O podcast Central do Varejo fez, neste episódio, uma imersão no varejo óptico, apresentando as particularidades de um segmento que tem mantido um ritmo acelerado de crescimento nos últimos anos, na casa dos 5% a 7%. Para se ter ideia, hoje são mais de 70 mil óticas no país.
Para compartilhar as especificidades do setor, o programa recebeu um convidado especial: Marcelo Kitsuda, CEO da Marchon, que é uma das maiores fabricantes de óculos de luxo do mundo.
No Brasil, atualmente 13 marcas fazem parte do portfólio da empresa, entre as quais figuram ícones globais, como Lacoste, Nike, Calvin Klein etc.
Em abril de 2025, a empresa deu um passo importante em sua estratégia no mercado brasileiro, com a licença da Reserva.
“Foi a primeira vez que a companhia autorizou um licenciamento regional e, com isso, temos a primeira marca produzida fora dos Estados Unidos e da Europa em nosso portfólio”, revelou Marcelo.
No decorrer do bate-papo, coordenado por José Fugice e Gustavo Chapchap, o executivo revelou que hoje a empresa tem um foco bem definido: distribuir e apoiar o varejo para que essas operações sejam cada vez mais assertivas em suas estratégias.
Entre as dicas para ter sucesso nessa área, Marcelo citou a necessidade de o varejo ter um “mapa de marcas” para atender diferentes perfis de clientes.
Outro aspecto destacado pelo especialista foi a relevância de a loja definir um método de vendas, fundamental para personalizar a experiência do cliente e direcionar as estratégias que serão empregadas.
Nesses esforços, como enfatizou, as aplicações de IA são grandes aliadas, essenciais para refinar o trabalho com a base de dados dos clientes.
Apesar das novas soluções para o e-commerce, o foco das vendas no segmento óptico ainda está no varejo físico, contudo, Marcelo concorda que o digital deve ser empregado para gerar maior proximidade com o público-alvo das lojas.
Confira aqui a íntegra do episódio, que contou com o patrocínio da JET! E, para conhecer a loja, visite: https://www.marchon.com/
E não deixe de acompanhar as novidades da Central do Varejo.