Skip to main content
Tecnologia

Usabilidade: a um ‘clique’ de vender bem pela internet

By 27/07/2011abril 8th, 2022No Comments

Facilitar a experiência de compra dos e-consumidores é o mínimo esperado em um comportamento que deveria ser padrão na internet. Ainda assim, vários sites de comércio eletrônico não se comprometem com os dois principais fundamentos da modalidade de negócios, baseados na usabilidade e na agilidade de resposta.

Os técnicos que dão vida ao e-commerce precisam desenvolver para os leigos, os clientes mais usuais das lojas virtuais, que buscam apenas conforto, comodidade e preços competitivos. Mas nenhum desses diferenciais será realmente atrativo, se ele não conseguir atingir o objetivo de comprar com a mesma rapidez com que deve encontrar os produtos. Os filtros, por categorias, marcas entre outras opções, são o tipo de ferramenta funcional própria para maximizar a pesquisa dos consumidores.

O lugar onde este filtro é colocado é extremamente importante para que ele traga os benefícios propostos na sua elaboração. Por isso, ele deve ficar no topo da página. O motivo é bem simples e redundante: todos iniciam uma leitura pelo começo. Parece simples, mas estudos comprovam a eficácia da tecnologia voltada para facilitação das buscas, que já evoluiu.

Hoje, é possível incrementar o sistema de pesquisa, por exemplo, com o recurso de busca avançada. Ele completa automaticamente os termos pesquisados, como um meio de oferecer mais rapidez ao cliente e respeitar o princípio fundamental da usabilidade, que é a dar ao cliente a melhor experiência, em menos tempo e cliques possíveis. Existe ainda a busca semântica, um sistema inteligente que assimila a escrita à intenção da pesquisa. Se o cliente não souber escrever corretamente o nome do produto, a ferramenta entende a palavra digitada e oferece o resultado.

Desenvolvimento da loja

O tempo de carregamento também é outro aspecto importante. Alguns segundos a mais podem representar vários Reais perdidos no final do mês. A favor deste conceito está a nova linguagem de desenvolvimento, o HTML 5.

Segundo o responsável pelo setor de criação e gerente de marketing da JET e-Commerce, Marcelo F. Silva, o novo HTML traz várias vantagens para a usabilidade e facilidade de navegação. Com ele, não é mais necessário instalar plug-ins para visualizar vídeos, animações ou para escutar músicas, o que torna o site mais leve.

O layout é um parceiro da usabilidade. “No desenvolvimento da loja, é preciso ficar atento a esses cuidados. O design precisa contemplar a usabilidade no momento da criação e nem todos os profissionais estão completamente informados quanto ao conceito e sobre como trabalhar com ele”, afirma Silva. Ele complementa: a usabilidade é a diferença entre ter uma loja e ter uma loja que vende.

Compartilhe