Desenvolvida para empoderar o vendedor e oferecer uma experiência diferenciada de compra para os clientes, a solução Venda via WhatsApp JET é ideal para aumentar as taxas de conversão das lojas virtuais.
Isso porque valoriza os benefícios da venda assistida, possibilitando ao e-commerce unir o melhor dos dois mundos: a facilidade da compra à distância, com o atendimento personalizado encontrado na loja física.
Quais os benefícios da venda via WhatsApp JET?
A ferramenta proporciona inúmeros benefícios, como:
– melhor experiência para o consumidor, que recebe, via WhatsApp, o link de pagamento para finalizar o checkout num ambiente seguro.
– mais autonomia para o time de vendas, que tem acesso a carteira de clientes e pode fazer a gestão do processo com mais agilidade e controle.
– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site.
– aprimoramento da gestão das vendas, porque a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado.
– aumento das vendas e possibilidade de ampliar o ticket médio do e-commerce. Isso porque o vendedor, usando um código específico, pode disponibilizar descontos e fretes grátis para os clientes.
Por que é importante a integração com o WhatsApp?
O comportamento omnichannel do consumidor, que está plenamente consolidado, exige que o e-commerce disponibilize diversos canais para viabilizar o atendimento às suas demandas, incluindo as vendas.
Nesse contexto, é impossível ignorar a importância do acesso via mobile. Atualmente, ele é predominante, o que significa que os sites precisam ser responsivos (adequados a todos os dispositivos) e que a loja virtual precisa estar preparada para fazer o atendimento de forma ágil.
Esse é um dos atributos do WhatsApp, que faz parte do dia a dia dos clientes e não está mais restrito ao uso pessoal.
Quem ainda tem dúvidas sobre a força do aplicativo, vale relembrar os dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Março de 2024: 98% das pessoas deixam o WhatsApp aberto o tempo todo ou o acessam várias vezes ao dia; e 77% se comunicam com marcas por meio do aplicativo.
Ou seja, o consumidor está aberto para se relacionar com as marcas neste ambiente, daí a importância de viabilizarmos essa integração, diretamente no painel da loja.
Como explorar melhor a integração com o WhatsApp?
Ao elaborar as estratégias que serão desenvolvidas pela loja, é fundamental ter em mente que, ao selecionar o WhatsApp, o cliente tem expectativa de ter uma experiência melhor do que a da compra autônoma.
Para deixá-lo satisfeito, então, é importante estruturar esse atendimento, investindo em abordagens mais assertivas, prioritárias para a conversão.
Os estudos nessa área confirmam que hoje o consumidor solicita ajuda ao atendimento por uma série de razões:
– possui dúvida sobre o produto;
– não entendeu alguma informação;
– precisa de auxílio na decisão de compra;
– precisa aumentar o grau de confiança na compra;
– possui dúvida sobre pedido.
Como podemos perceber, são questões simples de serem resolvidas quando a loja oferece o suporte adequado, no momento correto.
Na prática, o que percebemos a partir do uso dessa funcionalidade pelos clientes JET, é que boas experiências são aquelas que conseguem atender ao cliente, da forma que for mais conveniente para ele. Prefere comprar no e-commerce e retirar na loja? Deve ter essa opção.
Experimentou o produto no ponto de venda físico, mas quer comprar pelo app? Enfim, são inúmeras as possibilidades que podem ser adotadas pela marca que atua no conceito omnichannel.
Sob o ponto de vista das empresas, estamos falando, claro, da possibilidade de ampliar as oportunidades de compra, mas existe mais
nessa história.
Ao atuar com uma plataforma de e-commerce omnichannel, que tem funcionalidades para a venda assistida, a marca tem como objetivo fazer uma gestão de vendas mais eficiente. Ou seja, pode explorar as possibilidades de cada canal.
No caso do WhatsApp, o app é uma excelente ferramenta de vendas, e tem também como ajudar o e-commerce nas estratégias de retenção.
Vale o registro de que quanto mais interação, mais aprendizados e, consequentemente, mais condições a empresa terá de proporcionar experiências personalizadas, centradas nas necessidades do cliente.
No final, o uso da funcionalidade Vendas via Whatsapp é fundamental para orientar a empresa para atuar em prol do que gera satisfação para o consumidor, lembrando que cada pessoa tem demandas diferentes.
As operações omnichannel saem na frente nesse quesito. Além de terem condições de captar mais dados, têm como atender o cliente da forma como é mais conveniente para ele.
Mas toda essa vantagem é desperdiçada quando a empresa falha na integração dos canais. Fique atento: o que determina a escolha do canal é o momento da compra, as necessidades naquele instante, e não mais o “tipo” de cliente.
Gostou do artigo? Entendeu os diferenciais da funcionalidade JET para venda via WhatsApp? Quer saber como pode ter isso no seu e-commerce? Entre em contato com um dos nossos especialistas!