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Tecnologia JET viabiliza venda de aço na internet para o consumidor final

Lançado em abril de 2021, com tecnologia JET, o e-commerce Mais Soluções Usiminas completou seu primeiro ano de atividades, alcançando os objetivos propostos no início da operação: aproximar ainda mais a marca de quem precisa da qualidade do aço Usiminas, mas em frações menores.

Mais de 4.500 pedidos atendidos em um ano

Foram atendidos no primeiro ano de operação mais de 4,5 mil clientes, confirmando o acerto da estratégia de facilitar o acesso aos produtos dessa indústria.

“O projeto foi grandioso e estamos orgulhosos de fazer parte dele”, afirma Gustavo Chapchap, CMO da JET, observando que os resultados são fruto do esforço de todo o time JET.

A plataforma e-commerce destina-se a três perfis de consumidores: aqueles com necessidade de prazos menores aos da usina, os que buscam aço em escala menor de consumo e os que buscam aço em formatos diferentes.

Como expresso no próprio nome do projeto, o Mais Soluções não é apenas uma plataforma de vendas online, porque visa democratizar o acesso aos produtos, criar uma comunidade em torno do aço.

O consumidor final que acessa o endereço hoje já encontra um ambiente propício para a compra, uma vez que a plataforma foi desenvolvida justamente para facilitar o relacionamento com o público, incorporando novas propostas de valor para compras fragmentadas e mais rápidas.

Para a JET, responsável pelo projeto, o sucesso da iniciativa confirma a relevância conquistada pelo e-commerce para a indústria. “Esse segmento ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e a JET está preparada para oferecer as soluções mais adequadas”, afirma Gustavo, observando que, além da venda direta, a adoção do e-commerce gera outras vantagens para a indústria, como a possibilidade de conhecer mais os seus clientes finais.

Como a história começou

O Mais Soluções Usiminas foi desenvolvido pelo time da Soluções Usiminas, contando com a expertise da Agência Life nas questões de performance, marketing, UX e UI.

Empregando a tecnologia JET, o piloto do projeto entrou no ar no segundo semestre de 2020 e passou por uma série de testes e evoluções até o lançamento oficial no dia 24 de março, com um evento online, transmitido ao vivo pela Usiminas em seu canal no Youtube.

Confirmando a importância conferida ao e-commerce pela companhia, participaram do evento de lançamento Sergio Leite, presidente da Usiminas; Miguel Holmes, vice-presidente comercial da Usiminas; e Ascanio Merrighi, diretor-executivo da Soluções Usiminas.

A mediação do evento ficou a cargo de Gustavo Chapchap, CMO da JET.

“A Usiminas está com uma forte frente de inovação e a proposta é conectar de forma omnichannel todas as pontas. Inicialmente é pelo e-commerce, mas no futuro a plataforma auxiliará os clientes na compra do material de aço e a encontrar o fornecedor do serviço para a execução do projeto”, detalhou Gustavo, no lançamento da plataforma.

Um marco na história da Usiminas

“A proposta é que o projeto continue evoluindo, porque nossos planos são ambiciosos”, afirmou Ascanio durante o evento realizado em 27 de abril para comemorar o primeiro ano do projeto.

Segundo ele, o objetivo é expandir a área de atuação e ampliar o portfólio de itens disponibilizados para a compra online.

Além disso, a empresa tem como meta incorporar à plataforma os prestadores de serviço que são os responsáveis por transformar a matéria-prima em produtos que o usuário precisa para pequenos e médios negócios e mesmo em residências.

“O Brasil é um país de empreendedores, então, temos uma capacidade alta nesse sentido. E a nossa plataforma quer ajudar essas pessoas desenvolverem seus negócios próprios, oferecer soluções que mostrem que o universo de aplicação do aço é muito amplo”, argumentou Ascanio.

Ao discorrer sobre a evolução do e-commerce no primeiro ano de atividades, Gustavo Chapchap lembrou que as melhorias têm sido implantadas considerando as avaliações dos clientes finais. “Esse é foco do processo de transformação digital dos negócios. A tecnologia é importante, mas o cliente deve estar no centro do processo”, sintetizou.