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Com os recursos de dados da plataforma JET, Cléa Store direcionou melhor suas estratégias.

A trajetória da Cléa Store teve início em 2013, quando Eloise Frasson Roweder decidiu que iria concretizar um antigo sonho, abrir um e-commerce na área de moda feminina.

JET Case - Cléa Store

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Do Direito para o e-commerce

Formada em Direito, a advogada já tinha alguma vivência na área de varejo, porque havia trabalhado no ramo, mas não tinha naquele momento como fazer aportes de capital no novo negócio.

“Começamos sem investimento e também não tínhamos muito conhecimento sobre o assunto. Sempre me interessei por moda, mas não entendia quase nada sobre e-commerce”, reconhece.

Sem romantizar o empreendedorismo, a fundadora da Cléa observa que os aprendizados foram sendo adquiridos no dia a dia, a partir da prática mesmo. “O problema, quando isso acontece, é que se erra muito, o que dificulta a evolução da operação”, afirma.

As dificuldades enfrentadas, contudo, foram importantes para fortalecer a marca, que hoje está muito bem posicionada e preparada para continuar evoluindo. “Hoje posso dizer que o empreendedorismo depende de trabalho, dedicação, estudo e aprimoramento o tempo todo”, recomenda Eloise.

JET Case - Cléa Store
JET - Case Cléa Store

O que mudou a história da Cléa?

Quando iniciou sua trajetória em 2013 a Cléa não tinha muitos modelos a seguir na área de moda. Como lembra Eloise, o mercado já contava com as grandes redes, mas o público ainda resistia à ideia de comprar roupas e acessórios pela internet.

Ao trabalhar o posicionamento da marca, um dos diferenciais da Cléa Store foi a opção por atuar com uma grande rede de fornecedores. “Hoje temos mais de 50 empresas ativas e pensando a moda de forma diferente. E, para ter sempre o produto adequado, mantemos uma equipe dedicada a fazer a curadoria, escolher as melhores peças”, detalha Eloise. 

E, para fazer esse trabalho da melhor forma possível, a empresária percebeu que precisaria ter uma plataforma de e-commerce que conseguisse entregar todas as informações necessárias para a gestão da loja, além, claro, de oferecer a solução mais adequada para a experiência do cliente.

Em 2020, então, ela fez a migração para a solução da JET. Naquele momento, já entendia melhor o que precisava em termos de solução de vendas, até pela experiência adquirida.

“Tínhamos que conhecer muito bem as nossas clientes, saber o que elas buscavam na nossa loja. Hoje conseguimos traçar este perfil de forma muito precisa”, explica Eloise, salientando que, para a Cléa, o uso dos dados funcionou mesmo como um divisor de águas para o negócio. 

Segundo ela, o fato de ter uma solução que entrega diversos tipos de relatório sobre a loja fez muita diferença, porque ela tem conseguido direcionar suas estratégias. “A JET nos auxiliou muito no crescimento do negócio, porque agora temos uma solução que não limita o nosso trabalho, como acontecia no passado”, detalha. 

Hoje os dados são empregados para identificar como é o comportamento da cliente dentro da loja, sua faixa etária, as campanhas que são mais aderentes ao público, as coleções mais adequadas etc. 

“Antes, navegavamos sem uma direção, fazendo muitos testes, experimentando mesmo”, afirma, revelando que o resultado não demorou a aparecer: nos últimos anos a Cléa tem registrado um crescimento anual de 30% em suas vendas e a previsão é de que esse retorno seja duplicado nos próximos anos.

“Os dados hoje têm um papel fundamental para a nossa operação, porque é a partir deles que conseguimos ter estratégias mais assertivas em todas as áreas”, observa a empresária, enfatizando que as informações não são usadas apenas no marketing, mas para orientar todas as suas iniciativas. 

Como exemplo, ela cita o fato de a marca preparar-se neste momento para a abertura de uma loja física. Ao constatar que 26% de suas vendas acontecem no mercado de São Paulo, ela resolveu que o primeiro investimento será feito na capital paulista. A ideia, com isso, é aprimorar a logística e também oferecer às clientes a oportunidade de se aproximar mais da marca, caso considere isso conveniente.

Como fazer um uso eficiente dos dados!

No dia a dia da operação, a equipe analisa com atenção os dados relacionados à gestão de tráfego e os de conversão.

A partir daí, consegue otimizar as ações realizadas para o seu funil de vendas, uma vez que conhece o comportamento do público.

A análise dessas informações permite que hoje a loja tenha estratégias específicas para carrinho abandonado, faixas etárias específicas, públicos semelhantes etc.

Esse olhar mais atento faz muita diferença para uma operação como a Cléa, que vende para clientes de vários estados, o que exige que a equipe consiga captar as diferenças regionais. 

“Saber como conduzir o marketing é fundamental, porque assim evitamos o desperdício de verba”, pondera Eloise, lembrando que os dados também têm sido empregados para projetar o crescimento da empresa.

“O que posso dizer para quem tem um e-commerce é que o melhor caminho é usar os dados a seu favor. Hoje temos uma solução ideal e conseguimos pensar melhor nas campanhas e nas vendas, avaliando os produtos mais adequados. A Cléa passou a crescer quando começou a usar os dados de forma mais efetiva”, finaliza Eloise.

JET - Case Cléa Store

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