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Marketing e Campanhas

Uso do Youtube converte mais vendas para lojas virtuais

SEO, descrição de produtos e divulgação da marca são estratégias que ganham força com o emprego de vídeos bem-produzidos.  

Visualizar uma modelo com uma peça de vestuário, por exemplo, é importante para se atestar o caimento da roupa, e o mesmo raciocínio vale para conteúdos que permitem que o cliente confira, in loco, o funcionamento de um eletrodoméstico. 

Para quem compra à distância, esse tipo de demonstração pode ser o estímulo que faltava para o consumidor consolidar a sua decisão. 

Por isso, o sucesso dos vídeos é incontestável e, nos últimos anos, o investimento necessário para a produção é bastante acessível. 

Em termos de plataformas, é importante analisar a relevância do YouTube para as estratégias do e-commerce. 

Os números do YouTube no Brasil 

O YouTube é hoje a maior plataforma digital do Brasil, segundo relatório da Kantar Ibope Media, que indica que o serviço do Google é mais assistido do que qualquer mídia social no país. 

De acordo com o relatório, há mais adultos maiores de 18 anos assistindo à plataforma durante a semana do que vendo cada um dos cinco principais canais de TV do Brasil. 

Entre as vantagens da plataforma, figura, principalmente, a diversidade em termos de formatos. 

Isso porque os conteúdos podem ser acessados via celulares, computadores e, tendência que tem se consolidado, nos aparelhos de televisão.  

A TV conectada (CTV) está na casa de muitos brasileiros: 92% dos aparelhos vendidos no Brasil em 2023 eram desse tipo. 

Segundo a Kantar Ibope Media, o YouTube é o streaming mais consumido nas CTVs, com 57% da participação. 

Veja este dado: 

– mais de 75 milhões de brasileiros assistem ao YouTube de suas TVs conectadas. 

No desenvolvimento das estratégias, é importante considerar outras informações relevantes sobre o comportamento do público. Segundo dados da plataforma: 

– o YouTube é o lugar número 1 da Gen Z;  

– 86% dos espectadores do YouTube no país concordam que a plataforma é o serviço de vídeos que eles mais assistem. 

– os usuários passam horas no trajeto de casa para o trabalho ou para a escola, e o levantamento mostra que 65% acreditam que a plataforma é sua fonte de entretenimento favorita durante o trajeto diário. 

– 85% dos entrevistados no Brasil gostam/adoram como o YouTube oferece vários tipos de conteúdo: vídeos longos, vídeos curtos, transmissões ao vivo, podcasts etc. 

– 69% dos entrevistados no Brasil têm o YouTube como plataforma primária de podcast e/ou videocast. 

– 70% acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo que assistem no YouTube do que em outras plataformas de vídeo. 

– 85% acessam o YouTube já sabendo exatamente o tipo de conteúdo que desejam assistir. 

– 73% dos entrevistados no Brasil concordam que nenhuma outra plataforma oferece a profundidade dos vídeos do YouTube. 

– 80% dos entrevistados no Brasil recorrem ao YouTube para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse. 

– 66% já compraram artigos relacionados ao seu esporte favorito por causa de um vídeo no YouTube. 

– 76% gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas por criadores de conteúdo do YouTube. 

– 74% dos espectadores do YouTube no Brasil concordam que anunciar em vídeos no YouTube os ajuda a decidir o que comprar. 

– 84% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável. 

– 79% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto.

Quais as melhores estratégias para o e-commerce no YouTube 

Para o e-commerce, um dos benefícios é justamente a possibilidade de criar canais próprios, preservando a identidade da loja.  

Com isso, além de ajudar na conversão, a loja tem como mensurar o impacto dos conteúdos produzidos, usando as ferramentas de análise de tráfego do Youtube, em conjunto com as informações disponíveis nos relatórios da loja virtual. 

Fique atento: esse canal, de identidade própria, funciona como uma extensão do e-commerce.  

O consumidor precisa se sentir seguro sempre, não apenas ao acessar o site de vendas, mas também em relação ao produto. 

E esse é o papel dos vídeos, que ajudam a reforçar a conexão do cliente com a marca. 

Neste sentido, é fundamental diversificar os formatos, explorando todas as possibilidades, como: 

– Apresentação do produto, por meio de tutoriais ou vídeos publicitários; 

– Produção de conteúdos vinculados ao segmento de atuação do e-commerce; 

– Divulgação de depoimentos de clientes; 

– Entrevistas com especialistas do setor. 

 O importante, ao investir neste tipo de vídeo, é criar materiais que ajudem a demonstrar a autoridade da loja virtual naquela área. 

Para isso, uma das recomendações é investir na qualidade dos conteúdos. Ainda que se adote uma linguagem informal, é preciso assegurar que o material transmita confiança para o cliente. 

Algumas dicas que podem auxiliar na estratégia para o canal do YouTube: 

– investir na produção, em termos de câmera, iluminação, cenário etc. O foco é ter vídeos com boa definição, foco e que passem uma imagem profissional da marca e não amadora; 

– para garantir a qualidade, escolha um bom local para gravação para ter iluminação e acústica adequadas. 

– com relação ao conteúdo, há dois pontos a serem observados: ter materiais que despertem o interesse do cliente e que sejam apropriados em termos de duração. Pelas características desse tipo de formato, o ideal é trabalhar com vídeos curtos, mas que consigam conectar a marca com o usuário. 

– assim como nos demais materiais produzidos pela empresa, os vídeos no YouTube devem ter boas chamadas no encerramento. Afinal, se a proposta é converter, é fundamental ter um CTA que seja eficiente. 

– o planejamento dos vídeos deve ser tratado como prioritário, até por se tratar de um conteúdo que exige mais atenção no momento da produção. Uma das questões a serem consideradas é a segmentação, priorizando os públicos de maior potencial de compra. 

– o SEO também deve ser bem trabalhado nos vídeos do YouTube, a partir da seleção das palavras-chave mais usadas para as buscas. Elas devem ser empregadas nas descrições e nos títulos. Nesta mesma linha, é importante usar tags, uma vez que assim o material poderá ser encontrado com mais facilidade.  

– outro recurso importante para elevar os resultados é a organização de playlists específicas para cada grupo de vídeos. 

– não deixe de aproveitar, também, a possibilidade de usar links para fazer o direcionamento do cliente para o site da loja, por exemplo. 

– o potencial das demais redes sociais também deve ser aproveitado, a partir do compartilhamento.  

– e, pela eficiência dos vídeos, é recomendado usar os materiais para apoio da equipe de vendas. Eles podem ser enviados via e-mail ou WhatsApp, ajudando o vendedor a aprimorar os seus argumentos de vendas.  

 - por último, não deixe de monitorar os resultados, afinal, é a partir desses dados que a loja vai conseguir fazer os ajustes necessários na estratégia. 

Definidas as premissas que devem orientar os projetos de vídeo, é fundamental considerar que os vídeos podem servir a diferentes propósitos para as marcas e que, portanto, é fundamental que esse tipo de material seja incluído no planejamento estratégico das lojas virtuais. 

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