Por volta do ano de 2012, tiveram início, no Brasil, as vendas em marketplace, que funcionam como um shopping center virtual e são hoje uma excelente alternativa para os consumidores, por reunir produtos de vários vendedores em um único local.
Para quem tem um e-commerce, trata-se de uma oportunidade para ampliar os canais de vendas, aproveitando-se do fato dessas operações registrarem tráfego elevado, uma vez que reúnem diversas lojas.
No artigo de hoje, mostraremos as principais tendências para vendas em marketplace para que você consiga melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
Automação de serviços financeiros
Uma das principais tendências na área de e-commerce, sem dúvidas, é a automação dos serviços financeiros. Atualmente, o processo de pagamento dos clientes vem sendo simplificado com o emprego de novas soluções tecnológicas.
E a expectativa é de que ele continue evoluindo, abrangendo o máximo de possibilidades, aumentando a segurança dos dados dos seus clientes e, principalmente, agilizando o processo de reconhecimento dos valores pagos.
Uma das vantagens da automação, nesse caso, é que ela não beneficia apenas os clientes, mas também o trabalho dos gestores do e-commerce, que podem — e devem — utilizar essas ferramentas para organizar melhor o seu estoque e, claro, os recursos gerados pelas vendas realizadas.
Para evitar problemas, contudo, é imprescindível que a loja tenha uma plataforma que seja integrada aos marketplaces de forma nativa. A partir daí, todas as informações relacionadas às vendas realizadas nessas operações ficam devidamente registradas no sistema da loja. Isso facilita o monitoramento sobre o desempenho do e-commerce, independentemente do canal empregado para a compra.
Expansão de parceiros
O crescimento das vendas via marketplaces tem sido baseado em diversos aspectos, como aumento nas vendas, maior visibilidade para as marcas e diversificação dos canais de divulgação.
Em outras palavras, isso significa que, para atrair novos parceiros, as empresas precisam continuar investindo nessas frentes para oferecê-las como benefícios. Assim, diversas marcas e produtos escolherão o seu negócio para expor suas soluções.
Da parte do lojista, é importante que ele consiga aproveitar as vantagens dos marketplaces para otimizar as suas estratégias de vendas. O objetivo é que o e-commerce trabalhe para fortalecer a sua marca e, ao mesmo tempo, aproveite essa alternativa para expor os seus produtos ou serviços para uma audiência significativa.
Pense nisso: ao integrar sua loja aos principais marketplaces do país você consegue atrair a atenção de um público que poderia não estar presente na sua loja. Ou seja, trata-se de uma opção importante para aumentar o potencial do seu negócio de gerar mais resultados.
Investimento no atendimento a clientes
A excelência no atendimento ao cliente é uma tendência em todos os ramos, entretanto, nas vendas em marketplace, ele ganha uma importância ainda maior. A empresa que atua nesse ramo deve entender que o atendimento deverá ser personalizado, afinal, os consumidores estão cada dia mais exigentes e cientes do papel ativo que têm no mercado de consumo.
Algumas preferem um contato sucinto, rápido e imediato. Uma solução que resolva determinada questão em poucos minutos e que, de preferência, não exija que ela interaja com várias pessoas.
Outras podem preferir um atendimento diferenciado. Esse tipo de cliente, mesmo que seja por texto, prefere conversar, expor suas dificuldades e pedir ajuda. Geralmente, a conversa pode ser mais longa. Contanto que o problema seja resolvido, esse perfil de cliente certamente sairá satisfeito.
Por fim, a pergunta que fica no ar é “como atender a todos os perfis de clientes?” Simples: oferecendo vários canais para contato. Por exemplo, você pode ter os atendentes pessoais, que realizam os trabalhos por telefone, mensagens e chats, além disso, também pode investir no autoatendimento feito por robôs pré-programados.
O segredo aqui é conhecer bem o seu público e ter a sensibilidade de entender o que ele quer e qual o tipo de atendimento que mais se adéqua a ele, bem como aquele que proporciona o maior resultado em termos de questões solucionadas.
Ao organizar o seu serviço de atendimento, lembre-se de que o comportamento do consumidor é omnichannel. Ou seja, a loja deve oferecer sempre a melhor experiência, independentemente do canal no qual foi efetivado o contato.
A única forma de se fazer isso é trabalhando com uma plataforma de e-commerce desenvolvida para esse novo ambiente. Na prática, isso significa, por exemplo, que o gestor terá como fazer o monitoramento dos contatos e das vendas de forma 100% integrada, incluindo marketplace, website, mobile e redes sociais.
Aumento no número de canais
O aumento no número de canais de venda também é uma tendência entre os marketplaces. Basicamente, isso quer dizer que a sua loja virtual deve estar presente em várias operações desse tipo, para não perder a chance de alcançar os clientes que estão decididos a fazer a compra.
Ao atuar em marketplaces diferentes, além de melhorar a visibilidade dos seus produtos e proporcionar um crescimento nas vendas, a loja consegue ter mais familiaridade com o seu público, aumentando as chances de ampliar o seu volume de clientes.
Tenha em mente que o aumento no número de canais prepara a pessoa para a compra, pois, ao notar a sua solução em diversos locais, inconscientemente, o consumidor guardará a sua marca em sua mente, sentindo mais confiança em relação a ela.
Além disso, é importante estar atento, pois a expectativa é de que, com o crescimento desse mercado, novos empreendedores tentem entrar nele. O resultado disso será um aumento considerável na concorrência entre marketplaces.
O segmento de e-commerce tende a ganhar com esse tipo de movimentação. Os lojistas terão como selecionar os melhores parceiros, avaliando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.
Mais credibilidade para a sua loja
Por fim, temos uma tendência que será o resultado de todas as outras, caso os gestores observem e apliquem cada uma delas: o aumento da confiança por parte dos consumidores.
Isso é uma tendência forte por um motivo: à medida que esse mercado cresce, lamentavelmente, também surgem pessoas que pretendem fazer dele uma forma de ganhar dinheiro fácil.
O problema é que, nesse caso, há quem utilize meios escusos para tocar o seu negócio, prejudicando seus próprios clientes. Portanto, a tendência é que os consumidores busquem cada vez mais a confiança nas lojas em que costumam comprar.
Isso pode ser mais que uma tendência, mas também um desafio, principalmente para aqueles empreendedores que estão iniciando nesse segmento. Portanto, é de extrema importância que você invista na experiência proporcionada ao cliente, não importa o qual empregado para viabilizar o negócio.
Assim, aos poucos, ele sentirá tranquilidade em comprar com você. À medida que o número de clientes que confiam no seu negócio cresce, aumenta também a sua credibilidade perante o mercado como um todo.
Como você pôde perceber, as vendas em marketplace são importantes, em razão do sucesso que essas operações têm alcançado, mas é importante que o foco da sua loja seja direcionado ao atendimento multicanal. Oferecer a melhor experiência para o usuário é o que vai assegurar o sucesso do e-commerce no longo prazo.
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Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.