O marketing é o centro de tudo, sem ele não existe loja, venda, conversão. E ele é só metade da história. Se você não acompanhar os resultados (métricas, ROI, KPI’s, lembram?) de nada adianta colocar caminhões de dinheiro nas suas campanhas.
Já comentamos sobre isso em Webinar, aqui no blog, e nunca custa reforçar: é preciso acompanhar os resultados das suas campanhas. Acompanhe o tutorial.
Vamos supor que você tenha uma campanha para circular em diversos canais. Como rastrear para saber qual foi a mais eficiente? Rastreamento de links é a resposta, os tais parâmetros UTM.
UTM é o acrônimo de Urchin Tracking Modulo, o formato que o Google usa para rastrear as URL’s. Vem lá de 2004, quando o Google comprou a Urchin – que se tornou o Google Analytics.
Parâmetros UTM são informações adicionadas ao final da URL que informam ao sistema informações complementares sobre um link em particular. Um exemplo?
https://jetecommerce.com.br/personas-o-seu-cliente-no-centro-do-marketing/?utm_campaign=destaques_do_blog_da_jet&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Todo o trecho em negrito é um parâmetro UTM para um dos textos aqui do blog divulgados em nossa newsletter. Quando alguém clica neste link, o Analytics mostra que este parâmetro foi usado.
Há cinco tipos de parâmetros UTM usados para rastrear informações, três obrigatórios e dois opcionais. Obrigatórios: origem de campanha (utm_source) usado para descrever a origem do link; mídia de campanha (utm_medium) para descrever qual foi a atividade; nome da campanha (utm_name), que ajuda a descrever a campanha em particular. São opcionais: termo de campanha (utm_term) usado para detectar palavras chave específicas em campanhas do Adwords, por exemplo; conteúdo (utm_content): útil para testes AB.
Você pode construir suas próprias URL’s no Criador de URL’s do Google, que faz tudo automaticamente. Basta colocar o endereço para monitorar e estabelecer os parâmetros:
Quando você clicar em gerar URL, vai ter como resultado sua linha rastreável. Será mais ou menos isso:
www.seusite.com.br/?utm_source=newsletter&utm-medium= email&utm_campaign=2015%20colecao%20verao
Basta copiar e usar em suas peças de marketing para começar a monitorar.
Boas práticas na criação das URL’s
Como os relatórios são gerados para você, dentro do seu painel, não há um jeito errado para fazer as UTM’s.
- Use nomes padronizados para os parâmetros, para garantir a ordem e entendimento ao longo do tempo.
- Os parâmetros ficam visíveis, portanto não escreva coisas que você não deseja que os clientes vejam.
- Use sempre letras minúsculas para os parâmetros.
- Se for usar o link em redes sociais (principalmente Twitter), considere usar um encurtador, como o bit.ly para facilitar.
- Só use parâmetros necessários para a medição.
Analise os relatórios
Para ver as informações das campanhas (que podem levar até 24 horas para começar a aparecer – clique no menu à esquerda do painel, Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas.
No relatório você terá uma lista de todas as campanhas que estão em curso. Em cada uma é possível ver informações sobre tráfego e também informações sobre conversões. Em qualquer fonte de tráfego você verá as métricas mais importantes para você, inclusive vendas, metas, taxa de rejeição, visualizações de página, etc.
Importante lembrar que os relatórios sobre as campanhas só aparecerão caso existam cliques.
Quando usar o acompanhamento
Sim, os parâmetros UTM ajudam a acompanhar diversas iniciativas de marketing. Algumas delas:
- Newsletter
- Banners
- Posts em blogs
- Redes Sociais
- Recomendações sociais