O e-commerce é uma operação complexa, mas que, por princípio, precisa parecer simples para o cliente.
E a simplicidade – e rapidez – depende não só das soluções tecnológicas, como também da inteligência na operação e na gestão do negócio.
A logística é, por isso, ponto importante para aumentar as vendas, rentabilidade e lucratividade do comércio eletrônico.
Logística e frete: é preciso atenção com as estratégias
Logística envolve armazenagem, separação, embalagem, documentos que acompanham a mercadoria e o despacho. E tudo isso acontece nos Centros de Distribuição, os CDs.
Num país como o Brasil, com grandes dificuldades e gargalos, a operação logística ainda ganha outros complicadores, como qualificação da mão de obra, segurança e o conservadorismo das organizações.
Aperfeiçoar a logística do e-commerce garante mais vendas e mais giro. É daí que saem os R$ 200 bilhões de reais transacionados pelo setor em 2024. Segundo as previsões da ABComm, em 2025 este valor deve chegar a R$ 234 bilhões.
Disputando este mercado temos empresas individuais, pequenas e médias, concorrendo com gigantes e até empresas transnacionais.
A entrega, nestas condições, é fator principal para a satisfação do cliente. Na primeira compra, o cliente avalia a assertividade da entrega, se o produto está de acordo com o adquirido, e depois, a agilidade desse processo.
Claro que a satisfação do cliente também depende do layout amigável, estrutura de navegação fluída e políticas de troca/devolução justas, porém, a sua satisfação sempre dependerá da entrega e da experiência que ele tem ao receber seu pedido.
E, sim, o maior desafio ainda é entregar no prazo. Pesquisas indicam que atrasos na entrega continuam sendo uma preocupação significativa para o e-commerce e que muitos consumidores deixam de comprar em razão dos atrasados.
Além de demandar tempo e organização, o gerenciamento de mercadorias envolve a capacidade de prever o fluxo de pedidos e a sazonalidade do mercado.
Sem contar a constante negociação com transportadoras o que, dependendo da atuação da loja, pode afetar a escalabilidade do negócio.
Tendências da área logística
As mudanças foram significativas na área logística nos últimos anos, resultado dos investimentos em tecnologia.
No caso das entregas no mesmo dia, a grande virada aconteceu no período de isolamento social.
Devido à necessidade dos consumidores, as empresas tiveram que intensificar os investimentos em operações logísticas mais robustas e ágeis.
Uma das áreas mais impactadas foi a de gestão de estoques, uma vez que a mudança exigiu, por exemplo, a diversificação dos centros de distribuição.
Outro fator importante para o aprimoramento das atividades nessa frente tem sido a otimização das rotas de entrega, principalmente a partir do uso das aplicações de IA.
Neste caso, o uso de algoritmos avançados e tecnologias de roteirização inteligente agiliza a seleção das rotas mais rápidas e eficientes, levando em consideração fatores como tráfego, condições climáticas e a localização de outros pedidos em uma área próxima.
Olhando para a experiência do consumidor, nos últimos anos assistimos também à evolução dos serviços oferecidos, como:
Entrega com horário agendado
O agendamento de entrega não só aumenta a conveniência para o consumidor como garante mais eficiência no processo logístico.
Muitos e-commerces oferecem essa modalidade – e janelas com faixas de horário – que permitem agendar dia e horários específicos.
Entregas em lugares seguros
Entregar em lugares indicados pelos clientes garante segurança e conveniência. Deixar com o vizinho Y, na empresa Z; complementados pelo registro fotográfico do local onde o pacote foi entregue garantem comodidade.
Pontos de Coleta
Sim, hoje transportadoras e lojas já permitem a retirada de pedidos. Armários (lockers), lojas próprias ou de parceiros. A integração da operação e do estoque online e físico permite fazer maravilhas pelos clientes.
Apps para consumidores
Acompanhando a evolução nessa área, as transportadoras permitem que os clientes acompanhem qualquer informação de seus pedidos por meio de aplicativos. Status, agendamento, solicitação de reversa, avisos em tempo real. O uso deste recurso aumenta visivelmente a satisfação.
Modificações “in flight”
Outra novidade é permitir que o consumidor interfira no seu pedido depois que ele já está com a transportadora – o tal “in flight”. A vantagem é que o cliente se encarrega de fazer a solicitação, sem envolvimento da loja e sem aumento do custo de frete.
Omnichannel, presente!
A omnicanalidade faz parte do dia a dia do consumidor. Assim, redes que têm lojas físicas permitem o uso de todas as formas de interação – comprar online e retirar na loja; comprar online, receber em casa e devolver na loja.
Soluções de logística: tecnologia aplicada à experiência
As empresas de solução de logística – seja para manuseio como entrega, como do processo completo de gestão – ganharam terreno, representando muita inovação no e-commerce.
Atualmente, várias empresas atuam nessa área, diversificando as possibilidades para as lojas virtuais.
A adesão desses serviços simplifica a operação, aumenta a eficiência e ajuda a reduzir custos.
E as plataformas de e-commerce têm desenvolvido recursos para apoiar o e-commerce nessa frente.
O JET Envios é uma solução que facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete.
Isso porque, sem a necessidade de contrato com as transportadoras, a loja pode integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto.
Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores.
Com o JET Envios, os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras.
E há outra facilidade importante e que favorece a alta performance: o consumidor tem acesso a uma página de tracking pública, devidamente personalizada com a marca da loja, para que possa acompanhar todos os status de suas entregas.
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e a automação tem ajudado a reduzir as falhas.
Importante, também, avaliar as soluções possíveis, como as funcionalidades de “prateleira infinita”.
É uma vantagem a loja conseguir ter todos os seus canais integrados. Isso facilita não apenas a gestão (uma vez que os registros são centralizados), como abre a possibilidade de a empresa atender ao cliente de acordo com sua conveniência, independentemente do canal escolhido.
Gostou do artigo? Quer mais dicas para o seu negócio? Confira também este Guia prático para e-commerce: estratégias essenciais para o sucesso da operação.