Skip to main content
Performance

Você viu? Google anunciou na TV Globo

By 17/01/2011abril 8th, 2022No Comments

Dias atrás foi visto um comercial do Google Chrome sendo veiculado na Rede Globo, e ao que tudo indica esse é o primeiro investimento do gigante das buscas na TV brasileira.

O vídeo mostra um botão de download do navegador juntamente com animações que fazem diversas referências a variedade de conteúdos e a velocidade, e ao fim do vídeo ainda podemos ler o texto “Velocidade, segurança, estabilidade, personalização e privacidade. Baixe o novo Google Chrome agora“, com a URL para a página do Chrome na sequencia.

Assista o vídeo aqui.

O mais engraçado no comercial é o fato de em nenhum momento ele explicar de forma clara qual é a função de um navegador. Alias, o vídeo nem sequer diz que o Google Chrome é um navegador. Por mais que para nós que vivenciamos a web todos os dias isso seja muito claro, sabemos que para a massa que assiste a Rede Globo todos os dias a informação sobre o que é um navegador talvez não seja tão clara, e menos ainda a informação do que venha a ser o Google Chrome.

Não estou aqui querendo subestimar a massa de pessoas que se prendem a TV diariamente. Mas fato é que muitas famílias estão cada vez mais comprando computadores baratos e parcelados para poderem se sentir parte desse “novo mundo” que é a internet, sem ao menos saber como salvar um arquivo em uma pasta. Muitas dessas pessoas praticamente associam “computador” com “internet” e nem tem ideia do que é um navegador, e a indústria e o mercado de computadores não se importam muito com isso, pois possuem apenas a visão antiquada de que “se estão comprando, pouco importa que saibam usar”. Essa é a lógica capitalista: criar a necessidade do consumo, e desde que as pessoas saibam clicar naquela letra “E” azul e se sintam incluídas digitalmente de alguma forma, todos ficarão felizes.

Porém para empresas que tiram seu sustento da web, como lojas virtuais e o próprio Google, a evolução da experiência dos usuários com o computador e a intimidade deles com a internet é de extremo interesse, e por isso o meu estranhamento sobre esse comercial pouco esclarecedor. Sei que a própria TV faz diversas referências a Internet em novelas, filmes e séries, e que o nome “Google” já é bem conhecido por boa parte da população. Talvez esse fato por si só já desperte a curiosidade de uma porção de pessoas, e talvez seja apenas esse o objetivo do Google: despertar a curiosidade delas para o seu produto, além de veicular um comercial institucional que ajuda a reforçar sua marca para as pessoas que ainda consomem a mídia tradicional na maior parte do tempo. Talvez o Google nem esteja pagando diretamente por esse comercial, e sim se aproveitando de alguma permuta com a toda poderosa da TV brasileira, já que sabemos que a Globo também faz uso do Adsense. Bom, vai saber.

Mas enfim, prestando a mínima atenção ao comercial, podemos perceber o seu principal objetivo: gravar na cabeça das pessoas a imagem do botão de download no navegador, botão esse que é exibido em praticamente todos os sites de serviços do Google e seus parceiros. É bem provável que a próxima vez que um usuário acessar a web após ter visto o comercial reconheça-o facilmente, assim que o ver em algum site. Ai bastará um clique curioso, uma chamada cativante como “Velocidade, segurança, estabilidade, personalização e privacidade. Baixe o novo Google Chrome agora“, uma instalação que torna facilmente o Chrome o navegador padrão para usuários que não sabem o que é um “navegador padrão”, e voilà: as pessoas passarão a se sentir felizes e digitalmente incluídas através do Google Chrome.

E você, o que acha?

Fonte: Webinsider

Compartilhe