joie Suplementos. Além de investir em uma caixa reciclável, também traz uma mensagem que resume os valores da marca: “Nós amamos qualidade. Nós amamos saúde.”.

embalagemNa parte interna da embalagem, além do produto, o cliente também recebe uma carta personalizada, na qual se explica um pouco mais sobre a marca e os produtos. Todo esse cuidado faz com que o cliente se identifique com a marca e reconheça os seus valores.

Já o segundo exemplo é a Up2you Cosméticos. Assim como no primeiro caso, a caixa que leva o produto tem uma frase que resume os valores da empresa. A mensagem é “Encontre uma ideia pela qual você morreria e viva por ela”.

No entanto, a característica mais marcante do unboxing experience da Up2you é a sustentabilidade. Por meio de novas tecnologias e do uso de matéria-prima renovável, as embalagens dos cosméticos são recicláveis, pois usam polietileno verde Braskem, um material feito a partir da cana-de-açúcar.

Em ambos os exemplos, as empresas utilizam causas ambientais para se aproximar do cliente, além de demonstrar responsabilidade com a qualidade dos produtos.

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