Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Vantagens e benefícios do e-commerce para as empresas B2B

By 16/08/2021março 9th, 2023No Comments

O mundo está cada vez mais digital, portanto, qualquer empreendedor que deseja se desenvolver no mercado e ter sucesso em seus negócios precisa estar presente também no meio digital.

Para isso, investir num e-commerce é um dos meios eficientes para conseguir vender seus produtos ou serviços na web.

O comércio eletrônico pode trazer diversas vantagens e benefícios para uma empresa e um dos principais é a captação de clientes com alta eficiência.

É sobre isso que vamos tratar neste texto. Fique conosco e acompanhe!

Como o e-commerce pode influenciar no aumento das vendas pela internet?

Antes de falar sobre as vantagens do e-commerce para as empresas B2B, é importante entender como essa ferramenta pode impulsionar suas vendas e, consequentemente, gerar excelentes resultados no faturamento e lucratividade.

E quando se fala em e-commerce, certamente o primeiro questionamento que surge na cabeça de um empreendedor, seja ele gestor de uma empresa B2B ou B2C, é “como vender meus produtos pela internet?”.

A resposta dessa pergunta é planejamento. Para que um processo de vendas, seja ele virtual ou em um ponto físico, traga os resultados esperados é essencial planejar.

Além disso, quando o assunto é planejamento em vendas, estamos relacionando ao planejamento financeiro, logístico e dos produtos e serviços que serão vendidos, mas não apenas isso.

Conhecer o público-alvo também é uma parte importante do processo de vendas de uma empresa, pois conhecendo o público específico, é possível entender melhor o que fazer para atingi-lo da melhor forma.

Logo, o e-commerce B2B pode auxiliar a alcançar diretamente o público que se deseja captar, mas pode surgir um questionamento importante na cabeça do empreendedor: como divulgar minha empresa na internet?

Atualmente, há diversas ferramentas que permitem um serviço de divulgação altamente eficiente e formas de fazer essa divulgação para trazer bons resultados de vendas e atrair mais visitantes para o e-commerce. Veja!

  • Crie um perfil no Google Meu Negócio;
  • Crie um site do seu negócio com conteúdos relevantes;
  • Otimize o conteúdo de seu site para os mecanismos de busca;
  • Elabore bons conteúdos para as redes sociais;
  • Invista no Google Ads;
  • Produza vídeos para o Youtube com conteúdos relacionados ao seu nicho de negócio.

E-commerce: vantagens e benefícios para empresas B2B

Não há como negar que a concorrência está cada vez mais acirrada, logo, as empresas B2B também devem se adequar as tecnologias para atender necessidades do público-alvo. Nesse sentido, investir em comércio eletrônico é fundamental. 

Não só isso, mas esse modelo de negócio oferece muitas vantagens e benefícios. Confira a seguir quais são as vantagens e benefícios do e-commerce para empresas B2B!

Visibilidade

Como citado anteriormente neste post, a concorrência está cada vez mais acirrada. Devido aos avanços tecnológicos, é possível divulgar serviços e produtos nos meios online. Portanto, o e-commerce é uma excelente vantagem para quem deseja potencializar vendas e gerar mais lucratividade.

Por isso, as empresas B2B que apostam nas plataformas de comércio eletrônico, devem buscar novas estratégias de marketing sobre como captar clientes pela internet, pois é fundamental para ter mais visibilidade no mercado e atrair visitantes para o e-commerce constantemente. 

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Portanto, de nada adianta adotar o uso de plataforma de vendas online, sem que haja planejamento e estratégias para captar o público específico.

Outra maneira é o marketplace, que une o e-commerce de diversas empresas em uma única plataforma, é uma excelente forma de uma empresa B2B ganhar visibilidade, bem como influenciar significativamente na potencialização de vendas no e-commerce e faturamento.

Um ótimo exemplo disso é a Amazon, que tem o seu marketplace hospedando as mais diversas empresas de diferentes ramos em um único espaço e promovendo essas organizações de forma eficiente.

Controle e gerenciamento

Por meio das ferramentas disponíveis é possível ter maior controle sobre as vendas e gerenciar todo o processo de perto para entender se tudo está indo como deveria, se é necessário realizar mudanças em algum processo etc.

O segmento B2B certamente possui um alto volume de vendas, embora tenha processos mais complexos, como o maior tempo de decisão de compra. Logo, o e-commerce permite a análise de desempenho de vendas, e até mesmo investir em estratégias como o e-mail marketing, para envios de email em casos de carrinho de compra abandonado, por exemplo.

Outra vantagem e benefícios para as empresas B2B, é acompanhar a evolução de vendas do seu negócio, e com uma boa plataforma de e-commerce é possível ter o melhor controle e gerenciamento do valor e total de pedidos, além do ticket médio.

Aumento nas vendas

Um e-commerce para empresas B2B é fundamental para garantir mais visibilidade, além de oferecer o melhor controle e gerenciamento das vendas. Com isso, é possível potencializar constante o número de vendas ao alcançar o público-alvo, tendo em vista que a cada vantagem de uma plataforma para o segmento B2B, surgem novas oportunidades.

Isso significa que, o comércio eletrônico para as empresas B2B é crucial para aumentar as vendas devido ao fornecimentos de dados preciso e melhor monitoramento, a fim de auxiliar nas decisões assertivas para definir ações estratégicas de marketing e vendas.

Recuperação de clientes

É quase impossível negar que as empresas B2B que estão nos meios digitais conseguem conquistar mais vendas, e que o e-commerce é uma opção ideal para isso acontecer.

Contudo, qualquer negócio está sujeito a perda de clientes, ou seja, ter clientes inativos. Com o e-commerce é possível recuperar os clientes em ações de marketing. 

O e-mail marketing, por exemplo, permite tornar sua loja online B2B mais visível para clientes e potenciais clientes, além de influenciar na recuperação do público inativo.

Investir em mídias pagas, como o Google ads, também é uma solução para captar e recuperar clientes no seu segmento de atuação. Isso permite aumentar suas vendas e, além de tudo, facilitar que o público-alvo encontre a sua marca e tenha facilidade para realizar uma compra!

E então, nosso artigo sobre e-commerce para empresas B2B foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens!

Artigo produzido pelo convidado Marketing para Indústria.

Compartilhe