Cada negócio tem desafios e questões muito próprios para resolver quando a questão é vender. E todas têm um ponto em comum: é preciso sair do lugar comum e buscar inovação no processo de venda. Ficar para trás, neste quesito, significa menos lucro e mais dor de cabeça.
Um jeito de começar é usar a tal experiência do cliente, tão bem cantada em verso e prosa – e tão ignorada no dia-a-dia. Para o cliente – como para a sua empresa – o valor primeiro é sempre economizar. Sempre que você ajudar o seu cliente a economizar, a tendência é aumentar as vendas.
Os seres humanos economizam principalmente seus três ativos mais valiosos: tempo, dinheiro e esforço.
Mais rápido, vende melhor
Passamos nossos dias em busca de economia de tempo. Exemplos simples e rápidos: escolhemos caixas com a fila menor, compramos comida pronta – ou vamos ao restaurante – usamos ferramentas que permitem transitar por caminhos alternativos e evitar o congestionamento. Em nossos computadores e celulares, vários programas nos ajudam a fazer isso – e terminar o trabalho mais rápido.
Clientes querem economizar tempo. Portanto seja claro, direto, transparente e economize, no seu processo, o tempo precioso de seu cliente.
No e-commerce isso significa investir em navegabilidade, usabilidade – alguém já pensou como é para um cego ou pessoa com deficiência motora usar o seu site? Sim, eles também compram. E também numa infraestrutura robusta, que entregue todo o seu projeto com a eficiência que foi desenhado – não importa qual a conexão ou dispositivo do cliente.
Economizar dinheiro, sempre
Não importa o perfil do cliente, todos nós sempre buscamos economizar. O objetivo é um só: comprar mais com um volume fixo de dinheiro. Todo ser humano tende a buscar economia, mesmo quando gasta seu dinheiro com gosto – e no impulso.
Portanto, promoções com descontos tendem a ajudar as suas vendas; brindes também ajudam – de acordo com segmento e categoria, sempre. Você pode pensar em épocas de promoção – alguns e-commerces descobriram que criar ofertas nos fins de semana atrai público tanto para o site como para lojas físicas. Estude seu público, entenda seu cliente e invente novos jeitos de conquistá-lo.
Quanto mais fácil, melhor
Pessoas gostam de evitar esforço. Usamos carros e bicicletas para nos deslocar – e, hoje, compramos sem ir às lojas, em nossos computadores ou celulares, o tempo todo. Para todas as categorias – até para pedir comida em casa já usamos aplicativos de entrega, que garantem variedade de escolha e rapidez na entrega.
Depois de entender os três valores principais, para criar a sua estratégia – que terá que ser testada, como tudo no seu negócio – lembre que cada pessoa tem sua própria combinação de valores. Você terá que entender o seu público para criar novas formas de conquistar a sua fidelidade – e retorno.
Lembre: seu cliente costuma estar pronto, sempre, para interagir e se relacionar com a sua empresa. E a recíproca nem sempre é verdadeira. É preciso criar uma sintonia exatamente durante o processo de compra, de forma a conquistar o que você deseja: a venda – e o sucesso da sua empresa.
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