O YouTube começa a testar algumas funções que podem trazer lucros (finalmente) para a plataforma: os anunciantes podem oferecer links para páginas de produto, com descrição e preço, diretamente dos vídeos. A novidade permite não apenas mensagens, mas direcionar o anúncio para o seu público de preferência. O Google batizou a novidade de “True View” – e permite ao usuário ver outros produtos do mesmo anunciante.
Alguns anunciantes já estão testando a novidade, entre eles a Wayfair e a gigante de cosméticos e maquiagem Sephora. A Sephora confirmou que os novos tipos de anúncios geraram três vezes mais retorno que a versão anterior.
Isso não significa que o Google permitirá vendas dentro do YouTube. Os anúncios levarão ao site do vendedor (quase como um AdWords para vídeo). Além disso, a empresa estuda incluir o botão “Compre” na exibição para os smartphones, facilitando a vida dos usuários mobile.
Apesar de ser a plataforma líder entre os vídeos, o YouTube ainda não dá lucros para o Google. Em Abril, a empresa declarou que a plataforma foi responsável pela queda dos preços de anúncios. O modo True View foi sim mais clicado, mas os anunciantes não querem pagar por estes cliques o valor dos anúncios da busca.
O novo formato foi mostrado no encontro “Ad Tech SF”, além de estar em um post: “Seja para ver a avaliação de um produto ou aprender a fazer um suflê, usamos o vídeo em vários momentos do dia para nos ajudar a fazer coisas. Nós chamamos isso de micro instantes – quando nós usamos nossos equipamentos para aprender, tomar uma decisão ou fazer uma compra”, disse o Google.
A forma de cobrança pelos anúncios não mudou: uma taxa por cada vez que um internauta assiste ao vídeo por 30 segundos ou mais, sem pular o vídeo. O Google também não cobrará nada caso o usuário clique no botão comprar e vá para a loja do anunciante.
Via Bidness