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Clientes, Experiência e Atendimento

Varejo digital e físico: onde estão as oportunidades de crescimento?

By 03/02/2023abril 6th, 2023No Comments

As relações de consumo têm mudado em uma velocidade bem maior atualmente. Com as inovações tecnológicas aparecendo a todo instante e em todos os segmentos, o varejo não poderia ficar fora desse quadro.

As empresas de sucesso buscam as melhores oportunidades de destaque no mercado. Nesse contexto, é natural que os gestores se questionem:  em que vale mais a pena investir? No varejo digital ou no físico?

Neste artigo você verá uma boa abordagem sobre as vantagens desses dois tipos de varejo, de modo que possa identificar qual é a melhor opção de crescimento para a sua empresa. Confira!

Quais as vantagens do varejo digital?

Canal de vendas de maior crescimento atualmente, o varejo digital acompanha as mudanças de comportamento do consumidor. 

Devido ao avanço da tecnologia, as pessoas estão modificando a forma de pesquisar e de comprar. Isso significa que ter um e-commerce não é apenas uma tendência.

O varejo digital é dinâmico e personalizado, dois pontos atrativos e bem relevantes para que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível. 

Só isso já pode fazer com que ele escolha o e-commerce em detrimento de uma loja física.

Caso ainda precise de outros motivos para entender o crescimento do varejo digital, veja, a seguir, 3 vantagens incríveis dessa modalidade:

  1. Possibilidade de integração dos canais de venda

Todos os canais de venda podem ser integrados num sistema único com a adoção do conceito omnichannel. 

Essa é uma questão importante, porque hoje o consumidor não diferencia o universo virtual do físico, trafegando entre os canais de maneira fluida.

A proposta é explorar as diversas formas de associação entre os canais, focando sempre na melhor experiência do cliente.

Aplicativos móveis devem ter o layout combinado com o site da empresa e com a temática das lojas físicas, por exemplo. 

Isso faz com que o consumidor se sinta mais confortável para satisfazer os próprios desejos e necessidades em qualquer um dos canais, sem encontrar barreiras.

Outro exemplo é que o cliente pode adquirir o produto no e-commerce e buscar o item em uma das suas lojas físicas — ou efetuar nestes estabelecimentos a troca do produto, caso ele não tenha ficado satisfeito.

Essa alternativa possibilita que ele experimente outros modelos de compra e que possa optar pelos canais de vendas mais convenientes para as suas necessidades naquele momento.

Para a loja, significa prestar um atendimento mais eficiente e versátil, garantindo a satisfação do público.

  1. Aumento da segurança

Foi-se aquele tempo em que comprar pela internet era uma atitude duvidosa e insegura. 

O e-commerce de hoje em dia apresenta opções de segurança em elevado grau, tanto para os consumidores quanto para a loja.

Se compararmos o investimento feito na segurança de uma loja física com o exigido em uma loja virtual, teremos um resultado bastante vantajoso para o meio digital.

Afinal, para que o e-commerce esteja protegido, basta a instalação e a manutenção de um servidor seguro, além de softwares de defesa afins.

Na loja física, por sua vez, é preciso investir em sistemas de alarme e monitoramento, câmeras e vigilantes. 

Ou seja, é mais fácil solucionar os problemas de segurança no varejo digital.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, identificamos que os custos fixos e variáveis de uma loja virtual são bem menores.

  1. Diminuição da inadimplência online

O pagamento no varejo digital é feito antes mesmo que o cliente receba seu produto. 

No varejo online também fica mais simples identificar maus pagadores e limitar os riscos para a empresa — basta contar com a ajuda dos históricos e de uma base de dados consistente.

Entre as soluções disponíveis no mercado, figuram hoje diversos fornecedores desse tipo de serviço, responsáveis justamente por realizar a análise de risco da venda.

Para que as facilidades de pagamento para o cliente existam, é necessário oferecer diversos tipos de pagamento — o que é muito conveniente no universo digital. 

Além de aceitar cartões de crédito e de débito, os clientes têm, ainda, facilidades como a do pagamento via Pix ou mesmo do boleto bancário.

Vale lembrar, também, que o pagamento e a compra em uma loja virtual podem ser feitos a qualquer momento, sem limitações de horário.

Quais as vantagens do varejo físico?

O varejo físico pode não ser mais uma tendência em constante expansão, mas ainda faz parte dos hábitos de consumo do país. 

As compras presenciais têm grande importância e funcionam também como complementares ao varejo digital.

Associado ao e-commerce, os negócios podem ser alavancados em conjunto caso a empresa saiba aplicar as estratégias corretas.

Observe 2 vantagens que ainda fortalecem o varejo físico, ainda que estejamos na era digital:

  1. O cliente sai com o produto em mãos

Pode parecer um fator sem importância, mas para quem compra esse tipo de satisfação é fundamental. 

Além do tempo de entrega de um item comprado em uma loja online, existe a taxa correspondente ao valor do frete e os problemas que podem acontecer durante o envio pelos Correios.

Tudo isso poderá pesar na decisão do cliente pela compra presencial. Ainda é preciso levar em conta a diversão proporcionada pelo ato de sair para fazer compras na rua ou em shoppings.

Alguns clientes entendem o momento de entrada na loja e a escolha dos produtos como um lazer e obtêm muita satisfação com o instante pós-compra, quando deixam o estabelecimento com o produto em mãos.

  1. O atendimento pessoal

Alguns consumidores prezam por essa relação de interação humana na hora da compra. 

O atendimento próximo e pessoal faz com que o cliente se sinta mais confortável na loja e mais seguro em relação à empresa. 

Por meio da conversa, suas demandas são expostas e as dúvidas podem ser esclarecidas.

Mesmo sabendo que visitar uma loja física não é garantia de receber aquele tipo de atendimento personalizado e atencioso — e que muitas vezes esse processo é falho por falta de capacitação dos vendedores — muitos clientes ainda prezam por esse tipo de interação.

Assim, para que um atendimento de alto nível aconteça é indispensável investir em treinamento adequado do seu time. 

O importante para a empresa é conhecer muito bem seu segmento para que a sua atuação no mercado seja eficiente.

Tenha em mente a necessidade de manter o foco no cliente, independentemente da opção pelo varejo digital ou físico. É isso que vai definir o sucesso (ou o fracasso) do seu negócio.

E, neste sentido, o que se constata, em termos de modelo para o varejo, é que devem prevalecer os negócios baseados no conceito omnichannel.

Não se trata de considerar o e-commerce como um substituto da loja física. O principal é integrar as operações, até porque a decisão de onde e como as compras serão feitas cabe ao cliente, de acordo com suas “dores” naquele momento.

Refletindo sobre o futuro da atividade, o varejo físico deve manter-se importante, principalmente se for visto como um ponto de experiência para o cliente. 

E o digital tende a continuar crescendo, justamente por materializar a integração entre os diferentes canais – loja física, mobile, WhatsApp, redes sociais etc.

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